ZIL 117 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Zill 117 depois 4104, esteve na II Exposição de Miniaturas do CAVR na Garagem S. Cristóvão de 11 a 17 de Julho de 1988 e na exposição miniaturas Vila Real 1990 acivr Associação Comercial e Industrial de Vila Real.
Modelo real
No final dos anos 60 a Fabrica de Moscovo na URSS construía em pequenas series viaturas de parada reservadas aos membros do Governo em preto ou cinza a cor das versões do desfile do exército. primeiro com o nome Zis Zavod Imeni Staline e depois como ZIL Zis Zavod Imeni I.A. Likatcheva.
Para o lugar do ZIS saiu o Zis “Mocva” em 1956. Mas por razoes políticas foi a ZIL em 1957 e em 1967 a ZIL revela uma neva viatura derivada da 11G a 114. lançada em 1970.
O projeto do ZIL-117 começou em 1968, com o primeiro protótipo a rodar em 1969.
Para projetar o ZIL-117 surge da necessidade do governo dispor de um carro entre o ZIL-114, reservado para as mais altas autoridades estaduais e partidárias) e o GAZ-13 Chaika, para candidatos a membros do Politburo e como carros de apoio em comboios de altos funcionários.
Em 1971, foi apresentada a ultima novidade da ZIL, o117 derivada directamente do Zil 114, ao qual foi retirado um pouco do comprimento, tornando-se de uma Berlina e não uma Limousine.
O carro tinha apenas 5.725 mm de comprimento, em comparação com 6.300 mm do ZIL-114, em uma distância entre eixos de 3.310 mm (em comparação com 3.760 mm para o ZIL-114.
O Zil 117 transportava cinco passageiros, em vez dos sete do ZIL-114.
O ZIL-117 está equipado com o mesmo motor V8 de 6.959 cc também instalado no ZIL-114, com uma potência máxima de saída de 300 hp SAE as 4.400 rpm, e uma taxa de compressão relativamente alta de 9,0:1, sendo a alimentação de combustível por meio de um único carburador de quatro estrangulamentos. O carro usa uma transmissão automática de duas ou três marchas e a direção hidráulica vem como padrão. A fábrica reivindicou uma velocidade máxima entreos190e os 201 km/h..
Entre 1973 e 1979 50 automóveis teriam sido construídos, incluindo o conversível, o ZIL-117V de duas ou quatro portas, para desfiles militares na Praça Vermelha.
![]()
![]()
![]()
![]()
Miniatura
Abre as portas, levanta a mala e o capô para ver o motor.
Os bancos são rebatíveis.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de metal e têm pneus de borracha
Fabricante CCCP
Série
Referencia nº preço
Material – zamac
Material da placa de base – metal
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País - USSR
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Renault 12 - Um olhar sob...
. Saab 96 V4 - Um olhar sob...
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Carros Clássicos - Um olh...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Fiat 850 Coupé 1967 - Um ...
. 192º Encontro de Clássico...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Ford Escort MkII - Um olh...
. Porsche 911S Targa 1967 -...
. Hino PA 62 - Um olhar sob...
. Mercedes-Benz 540k 1936 C...