Yamaha RD 230 CC 1968 RBA - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1370ª – Yamaha RD 230 CC 1968 Phil Read RBA
Yamaha RD 230 CC 1968 Phil Read Campeão do mundo
Modelo real
A FIM para 1970, limita as 125 cc a motores monocilíndricos e as 250 cc a motores bicilíndricos, além de restringir as transmissões a 6 velocidades.
A Honda e a Suzuki abandonam, mas a Yamaha continua em 1968 com os pilotos britânicos Read e Ivy e a V4 refrigerada a líquido RD05A, que havia perdido por pouco o título na temporada anterior.
Phil Read e Bill Ivy a 20 de abril em Nurburgring, na Alemanha Ocidental, venceram depois de fazer a volta mais rápida e não permitiram aos seus rivais nenhuma liderança
Na Espanha e na Ilha de Man, Read e Ivy tiveram uma vitória cada. A Yamaha conseguiu uma sequência de vitórias, Ivy e Read conquistaram uma dobradinha com apenas um décimo de segundo de diferença na Holanda. No GP da Bélgica, Read mostrou uma recuperação excelente saindo do final do pelotão para ultrapassar os pilotos líderes da MZ após parar para trocar as velas de ignição. Houve outra diferença de um décimo de segundo entre Ivy e Read na Alemanha Oriental. A vitória de Ivy na Alemanha Oriental garantiu o título de fabricante mais uma vez para a Yamaha
Os pilotos da Yamaha não terminam na Finlândia e nas nove corridas até aquele momento, Ivy conquistou cinco vitórias, enquanto Read conquistou quatro.
A última corrida a 15 de setembro em Monza, Itália foi realizada apesar da chuva na noite anterior. Read, que não estava em sua melhor forma na qualificação, voltou à disputa para liderar a corrida e vencer com uma vantagem de 1'50 sobre Ivy. Os pontos entre os dois pilotos (pontos efetivos em seis corridas) ficaram empatados após esse resultado. O regulamento da FIM estabeleceu que os tempos de corrida de ambos os pilotos devem ser comparados nesta circunstância. Os dados mostraram que Read teve um tempo total de corrida muito melhor e, por isso, ele foi coroado campeão. Este ano, os pilotos Rodney Gould, Kent Andersson, Barry Smith e Jack Findlay também ganharam pontos na série pilotando máquinas Yamaha.
A Yamaha venceu todas as 10 corridas da temporada e reconquistou o título de fabricante e também o de piloto, conquistado por Phil Read, que se tornou seu terceiro título de campeonato na classe 250cc. Read também conquistou o título da classe 125cc, bicampeonato na temporada.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante IXO, RBA Collectibles,
Série Grandes Motas de Competição
Escala 1/24
Referencia nº 37 preço
Material – metal e plástico
Apresentado em caixa acrílica e expositor plástico.
País – Portugal, feito na China
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Citroen Traction 11 Madri...
. Ford V8 1936 - Um olhar s...
. Honda RC 162 1961 Grandes...
. Bentley EXP Speed 8 2001 ...
. 186º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera RS 19...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Volkswagen Beetle Rio de ...
. Bugatti 57 Atalante 1939 ...
. Aprilia RSV 1999 CC 2002 ...
. Citroen Xsara WRC 2001 - ...
. Renault 5 Maxi Turbo Tour...
. Porsche 924 Turbo 1978 - ...
. Tuk-Tuk-Banguecoque 1980 ...
. Lancia Stratos - Um olhar...
. 186º Encontro de Clássico...
. MV Agusta 500 Quatro cili...
. Citroen ZX Rally Raid 199...
. Tatra 603 – Praga- 1961 -...
. Delahaye 135 Drophead Cou...
. Suzuki GSV-R 2002 Kenny R...
. 185º Encontro de Clássico...
. Audi Quattro Sport E2 WRC...
. Holden FE -1956 - Um olha...
. Ford Focus WRC 2002 C McR...
. Lancia Stratos San Remo 1...
. Porsche 550 RS Spyder 195...
. Franco Durão da Costa Lor...
. Citroen 15 six - Um olhar...
. Fiat 124 Spyder Rally de ...
. Porsche 944 S2 cabriolet ...
. 185º Encontro de Clássico...
. Mercedes - Benz 240 D Táx...
. Yamaha YZR 500 Shinya Nak...
. 1983 Lancia 037 Rally Gro...
. Ford Focus WRC WRC - Um o...
. Porsche Carrera RS - Um o...
. Gaz M21 Volga - Um olhar ...
. 1950 Buick Super Riviera ...