Volvo 66 DL- Um olhar sobre as minhas miniaturas
DAF 66 a Volvo 66
Modelo real
A DAF foi uma marca holandesa criada por Hub van Doorne e em 1928 especializado em veículos pesados.
Em 1958 voltou-se para os automóveis quando a 7 de Fevereiro apresentou o DAF 600 um estudo iniciado em 1955. O motor passa de 6000cc para 746cc em 1962 DAF 750 . mas a principal característica é a transmissão automática Variomatic.
Em 1972 lançou o modelo 66, para suceder ao DAF 55 um pequeno automóvel familiar, com motor de 4 cilindros, cujo desenho saiu das mãos de Giovanni Michelotti.
Variomatic é um sistema de transmissão inovador, criado por Hub van Doorne e é o primeiro CVT comercialmente bem-sucedido, foi utilizado em diversos modelos de automóveis da DAF - bem como em alguns da Volvo, a partir de 1975, após a aquisição da DAF Automóveis.
O que tornava o DAF 66 tão especial era o facto de integrar o sistema de transmissão variável contínua (CVT) conhecido como “Variomatic”. Este serve para transmitir a força do motor às rodas e tem apenas três posições: ponto-morto, marcha para a frente e marcha-atrás.
Consiste em duas correias de transmissão que passam entre dois cones ajustáveis de acordo com a distância entre os cones, as correias passam mais dentro ou mais perto da extremidade dos cones.
Curiosamente, este sistema permite andar tão depressa em marcha-atrás como para a frente. Inclusivamente, num antigo campeonato holandês em que se competia de marcha-atrás, o DAF e o seu Variomatic não davam hipótese aos automóveis de outras marcas e ganhava todas as corridas.
A aquisição da DAF Automóveis pela Volvo ficou concluído em 1975 e por isso o DAF 66 foi o último automóvel a receber o nome da marca holandesa. O modelo que lhe sucedeu foi denominado Volvo 66. Este tinha muitas semelhanças com o seu antecessor DAF, sobretudo a nível de design, mas também algumas alterações feitas pela marca sueca.
O Volvo 66 foi produzido entre 1975 e 1980 tinha tração traseira e, tal como o DAF 66, uma caixa de velocidades automática sob a forma de transmissão variável contínua Variomatic
O Volvo 66 passou também a ter um modo de “estacionamento” no Variomatic, que bloqueava a transmissão.
Miniatura
Abre as portas,.
Interior detalhado
Com suspensão.
As rodas têm pneus de borracha de acordo com as originais.
Fabricante Auto Pilen
Série M
Referencia nº 297 9/76
Material – zamac
Material da placa de base – zamac
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País – Espanha
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Renault Laguna Spyder Con...
. Maserati 300S LM 1955 Per...
. Peugeot 106 XSi - Um olha...
. Renault 4 L - Um olhar so...
. Wolseley Hornet - Um olha...
. Ferrari 375 Plus - Um olh...
. Bugatti Atlantic 57 SC - ...
. Dino Ferrari - Um olhar s...
. Joaquim Coelho da Rocha S...
. Ferrari 750 Monza - Um ol...
. 173º Encontro de Clássico...
. BMW V12 LMR - Um olhar so...
. Ford Sierra RS Cosworth 4...
. Chrysler Town & Country 1...
. Ferrari 166 MM spyder str...
. Mercedes Benz CLK GTR - U...
. Fiat Bravo - Um olhar sob...
. Citroen 2CV /Bimoteur - U...
. Mercedes Benz 220 SE - Um...
. Leonel Moreira Meireles M...
. Opel Omega 3000 24v Evo 5...
. Bugatti EB 110 - Um olhar...
. Renault Dauphine 1093 - U...
. 173º Encontro de Clássico...
. Messerschmitt Tiger - Um ...
. Ferrari 166 MM Coupé 195 ...
. BMW M3 DTM - Um olhar sob...
. Porsche 935 K3 - Um olhar...
. Last Race of Keke Rosberg...
. Mini Cooper S - Um olhar ...
. Morris Cooper S - Um olha...
. 172º Encontro de Clássico...
. Sauber Mercedes C9 - Um o...
. BMW 320 Gr 5 - Um olhar s...
. Karmann Ghia conversível ...
. Ferrari 330P4 Spyder - Um...
. Ford V8 1935 - Um olhar s...
. Chevrolet Impala Daytona ...
. 53° Circuito Internaciona...
. Chevrolet Corvette- Um ol...
. 172º Encontro de Clássico...
. Messerschmitt KR 200 - Um...
. Chevrolet Lumina ou Buick...