Volvo 66 DL- Um olhar sobre as minhas miniaturas
DAF 66 a Volvo 66
Modelo real
A DAF foi uma marca holandesa criada por Hub van Doorne e em 1928 especializado em veículos pesados.
Em 1958 voltou-se para os automóveis quando a 7 de Fevereiro apresentou o DAF 600 um estudo iniciado em 1955. O motor passa de 6000cc para 746cc em 1962 DAF 750 . mas a principal característica é a transmissão automática Variomatic.
Em 1972 lançou o modelo 66, para suceder ao DAF 55 um pequeno automóvel familiar, com motor de 4 cilindros, cujo desenho saiu das mãos de Giovanni Michelotti.
Variomatic é um sistema de transmissão inovador, criado por Hub van Doorne e é o primeiro CVT comercialmente bem-sucedido, foi utilizado em diversos modelos de automóveis da DAF - bem como em alguns da Volvo, a partir de 1975, após a aquisição da DAF Automóveis.
O que tornava o DAF 66 tão especial era o facto de integrar o sistema de transmissão variável contínua (CVT) conhecido como “Variomatic”. Este serve para transmitir a força do motor às rodas e tem apenas três posições: ponto-morto, marcha para a frente e marcha-atrás.
Consiste em duas correias de transmissão que passam entre dois cones ajustáveis de acordo com a distância entre os cones, as correias passam mais dentro ou mais perto da extremidade dos cones.
Curiosamente, este sistema permite andar tão depressa em marcha-atrás como para a frente. Inclusivamente, num antigo campeonato holandês em que se competia de marcha-atrás, o DAF e o seu Variomatic não davam hipótese aos automóveis de outras marcas e ganhava todas as corridas.
A aquisição da DAF Automóveis pela Volvo ficou concluído em 1975 e por isso o DAF 66 foi o último automóvel a receber o nome da marca holandesa. O modelo que lhe sucedeu foi denominado Volvo 66. Este tinha muitas semelhanças com o seu antecessor DAF, sobretudo a nível de design, mas também algumas alterações feitas pela marca sueca.
O Volvo 66 foi produzido entre 1975 e 1980 tinha tração traseira e, tal como o DAF 66, uma caixa de velocidades automática sob a forma de transmissão variável contínua Variomatic
O Volvo 66 passou também a ter um modo de “estacionamento” no Variomatic, que bloqueava a transmissão.
Miniatura
Abre as portas,.
Interior detalhado
Com suspensão.
As rodas têm pneus de borracha de acordo com as originais.
Fabricante Auto Pilen
Série M
Referencia nº 297 9/76
Material – zamac
Material da placa de base – zamac
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País – Espanha
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Mercedes-Benz 500 SL Road...
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Williams FW15B - Um olhar...
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Alfa Romeo TZ - Um olhar ...
. Porsche 911 Carrera RSR 2...
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Peugeot 203 Lyon - Um olh...
. 54º Circuito Internaciona...
. Gatethering supercars 202...
. Yamaha YZR 500cc 2001 Nor...
. BMC Cooper S 1965 Vencedo...
. 187º Encontro de Clássico...
. Seat Cordoba WRC - Um olh...
. Porsche 911 Carrera Cabri...
. Renault AG1 Táxi - Um olh...
. Bugatti T 41 Royale - Um ...
. Honda RVF 750cc 1985 Joey...
. Gatethering supercars 202...
. Aston Martin DBR - Um olh...
. BMW M 3 - Um olhar sobre ...
. 187º Encontro de Clássico...
. Gatethering supercars 202...
. Porsche 911S 2.4 1971- Um...
. Fiat 600 Multipla - Um ol...
. Studebaker Silver Hawk - ...
. Gatethering supercars 202...
. Gatethering supercars 202...
. Toyota Corolla - Um olhar...
. Porsche 911 SC Cabriolet ...
. Gathering supercars 2025 ...
. Porsche 928 GT - Um olhar...
. Honda NS 500 cc 1984 Rand...
. Fiat 131 Abarth - Um olha...
. Citroen Traction 11 Madri...
. Ford V8 1936 - Um olhar s...
. Honda RC 162 1961 Grandes...
. Bentley EXP Speed 8 2001 ...
. 186º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera RS 19...