Volkswagen Beetle Rio de Janeiro 1985 - Um olhar sobre as minhas miniatura
1420ª – Volkswagen Beetle Rio de Janeiro 1985 Táxis do Mundo Planeta De Agostini Altaya
No Rio de Janeiro, como na cidade do México, o Volkswagen Carocha é o táxi por excelência.
Fabricado no Brasil durante décadas, este popular automóvel circula pintado de um amarelo intenso pelas principais artérias da antiga capital brasileira. O número de táxi, 52-23 e a matrícula, XP 1960.
No Brasil é popularmente conhecido co Fusca. Este modelo produzido a partir de 1979 com as luzes traseiras de um novo design, recebeu a alcunha de “Fáfá”.
Modelo real
Um carro simpático, emblemático para os Hippies, teve a sua origem na incumbência que Hitler apresentou ao engenheiro alemão Ferdinand Porsche para um carro acessível a bolsa de qualquer cidadão alemão.
O primeiro lote de Carochas chegou ao Brasil a 17 de Novembro de 1950.
A semelhança do resto do mundo, a recepção foi excelente e entusiasta. O Carrocha, o Fusca, como os brasileiros o apelidaram, era barato, consumia pouco gasolina e tinha uma mecânica muito simples, deixando-se abusar até ao limite da sua resistência.
Os taxistas compraram-no em massa e depressa a sua silhueta patusca encheu as ruas de todas as grandes cidades do pais.
Em 1953 iniciou-se a construção do carocha num armazém nos arredores de S. Paulo. , onde se montavam as peças vindas da Alemanha.
A segunda maior fabrica da Volkswagen a seguir a alemã e a primeira a ser fundada no brasil com o primeiro Volkswagen totalmente brasileiro a sair em 1960.
A 17 de Fevereiro de 1972, o carocha bateu o record do mundo de produção do anterior Ford T com mais de 15 milhões de exemplares vendidos.
Em 1979 remodelaram os faróis traseiros, e esta modificação teve direito a alcunha de o “Fusca Fafá,
O último fusca desta etapa foi produzido a 18 de Agosto de 1986, totalizando mais de 3,3 milhões de exemplares contruídos no Brasil, ou seja, cerca de um sétimo da produção mundial que ultrapassou ligeiramente os 21 milhões de umidades.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante IXO, Planeta de Agostini, Altaya
Série Táxis do mundo
Referencia nº 28 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em base de cartão e envolto em blister transparente para exposição
País – Portugal, feito na China
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Mercedes-Benz 500 SL Road...
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Williams FW15B - Um olhar...
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Alfa Romeo TZ - Um olhar ...
. Porsche 911 Carrera RSR 2...
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Peugeot 203 Lyon - Um olh...
. 54º Circuito Internaciona...
. Gatethering supercars 202...
. Yamaha YZR 500cc 2001 Nor...
. BMC Cooper S 1965 Vencedo...
. 187º Encontro de Clássico...
. Seat Cordoba WRC - Um olh...
. Porsche 911 Carrera Cabri...
. Renault AG1 Táxi - Um olh...
. Bugatti T 41 Royale - Um ...
. Honda RVF 750cc 1985 Joey...
. Gatethering supercars 202...
. Aston Martin DBR - Um olh...
. BMW M 3 - Um olhar sobre ...
. 187º Encontro de Clássico...
. Gatethering supercars 202...
. Porsche 911S 2.4 1971- Um...
. Fiat 600 Multipla - Um ol...
. Studebaker Silver Hawk - ...
. Gatethering supercars 202...
. Gatethering supercars 202...
. Toyota Corolla - Um olhar...
. Porsche 911 SC Cabriolet ...
. Gathering supercars 2025 ...
. Porsche 928 GT - Um olhar...
. Honda NS 500 cc 1984 Rand...
. Fiat 131 Abarth - Um olha...
. Citroen Traction 11 Madri...
. Ford V8 1936 - Um olhar s...
. Honda RC 162 1961 Grandes...
. Bentley EXP Speed 8 2001 ...
. 186º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera RS 19...