Vanwall VW57 F1- Um olhar sobre as minhas miniaturas
1189ª - Vanwall VW57 – 1957 RBA
439ª – Vanwall F1 1958 Modelos 3J
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/vanwall-f1-grande-premio-do-porto-1958-1358708
866ª – Vanwall F1 Brumm
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/vanwall-f-1-um-olhar-sobre-as-minhas-1657709
Grand Prix – Mitos da Fórmula 1
Vanwall VW 57 F1 1958 GP de Italia nº 18 Stirling Moss
Modelo real
Em 1957os britânicos esqueceram os dissabores e as afrontas que os italianos e a alemães s lhes vinham fazendo. A primeira vitoria num Grande Premio desde que Henry Segrave e a Sumbean venceram o GP de Tours em 1923.
Os Vanwall trazem a cor nacional britânica, ou seja, os três são verdes, e no Grande Premio da Grand Bretanha e Europa a colaboração de Moss e Brooks deram a primeira vitoria a marca.
A entrada de ar frontal indicam os carros de 1958 na sua última campanha de Vanwall a tempo inteiro na Fórmula 1 e quase terminou com o campeonato de pilotos. Moss e Brooks marcaram três vitórias cada para a equipa, com Stirling também a vencer a prova de abertura da temporada num Cooper inscrito por Rob Walker, mas também cada um também sofreu com cinco desistências. O extraordinário acto de espírito esportivo foi protagonizado por Stirling Moss para evitar que Mike Hawthorn fosse injustamente excluído de uma corrida também contribuiu para que o piloto da Ferrari se tornasse o primeiro inglês a vencer o campeonato mundial.
A entrada de ar frontal junto do grande flash amarelo no nariz foi visto no Grande Premio de Portugal e agora no Grande Prêmio da Itália em 1958 com o Vanwall nº 28 de Brooks e o nº 26 de Moss.
Pela primeira vez um carro italiano de Grande Prêmio apresenta travões de disco. Com o Ferrari de Hawthorn na primeira fila com três ao lado. Gendebien, von Trips e o Americano Phil Hill.
Hawthorn assume a liderança nos primeiros metros. Numa partida infantil usar demais a embreagem, diminuindo o desempenho do seu carro. Ainda na largada ele não está pronto e se envolve em uma colisão. Imediatamente depois, na entrada de Lesmo, von Trips errou a taravagem e acertou o BRM de Schell. A Ferrari voa pelo ar e o piloto torce o joelho. Numa volta as duas Ferrari ficam fora da disputa, enquanto a eficácia da terceira fica comprometida. Na Parabólica, a Ferrari de Hill sai com uma derrapagem perceptível, mas não consegue acompanhar o ritmo. A liderança é tirada de Moos, pelo próprio Hawortorn e também por Masten Gregory que conduz o último Maserati trazido para a corrida por Fangio, o "picolo".
Tony Brooks, vencedor de SPA e Nurburgring, esta longe, e Hawthorn só pode defender honrosamente o segundo lugar. durante sua explosão inicial. Hill fez a volta mais rápida.
O último GP é Marrocos onde parece que já não tem a entrada de ar frontal..
O Vanwall VW57 de 1958 foi o carro que venceu o primeiro campeonato mundial de construtores de Fórmula 1.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante IXO, RBA Collectibles,
Série Grand Prix – Mitos da Fórmula 1
Referencia nº 6 preço 1595$00
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em base plástica coberta por caixa acrílica transparente
País – Portugal, feito na China
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Porsche 911 SC Cabriolet ...
. Gathering supercars 2025 ...
. Porsche 928 GT - Um olhar...
. Honda NS 500 cc 1984 Rand...
. Fiat 131 Abarth - Um olha...
. Citroen Traction 11 Madri...
. Ford V8 1936 - Um olhar s...
. Honda RC 162 1961 Grandes...
. Bentley EXP Speed 8 2001 ...
. 186º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera RS 19...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Volkswagen Beetle Rio de ...
. Bugatti 57 Atalante 1939 ...
. Aprilia RSV 1999 CC 2002 ...
. Citroen Xsara WRC 2001 - ...
. Renault 5 Maxi Turbo Tour...
. Porsche 924 Turbo 1978 - ...
. Tuk-Tuk-Banguecoque 1980 ...
. Lancia Stratos - Um olhar...
. 186º Encontro de Clássico...
. MV Agusta 500 Quatro cili...
. Citroen ZX Rally Raid 199...
. Tatra 603 – Praga- 1961 -...
. Delahaye 135 Drophead Cou...
. Suzuki GSV-R 2002 Kenny R...
. 185º Encontro de Clássico...
. Audi Quattro Sport E2 WRC...
. Holden FE -1956 - Um olha...
. Ford Focus WRC 2002 C McR...
. Lancia Stratos San Remo 1...
. Porsche 550 RS Spyder 195...
. Franco Durão da Costa Lor...
. Citroen 15 six - Um olhar...
. Fiat 124 Spyder Rally de ...
. Porsche 944 S2 cabriolet ...