Vamos para a Avenida Marginal ver o Rali de Portugal
ou o Rali de Portugal Vinho do Porto na Pista do Circuito Internacional de Vila Real
De 4 a 9 de Março de 1980
3ª prova do FIA World Rally Championship
A 3ª prova do Campeonato de Portugal de Ralis, desenrolou-se ao longo de dois mil e quinhentos quilómetros, para disputarem ao cronómetro quarenta e sete provas especiais de classificação em quase setecentos quilómetros, entre classificativas e ligações,
Entre 1976 e 1980 foi considerado o Melhor Rali do Mundo, uma distinção atribuído pela BPICA (Bureau Permanent International des Constructeurs d´Automobiles).
As notícias da rádio e da televisão não eram nada agradáveis e um pouco confusas sobre os acontecimentos ocorridos na 3º etapa iniciada na Póvoa do Varzim levou os concorrentes por uma longo percurso até Fafe onde W Rohrl o mais rápido, seguido de MarKku Alen, Ari Vatanen e Hannu Mikola: Mas, no final da segunda prova de classificação, realizada na Serra da Cabreira um despiste dos dois Ford Escort RS da equipa de Fábrica tiveram uma saída de estrada no mesmo local quase colocaram o Carro de Ari Vatanen em cima do de Mikola.
Um erro de notas levou provavelmente David Richards e Arne Hertz a serem os protagonistas daquele espetacular acidente,
O Rali de Portugal estava na estrada, todos sabiam, mas, naquela sexta-feira, 7 de Março de 1980, os vila-realenses tinham o Rali de Portugal Vinho do Porto á sua porta, ou melhor, na sua sala de espectáculos preferida, o Circuito de Vila Real
Foi uma tarde chuvosa, mas depois de passarem pela Senhora da Graça, Marão e de atravessarem a cidade, detiveram-se no Circuito Internacional de Vila Real, entre uns alívios e algumas abertas com sol, para admirar os carros, e que máquinas…,mesmo ali ao pé de nós.
Entre as antigas e as novas boxes os automóveis por lá pararam junto das equipas de assistência, onde habilidosos mecânicos verificaram o estado dos veículos e procediam aos seus arranjos entre os inúmeros populares que ali acorreram.
Guy Fréquelin, Jean Todt, Talbot Cars GB Talbot Sunbeam Lotus
Entusiasmados com tão belas e raras máquinas, muitos se esqueceram de os ir ver partir das bancadas do circuito, precisamente às 15 horas, para iniciar na meta, a PEC 28, numa extensão de 6,00 KM, vencida entretanto por Markku Alen/Ilkka Kivimaki, em Fiat 131 Abarth, no tempo de 2m 43s, á média de 132,52 km/h naquela que foi a classificativa mais rápida do rali.
E por cá passaram e assim se classificaram
1º nº2 Markku Alen FI Ilkka Kivimaki FI Fiat 131 Abarth 4
2º nº5 Walter Rohrl DE Christian Geistdorfer DE Fiat 131 Abarth
3º nº16 Guy Frequelin FR Jean Todt FR Talbot SunbeamLotus 2
4º nº6 Ove Andersson SE Henry Liddon GB Toyota Celica 2000 4
5º nº17 Ingvar Carlsson SE Claes Billstram SE Mercedes 450 SLC 5.0 4
6º nº 25 Jorge Recalde AR Hector Moyana AR Ford Escort RS 4
7º nº 4 Bjorn Waldegard SE Hans Thorszelius SE Mercedes 450 SLC 5.0 4
8º nº 36 Raymond Rue MC Pierre Gandolfo MC Ford Escort RS 4
9º nº Pêquêpê -Jonet ou seja Pedro Queiroz Pereira PT Manuel Jonet PT Opel Kadett GT/E 2
10º nº 52 Oliveira Simões - Quina Falcão Ford Escort RS 2000 MKIItyre
11º nº 21 Carlos Torres PT Francisco Pina da Morais PT Ford Escort RS 1
12º nº 24 Maciej Stawowiak PL Ryszard Zyszkowski PL FSO Polonez 2000 4
13º nº 66 António Ferreira da Cunha PT Carlos Resende PT Datsun 1200 2
14º 72 Renardat Michel - Renardat B. Peugeot 504 Coupé V6
15º nº 78 Thérond Roland - Thérond B.Matra Bagheera
16º nº 100 Pedro Barros PT Carlos Cunha Pereira PT Opel Ascona SR 2
17º nº 60 Fernando Simões PT José Alves PT Opel Kadett GT/E 2
18º nº 37 Nunes Américo - Baptista João Porsche 911 S 2.7
19º nº 55 Ortigão Jorge - Bessa Joaquim Datsun 1200
20º nº 71 Rolo Manuel - Barreiros Álvaro Ford Escort RS 2000 MKII
21º nº130 Mendes Pinto - Teixeira Lopes A. Honda Civic SB1 1
Abandonou por acidente
Nº 19 Dawson Andy - Gormley Kevin Datsun Violet 160J
A partir do minuto 4:40 a passagem do Fiat Abarth pelo circuito de Vila Real
Rally Emotions vol.1 1965-1986 (part 2 of 8)
Saber mais:
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Jornal Motor
O Melhor Rallye do Mundo
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