Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2014

Vamos para a Avenida Marginal ver o Rali de Portugal

Vamos para a Avenida Marginal ver o Rali de Portugal

ou o Rali de Portugal Vinho do Porto na Pista do Circuito Internacional de Vila Real

De 4 a 9 de Março de 1980

3ª prova do FIA World Rally Championship

A 3ª prova do Campeonato de Portugal de Ralis, desenrolou-se ao longo de dois mil e quinhentos quilómetros, para disputarem ao cronómetro quarenta e sete provas especiais de classificação em quase setecentos quilómetros, entre classificativas e ligações,

Entre 1976 e 1980 foi considerado o Melhor Rali do Mundo, uma distinção atribuído pela BPICA (Bureau Permanent International des Constructeurs d´Automobiles).

As notícias da rádio e da televisão não eram nada agradáveis e um pouco confusas sobre os acontecimentos ocorridos na 3º etapa iniciada na Póvoa do Varzim levou os concorrentes por uma longo percurso até Fafe onde W Rohrl o mais rápido, seguido de MarKku Alen, Ari Vatanen  e Hannu Mikola: Mas, no final da segunda prova de classificação, realizada na Serra da Cabreira um despiste dos dois Ford Escort RS da equipa de Fábrica tiveram uma saída de estrada no mesmo local quase colocaram o Carro de Ari Vatanen  em cima do de Mikola.

422879_370028606357283_845630889_n.jpgUm erro de notas levou provavelmente David Richards e Arne Hertz a serem os protagonistas daquele espetacular acidente,                               

O Rali de Portugal estava na estrada, todos sabiam, mas, naquela sexta-feira, 7 de Março de 1980, os vila-realenses tinham o Rali de Portugal Vinho do Porto á sua porta, ou melhor, na sua sala de espectáculos preferida, o Circuito de Vila Real   

Foi uma tarde chuvosa, mas depois de passarem pela Senhora da Graça, Marão e de atravessarem a cidade, detiveram-se no Circuito Internacional de Vila Real, entre uns alívios e algumas abertas com sol, para admirar os carros, e que máquinas…,mesmo ali ao pé de nós.

Entre as antigas e as novas boxes os automóveis por lá pararam junto das equipas de assistência, onde habilidosos mecânicos verificaram o estado dos veículos e procediam aos seus arranjos entre os inúmeros populares que ali acorreram. 

Guy Fréquelin, Jean Todt, Talbot Cars GB Talbot Sunbeam Lotus  13335856_249012368792693_1926630320470984594_n.jpg

Entusiasmados com tão belas e raras máquinas, muitos se esqueceram de os ir ver partir das bancadas do circuito, precisamente às 15 horas, para iniciar na meta, a PEC 28, numa extensão de 6,00 KM, vencida entretanto por Markku Alen/Ilkka Kivimaki, em Fiat 131 Abarth, no tempo de 2m 43s, á média de 132,52 km/h naquela que foi a classificativa mais rápida do rali.

 

   E por cá passaram e assim se classificaram 

alen aaaaaaaaa.jpg1º nº2 Markku Alen FI  Ilkka Kivimaki FI Fiat 131 Abarth 4

 2º  nº5 Walter Rohrl DE Christian Geistdorfer DE  Fiat 131 Abarth 

3º nº16 Guy Frequelin FR Jean Todt FR  Talbot SunbeamLotus  2

6  Ove Andersson SE Henry Liddon GB Toyota Celica 2000 4.jpg

4º nº6  Ove Andersson SE Henry Liddon GB Toyota Celica 2000 4

17 Ingvar Carlsson SE Claes Billstram SE  Mercedes 450 SLC 5.0 4.jpg5º  nº17 Ingvar Carlsson SE Claes Billstram SE  Mercedes 450 SLC 5.0 4

25 Jorge Recalde AR  Hector Moyana  AR Ford Escort RS 4.jpg6º nº 25 Jorge Recalde AR  Hector Moyana  AR Ford Escort RS 4

Bjorn Waldegard  SE Hans Thorszelius.jpg7º nº 4 Bjorn Waldegard SE Hans Thorszelius SE Mercedes 450 SLC 5.0 4

36  Raymond Rue   MC  Pierre Gandolfo  MC  Ford Escort RS 4.jpg8º nº 36  Raymond Rue   MC  Pierre Gandolfo  MC  Ford Escort RS 4

aaaa.jpg9º nº Pêquêpê -Jonet ou seja   Pedro Queiroz Pereira  PT  Manuel Jonet  PT  Opel Kadett GT/E 2

 

10º nº 52 Oliveira Simões - Quina Falcão Ford Escort RS 2000 MKIItyre

ac.jpg11º nº 21 Carlos Torres PT Francisco Pina da Morais  PT  Ford Escort RS 1

ae.jpg12º nº 24 Maciej Stawowiak  PL  Ryszard Zyszkowski PL  FSO Polonez 2000  4

af.jpg13º  nº 66   António Ferreira da Cunha  PT   Carlos Resende  PT Datsun 1200 2

 

14º 72 Renardat Michel - Renardat B. Peugeot 504 Coupé V6    

 

aes.jpg15º nº 78 Thérond Roland - Thérond B.Matra Bagheera   

ag.jpg16º nº 100 Pedro Barros PT Carlos Cunha Pereira  PT Opel Ascona SR 2

aaaaa.jpg

17º nº 60   Fernando Simões PT  José Alves PT Opel Kadett GT/E   2

AAAAAA.jpg

18º nº 37 Nunes Américo - Baptista João Porsche 911 S 2.7   

AAAAAAA.jpg

19º nº 55 Ortigão Jorge - Bessa Joaquim Datsun 1200

20º  nº 71 Rolo Manuel - Barreiros Álvaro Ford Escort RS 2000 MKII     

21º nº130 Mendes Pinto - Teixeira Lopes A. Honda Civic SB1 1 

Abandonou por acidente 

Nº 19 Dawson Andy - Gormley Kevin Datsun Violet 160J       

 

A partir do minuto 4:40  a passagem do Fiat Abarth pelo circuito de Vila Real

Rally Emotions vol.1 1965-1986 (part 2 of 8)

 

Saber mais: 

Auto Mundo

Jornal Motor

O Melhor Rallye do Mundo 

 


publicado por dinis às 19:46
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. 1299ª –Ducati 996 R 2001 ...

. Tino Pereira  1944 - 2024

. Mitsubishi Pagero 4X4  - ...

. Porsche 911 Turbo 2000  -...

. 2025 Circuito Internacion...

. Ford Fairlane Havana - Um...

. Peugeot 504 Coupé - Um ol...

. C-Guyot- S. Scarnato- N. ...

. 182º Encontro de Clássico...

. Brabham BMW BT 52 f1 1983...

. Citroen Traction Avant 11...

. Renault 25 - Um olhar sob...

. MV Augusta 500cc 1967 - U...

. Audi Quatro  Rallye San R...

. Volkswagen Táxis do Mundo...

. Fiat 500 - Um olhar sobre...

. 182º Encontro de Clássico...

. Ceia do 1º de Dezembro 20...

. Derbi 125 Twin 1971 Angel...

.  Jaguar C 1951 - Um olhar...

. Austin FX4- Londres 1965 ...

. 181º Encontro de Clássico...

. Triumph Spitfire 1962 - U...

. Honda RSR 125 - Um olhar ...

. Peugeot 206 WRC 2000 - Um...

. Cheker Marathon  - Um olh...

. Alpine Renault Berlinette...

. Yamaha YZR M1Max Biaggi 2...

. Lancia Stratos 1977 Rally...

. Luíz Caramelo 2024 

. 181º Encontro de Clássico...

. Mercedes-Benz 180D Táxi L...

. Peugeot 205 GTI  - Um olh...

. Ducati 998R 2002 Pierfran...

. Audi R8  - Um olhar sobre...

. Porsche 911  - Um olhar s...

. Yamaha TZ 250 1984 Cristi...

.   Schlesser Renault Megan...

. 181º Encontro de Clássico...

. Renault Dauphini - Um olh...

. Gilera 125 2001 Manuel Po...

. Pedro Lamy Chrysler Viper...

. Simca 1000  - Um olhar so...

. Honda NSR 500 1987 Wayne ...

. Circuito Internacional de...

. Porsche 962 Racing 1986 -...

. Renault 4 CV - Um olhar s...

. Honda NSR 500 1999 Alex C...

. Série 100 Anos de Desport...

. Maserati 450S  - Um olhar...

.arquivos

. Dezembro 2024

. Novembro 2024

. Outubro 2024

. Setembro 2024

. Agosto 2024

. Julho 2024

. Junho 2024

. Maio 2024

. Abril 2024

. Março 2024

. Fevereiro 2024

. Janeiro 2024

. Dezembro 2023

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Setembro 2023

. Agosto 2023

. Julho 2023

. Junho 2023

. Maio 2023

. Abril 2023

. Março 2023

. Fevereiro 2023

. Janeiro 2023

. Dezembro 2022

. Novembro 2022

. Outubro 2022

. Setembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Abril 2022

. Março 2022

. Fevereiro 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Setembro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub