Tyrrell P34 1976 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1191ª – Tyrrell P34 1976 RBA
Tyrrell P34 1976 Jody Schecter 1º no GP da Bélgica
Era complicado andar com euros e fazer a equivalência com o escudo.
Com os escudos eram muitas notas, agora, quase as não havia. e … os arredondamentos em cêntimos, eram sempre para cima,
Ficamos com menos dinheiro e ainda nos levavam os cêntimos.
Ken Tyrrell apresentou o primeiro, e até agora único, carro de Fórmula 1 de seis rodas..
Grand Prix – Mitos da Fórmula 1
Modelo real
Nos anos 70 tivemos o Lotus 78, o primeiro com efeito solo e saias laterais, o Brabham BT46B, o “carro ventoinha”, e o Tyrrell P34
Derek Gardner, em conversa conta a Jackie Stewart a ideia de um carro de seis rodas.
“Fiz alguns cálculos e concluí que se eu tivesse um carro com quatro rodas dianteiras pequenas, contidas na largura da carroceria, poderia reduzir a quantidade de sustentação gerada pelas rodas dianteiras normais”, disse Gardner à revista Autosport. “Isso, por sua vez, me permitiria recuar na aerodinâmica dianteira. E, ei, pronto, o número que descobri foi equivalente a 40 cavalos de potência!
Desenhado no final de 1975 com as alterações do regulamento para 1976, a limitação da asa dianteira a 1,5 metros levou Derek Gardner, o projectista da Tyrrell, a imaginar um fórmula em que a via anterior fosse mais estreita, para que os pneus de menor diâmetro conseguissem continuar a ser abrigados por ela,. o P34 ganhou uma frente mais estreita e uns pneus anteriores de diâmetro muito inferior (em jantes de 10” como os primeiros Mini), que o tornou mais aerodinâmico, assegurando um ganho de 10 km/h nas rectas. o facto de usar quatro rodas de menor diâmetro, em vez de apenas duas maiores e mais largas, aumentava a área de contacto da borracha com o asfalto à frente em 40%, o que permitia igualmente travar mais tarde.
O P34 foi conduzido com maior sucesso por Jody Schekter e Patrick Depailler, que se destacaram ao alcançar as duas primeiras posições no Grande Prémio da Suécia de 1976, em Anderstorp, mas depois do campeonato de 1977 e quando os seus adversários já estavam a tentar encontrar a melhor forma de copiar a solução da Tyrrell, a regulamentação foi alterada, de forma a impedir as seis rodas.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante IXO, RBA Collectibles,
Série Grand Prix – Mitos da Fórmula 1
Referencia nº 7 preço 1595$00
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em base plástica coberta por caixa acrílica transparente
País – Portugal, feito na China
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Citroen Traction 11 Madri...
. Ford V8 1936 - Um olhar s...
. Honda RC 162 1961 Grandes...
. Bentley EXP Speed 8 2001 ...
. 186º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera RS 19...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Volkswagen Beetle Rio de ...
. Bugatti 57 Atalante 1939 ...
. Aprilia RSV 1999 CC 2002 ...
. Citroen Xsara WRC 2001 - ...
. Renault 5 Maxi Turbo Tour...
. Porsche 924 Turbo 1978 - ...
. Tuk-Tuk-Banguecoque 1980 ...
. Lancia Stratos - Um olhar...
. 186º Encontro de Clássico...
. MV Agusta 500 Quatro cili...
. Citroen ZX Rally Raid 199...
. Tatra 603 – Praga- 1961 -...
. Delahaye 135 Drophead Cou...
. Suzuki GSV-R 2002 Kenny R...
. 185º Encontro de Clássico...
. Audi Quattro Sport E2 WRC...
. Holden FE -1956 - Um olha...
. Ford Focus WRC 2002 C McR...
. Lancia Stratos San Remo 1...
. Porsche 550 RS Spyder 195...
. Franco Durão da Costa Lor...
. Citroen 15 six - Um olhar...
. Fiat 124 Spyder Rally de ...
. Porsche 944 S2 cabriolet ...
. 185º Encontro de Clássico...
. Mercedes - Benz 240 D Táx...
. Yamaha YZR 500 Shinya Nak...
. 1983 Lancia 037 Rally Gro...
. Ford Focus WRC WRC - Um o...
. Porsche Carrera RS - Um o...