Troféu Abarth 500 Portugal Imola
Dupla vitória de José Pires em Imola, com o titulo a ficar com Manuel Pedro Fernandes
Pódio da segunda corrida do Troféu AC 500 Portugal em Imola
José Carlos Pires foi o grande dominador da quarta jornada do Troféu 500 Assetto Corse Portugal, que teve lugar no circuito italiano de Imola. O piloto de Espinho, foi o mais rápido na qualificação e venceu as duas corridas sem grandes problemas.
Mas motivos para sorrir tem também Manuel Pedro Fernandes que, apesar dos dois terceiros lugares, é já o virtual vencedor absoluto da edição 2015 do Troféu 500 Assetto Corse Portugal.
Arrancando da primeira posição, depois de ser o mais rápido na qualificação, José Carlos Pires instalou-se no comando da primeira corrida, tendo atrás de si Nuno Cardoso, Manuel Fernandes, José Rodrigues e Bernardo Gonzalez. As posições mantiveram-se até à quinta volta, altura em que Cardoso não consegue evitar o toque num concorrente que seguia à sua frente e que fez um pião, e passa para a última posição. Nesta altura, Fernandes passa para segundo, mas Pires mantinha-se na frente e começava a desenhar a vitória. Até final, ainda houve mais alterações, com algumas saídas de pista, como o caso do comandante da classificação geral que, a três voltas do fim, perdeu o segundo lugar para José Rodrigues que aproveitou bem a oportunidade de subir a segundo. José Pires venceu assim a sua segunda corrida do ano, depois de liderar todas as voltas: “Começou bem para mim na qualificação onde consegui fazer várias voltas no mesmo segundo. Estava com muita confiança para a corrida e aqui arranquei bem. Tive algumas complicações com os concorrentes do Troféu 695 Europeu que atrapalharam um pouco, pois eles têm carros mais potentes. O Nuno Cardoso ainda esteve perto, mas depois fui-me embora e fiz o resto da corrida mais tranquila”, disse o vencedor do no final.
Manuel Fernandes já não foi a tempo de tentar recuperar o segundo lugar, tendo ficado atrás de José Rodrigues. Bernardo Gonzalez, foi quarto, com Nuno Cardoso, após o toque que danificou a mecânica do seu carro, a ser quinto classificado.
Para a segunda corrida, José Carlos Pires aplicou a mesma fórmula da primeira. Arrancou bem e cedo começou a ganhar vantagem. Ao longo de toda a corrida dominou os acontecimentos para voltar a ser o primeiro a ver a bandeira de xadrez: “Acho que esta prova foi melhor que a primeira. Disputei a liderança do Troféu 500 Europeu com o vencedor do ano passado. Estive na frente durante mais de metade das voltas. Estava muito rápido mas ele tinha mais carro que eu nas retas”, avançou o piloto, sublinhando: “Em termos nacionais, estive muito bem, numa corrida quase sempre no máximo. Entre os portugueses, cedo me destaquei, e depois tentei o melhor resultado em termos gerais”.
Para o segundo lugar houve um pouco mais de disputa. Manuel Fernandes surpreendeu José Rodrigues no arranque e colocou-se na segunda posição. Ao longo de quatro voltas foram estes os lugares. Rodrigues, contudo, veio a recuperar o lugar intermédio do pódio. Ainda sofreu alguma pressão, mas nas derradeiras voltas conseguiu segurar bem o lugar. Francisco Rodrigues, que fez equipa com Bernardo Gonzalez, foi quarto classificado, enquanto Nuno Cardoso, apenas deu 6 voltas, depois de um toque que lhe danificou o radiador.
Manuel Pedro Fernandes, conseguiu assim, ser já o campeão, não escondendo a sua satisfação: “Naturalmente que sim. Depois de uma corrida apenas em 2014, a ideia era fazer a época este ano. Em princípio era só para fazer Braga e Vila Real, mas como as coisas correram bem, e o projeto para o WTCC em Vila Real não foi possível, decidi apostar nesta competição”, avançou o piloto de Vila Real, que considera: “Não ter sido uma época fácil. Os adversários evoluíram muito e por isso, a minha tarefa foi difícil, provado pelo que aconteceu agora em Imola”, concluiu.
Manuel Pedro Fernandes é o vencedor absoluto do Troféu Abarth500
Foi um fim de semana em cheio em Ímola. Além dos habituais momentos de sofrimento e concentração em busca do objetivo, deu também para outros momentos de convívio, descontração e camaradagem, que perdurarão na memória de todos que acompanharam o Manuel Pedro Fernandes nesta incursão a Itália e que acabou por coroá-lo como Vencedor Absoluto do Troféu Abarth 500 Portugal, 2015.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Ferrari F 40 - Um olhar s...
. FIAT 24-32 HP - Um olhar ...
. Bugatti Atalante Découvra...
. Ferrari 250 Califórnia - ...
. Lamborghini Countach 5000...
. AEC Double Decker RT - Um...
. Abarth 031- Um olhar sobr...
. Bugatti T 59 - Um olhar s...
. Ferrari GTO David Piper -...
. Elizalde Tipo Rainha Vict...
. Daytona cabriolet - Um ol...
. Porsche 944 - Um olhar so...
. Chevrolet Corvette Pace C...
. 168º Encontro de Clássico...
. Dodge Pick Up Sun Club - ...
. Rolls Royce Corniche - Um...
. Itala - Um olhar sobre as...
. Chevrolet Camaro 1983 - U...
. Bugatti Atalante azul - U...
. Porsche Cup - Um olhar so...
. Bugatti Royale - Um olhar...
. Cadillac Coupe de Ville 1...
. Packard Sedan 1935 - Um o...
. Mercedes Benz 190 16 S - ...
. Lotus Eleven streamlined ...
. Airflow - Um olhar sobre ...
. Chevrolet Corvette C4 - U...
. 168º Encontro de Clássico...
. Bentley Continental- Um o...
. Lada Niva - Um olhar sobr...
. Citroen 15 CV 1952 - Um o...
. Mercedes-Benz (Adenauer) ...
. 167º Encontro de Clássico...
. Lande Rover Correios ingl...
. Lada Samara- Um olhar sob...
. Peugeot 605 - Um olhar so...
. Packard Super Eight 1937 ...
. Buick Special 1958 "Sweep...
. YA3 - Um olhar sobre as m...
. Citroen dois cavalos - Um...
. Final da Volta a Portugal...
. Bugatti T 57 Tank - Um ol...
. Bugatti T59 - Um olhar so...
. Bugatti Royale- Um olhar ...
. Bugatti Type 23 - Um olha...
. Ferrari 512 BB- Um olhar ...