Segunda-feira, 3 de Outubro de 2022

Toyota Celica Turbo - Um olhar sobre as minhas miniaturas

Toyota Celica Turbo - Um olhar sobre as minhas miniaturas

673ª – Toyota Célica F Project

Toyota Celica Turbo Rali Safari 1984 Björn Waldegård Hans Thorszelius

Depois de visto no Auto Sport de 19 de Junho 1985 na Rubrica Modelismo e feito o respectivo telefonema chegou via CTT e á cobrança.

Modelo real

Toyota Celica Twin-cam Turbo Ta64 Group B Rally Car

O Toyota Celica foi apresentado em Setembro de 1981 nas versões Hardtop e Liftback e o Turbo em 1982 no Japão apenas para o mercado local.

O Celica Twin Cam Turbo tinha um motor de 1,8 litro com duplo comando no cabeçote e turbocompressor, o bastante para render quase 320 cv na versão de pista e e 178 cv na versão de rua.

Para participar no Campeonato Mundial de Rally os regulamentos do Grupo B exigiam aos fabricantes a produção e venda de 200 unidades de um modelo para obter a homologação o que foi feito em conjunto com a Toyota Team Europe, um plano para construir 200 carros de estrada, 20 versões "evolucionárias" para rally e um novo motor.

A estreia foi no Rally dos 1.000 lagos de 1983 e conduzido por Juha Kankkunen chegou em sexto lugar. A próxima saída, foi vencedor absoluto, pilotado por Björn Waldegård no Rally da Costa do Marfim de 1984.

No meio do intenso pó, decorreu especialmente discorrida no meio de longas rectas o Easte African Safari na 1ª etapa contou com 76 concorrentes.  

Inicialmente liderado pelo Finlandês Mikkola no Audi vê no final da primeira etapa Björn Waldegård no Toyota Célica assumir o comando.

A desistência acontece para Michele Mouton, enquanto Per Ekloud bate na protecção de uma ponte.

A superioridade nórdica aliadas as condições climatéricas e as estradas africanas foram determinantes na classificação.

Na última etapa Altonen no Opel Manta intromete-se e garante o segundo lugar no final. Markku Alen / Kivimaki é 5º no Lancia e o veterano Shekhar Mata em 5º no Nissan

Depois de vencer três Safaris e três Costa do Marfim foi foi devolvido à Toyota Team Europe em Colônia e abandonado no final de 1986 em favor dos carros do Grupo A de menor potência.

Em 2000, um convite de Goodwood levou a equipe a trazer o carro de volta, onde é novamente conduzido por Waldegård.

IMG_20221116_231149.jpg

IMG_20221116_231231.jpg

IMG_20221116_231553.jpg

IMG_20221117_004122.jpg

Miniatura

Interior detalhado

Sem suspensão.

As rodas são de plástico de acordo com as originais.

Fabricante F Project

Série Kit

Referencia nº preço

Material – zamac

Material da placa de base – plástico

A base está cravada à carroçaria

Apresentado em caixa de cartão .

País - Portugal

Anos de fabrico  a

 


publicado por dinis às 18:48
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2023

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Porsche Kremer CK5- Um ol...

. Ford Escort  “Onde está o...

. Sauber SHS C6 - Um olhar ...

. Chevron B36 ROC - Um olha...

. Citroen Visa Grupo B - Um...

. Viscount Downe Aston Mart...

. Ford Mustang GTP  - Um ol...

. O WEC 2023

. Ferrari 250 GT Tour de Fr...

. Porsche 935 K4 Jägermeist...

. Lion Peugeot 1908 - Um ol...

. Talbot Pacific - Um olhar...

. Alfa Romeo Bt 45 C - Um o...

. Austin Healey Spa-Sofia-L...

. Porsche 356 1952 - Um olh...

. Lotus 80 Formula 1 - Um o...

. Renault V- C landaulet 19...

. Auto Union Formula Livre ...

. Alfa Romeo 1900 1950 - Um...

. Alfa Romeo 159 Alfetta - ...

. Ford Mustang - Um olhar s...

. Mercedes Benz W 196 sem c...

. Cadillac V-16 1932 - Um o...

. Unic 1907 Táxi - Um olhar...

. Ferrari 500 F2 de escape ...

. Porsche 924 - Um olhar so...

. March F1 Ovoro - Um olhar...

. Maserati 250F - Um olhar ...

. Bugatti Royale - Um olhar...

. Ford T 1911 lizzie aberto...

. Rolls Royce Phanton II - ...

. Vila Real 30 de Junho a ...

. A paixão pelas corridas, ...

. Lincoln Continental 1941 ...

. Mercedes-Benz SSKL 1931 -...

. Ford Model A Woody - Um o...

. Mercedes-Benz 170v Taxi P...

. Mercedes Benz Super Sport...

. Alfa Romeo 6C 1750 - Um o...

. Alfa Romeo GP 158, primei...

. Bugatti Type 44 1927 - Um...

. Daimler 38HP 1910 décapot...

. Renault NN 1928 Amarelo T...

. Darracq V8 200 hp - Um ol...

. Rally fim do ano 2022-202...

. 160º Encontro de Clássico...

. Rally fim do ano 2022-202...

. A paixão pelas corridas, ...

. 159º Encontro de Clássico...

. Afinal ainda há Menino Je...

.arquivos

. Fevereiro 2023

. Janeiro 2023

. Dezembro 2022

. Novembro 2022

. Outubro 2022

. Setembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Abril 2022

. Março 2022

. Fevereiro 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Setembro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub