Toyota Celica 1600 GT - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Toyota Celica (TA22) GT Grupo 2 24 Hora SPA 1973 Ove Andersson (S)/Freddy Kottulinsky (S)
Um erro detectado pouco tempo depois quando resolvi cortar as fotos das revistas e jornais que já na época ocupavam muito espaço, na casa de Meus Pais, quando ainda não pensava em ir viver para Vila Nova de Cima.
Como a parte traseira estava errada, faltava o aileron traseiro e a pintura da faixa que o ligava aos guarda-lamas traseiro, ficou á espera para ser feito um dos Toyota Calica que correram em Vila Real. José Meireles, ou então Manuel Fernandes que embora não tenha corrido em Vila Real com o Toyota Celica também era um modelo a ter em conta,
Modelo real
A Toyota destacou-se em três grandes corridas internacionais realizadas em Julho de 1973. A primeira foi em Nűrburgring a 4ª prova do Campeonato Europeu de Carros de Turismo realizada na Alemanha Ocidental a 8 de Julho o Toyota Celica 1600 GT pilotado por Andersson e Kottulinsky vencer a 4ª Divisão e ficar em 6º lugar da geral, onde apenas 34 dos 76 participantes terminaram.
Duas semanas depois, na prova de 24 horas realizada no Spa Francorchamps nos dias 21 e 22 na Bélgica, o Toyota Celica 1600 GT voltou a ser pilotado por Ove Andersson e F. Kottulinsky ocupou o 19º lugar na grelha de partida com 4:34.700.
O mau tempo obrigou muitos pilotos a desistirem e apenas 27 dos 60 inscritos completaram a prova e no final o Toyota venceu a Divisão 1 e o 9º da geral
O vencedor foi Quester / Hezemans no BMW 3.0 CSL BMW 2º Mass / Fitzpatrick Ford Capri RS 2600 LW 3º Tricot / Haxhe Opel Commodore B GS/E da Marabout Racing Team
Pouco tempo depois Ove Andersson, foi ao Japao para os 1000 km de Fugi mas a vitoria a geral veio por intermedio de um Toyota Celica LB de K.Misaki & H.Takahashi enquanto o Toyota 1600 GT ficou em 3º e outro Toyota Celica em 4º e pode conversau com executivos da Toyota sobre a expansão de sua pequena empresa de automobilismo para o que logo se tornaria a Toyota Team Europe.
No final do campeonato a Toyota terminou em 7º na classificação de fabricantes com 35 pontos.
Modificação na miniatura
Feito o spoiler dianteiro foi pintado e decorado com os decalques provenientes do Kit, que neste caso trazia dois carros.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de resina de acordo com as originais.
Fabricante Solido
Série Kit 5094
Referencia nº 1094 03-80preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País - França
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Lancia Delta Integrale - ...
. Porsche nº 1 - Um olhar s...
. Fiat 1400 Roma 1955 - Um ...
. Yamaha R7 vencedora do Bo...
. 183º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera cabri...
. Renault Super Goélette SG...
. Honda VTR 1000 SP-1 2000 ...
. Cooper Climax T51 Jack Br...
. 183º Encontro de Clássico...
. Seat 1500 Barcelona 1970 ...
. Ford Mustang 1964 - Um ol...
. Ducati 996 R - Um olhar s...
. Porsche GTI 1998 - Um olh...
. Porsche 911 Turbo 1986 - ...
. Na sua passagem pelo Circ...
. Peugeot 404 Paris - Um ol...
. Citroen Méhari - Um olhar...
. Honda NSR 250 cc 1988 - U...
. 182º Encontro de Clássico...
. Toyota Corolla WRC - Um o...
. Mercedes Banz 170V Berlin...
. O Menino Jesus ou o Pai N...
. Suzuki RGB 500 cc 1981 - ...
. Bugatti 35B - Um olhar so...
. Peugeot 203 - Um olhar so...
. Loris Capirossi Campeão d...
. Circuito Internacional de...
. José Ferreira da Silva - ...
. Mercedes-Benz 220 D 1964 ...
. 182º Encontro de Clássico...
. Chevrolet Corvette 1968 -...
. 1299ª –Ducati 996 R 2001 ...