TIAGO MONTEIRO: “COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO”
Após um ano em branco, devido ao acidente sofrido em setembro de 2017, Tiago Monteiro está de volta ao WTCR Oscaro 2019. Ao volante do seu Honda Civic Type R TCR, apenas deseja uma coisa: regressar ao topo.
Foi há três meses, no lendário circuito de Suzuka, no Japão. No dia 27 de outubro de 2018 mais exatamente … 415 dias depois de um acidente durante uma sessão de testes, que quase lhe custou a vida, Tiago Monteiro retomou o início de uma corrida da taça do mundo de carros de Turismo. “Havia vontade, motivação, mas também o desconhecido. Eu não sabia como isso iria acontecer … Eu não sabia como iria reagir física e psicologicamente “, lembra o piloto de 42 anos. Hoje, o tempo das dúvidas, medos e apreensões acabou. A dois meses do início da temporada 2019 do WTCR Oscaro, Monteiro está pronto. A sua reabilitação e tratamentos médicos foram cumpridos, coloca a sorte do seu lado para estar pronto no dia da estreia: “Sinto-me bem . Neste inverno, trabalhei muito para estar no topo a todos os níveis”. Melhor, chega a assumir que “é como se nada tivesse acontecido a setembro de 2017” antes de acrescentar:
"QUANDO ME PREPARO, QUANDO TREINO, QUANDO FAÇO REUNIÕES, É COMO SE NUNCA TIVESSE SOFRIDO UM ACIDENTE. PARA MIM, ESTÁ ESQUECIDO. "
E ainda bem. Na sua cabeça, as coisas estão muito claras: “Se no meu regresso a Suzuka tivesse tido algum tipo de receio, não estaria de volta“, destaca o ex-piloto de Fórmula 1.
Honda family
Ultrapassado o obstáculo, diz-se “focado na próxima temporada“. Um ano e meio depois de ser travado pelo destino na sua busca pelo título mundial, Monteiro está determinado a voltar ao seu nível anterior. Para isso, não há cinquenta soluções: “tenho que me preparar como em todos os outros anos“, explica. Duas fases de trabalho são, portanto, necessárias: uma parte pessoal para ser desenvolvida física e mentalmente, e depois uma parte coletiva, para “desenvolver o carro com a equipa“.
Além disso, o português vai encontrar uma equipa que ele conhece perfeitamente, já que, pelo oitavo ano consecutivo, estará aos comandos de um Honda. O número 18 do WTCR Oscaro justifica a decisão: “Estudei o mercado e analisei todas as propostas. Tenho uma ligação muito forte com a Honda e não me vejo a continuar sem eles. Isso dá-me muita confiança. “
Embora não se saiba qual a estrutura onde Tiago Monteiro estará inserido, assim como quem será o companheiro de equipa para próxima época, já se conhecem os dois outros pilotos Honda da grelha: o argentino Esteban Guerrieri (terceiro no campeonato no ano passado) e Nestor Girolami. A dupla alinhará no Team Munnich Motorsport: All-Inkl.com Racing.
Na vanguarda
Com este recrutamento ambicioso, a Honda pretende esmagar a concorrência nesta segunda temporada do WTCR. Para levar a cabo a missão, a estrutura japonesa decidiu usar a pré-temporada para desenvolver o Honda Civic Type R TCR. Depois de testes em Itália na semana passada, os pilotos Honda contarão ainda com sete novas sessões de testes em todo o mundo antes do início da competição. Cada com vista a melhorar e ajustar as configurações de corrida. Para Tiago, o objetivo é simples: “Temos que estar o mais próximo possível do nível das equipas da Lynk & Co e da Hyundai, favoritas para esta temporada .”
Num campeonato mais relevante que nunca, Monteiro mantém os pés na terra. Com um total de 31 títulos nacionais e internacionais em jogo, sabe que a luta será terrível. Contudo, não perde o otimismo. Quer “lutar pelo título“, apesar do seu ano em branco. “O meu objetivo é voltar ao nível que tinha na altura do meu acidente (primeiro lugar no ranking WTCC 2017). Se vou conseguir? Não sei. Mas, uma coisa é certa! Tenho a velocidade e a experiência para desempenhar os papéis principais“, frisou.
Temos encontro marcado no próximo dia 5 de abril, no circuito Moulay El Hassan de Marraquexe para a primeira ronda do WTCR Oscaro. Um circuito bem familiar para o piloto português que venceu uma das duas corridas em 2017.
In:
https://www.teamoscaro.com/pt-pt/le-journal/
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Fiat 124 Spyder Rally de ...
. Porsche 944 S2 cabriolet ...
. 185º Encontro de Clássico...
. Mercedes - Benz 240 D Táx...
. Yamaha YZR 500 Shinya Nak...
. 1983 Lancia 037 Rally Gro...
. Ford Focus WRC WRC - Um o...
. Porsche Carrera RS - Um o...
. Gaz M21 Volga - Um olhar ...
. 1950 Buick Super Riviera ...
. Suzuki RG 500cc 1977 - Um...
. Toyota Celica Turbo 4WD W...
. Porsche 911 GT3R - Um olh...
. Toyota BJ Safari Park - U...
. 185º Encontro de Clássico...
. Panhard 24 CT- Um olhar s...
. Ducati 996 R 2001 Grandes...
. Citroen Saxo S1600 D. Sol...
. Porsche 911 Carrera Slant...
. Ford Deluxe Modelo 40 193...
. 184º Encontro de Clássico...
. Yamaha RD 230 CC 1968 RBA...
. Porsche 017 -1970 Vencedo...
. Peugeot 206 WRC M. Campos...
. Porsche 911 Carrera Coupé...
. Toyota Crown - Um olhar s...
. 184º Encontro de Clássico...
. Mercedes Benz 300 SL - Um...
. Honda VTR 1000 - Um olhar...
. Hyundai Accent WRC3- Um o...
. Porsche 911 GT2 tipo 993 ...
. Ford Fordor Sedan 1947 - ...
. Citroen GS Birotor - Um o...
. Derbi 125 GP 1988 - Um ol...
. 184º Encontro de Clássico...
. Bugatti T 57 C 1939 Vence...
. Lancia Super Delta HF Int...
. Porsche Speedster 1988 - ...
. Renault Colorale Tamanras...
. Jeep Willys - Um olhar so...
. Suzuki GSX 750 2001 Pierf...
. 184º Encontro de Clássico...
. Subaru Impreza 2001WRC - ...