TIAGO MONTEIRO: “COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO”
![]()
Após um ano em branco, devido ao acidente sofrido em setembro de 2017, Tiago Monteiro está de volta ao WTCR Oscaro 2019. Ao volante do seu Honda Civic Type R TCR, apenas deseja uma coisa: regressar ao topo.
Foi há três meses, no lendário circuito de Suzuka, no Japão. No dia 27 de outubro de 2018 mais exatamente … 415 dias depois de um acidente durante uma sessão de testes, que quase lhe custou a vida, Tiago Monteiro retomou o início de uma corrida da taça do mundo de carros de Turismo. “Havia vontade, motivação, mas também o desconhecido. Eu não sabia como isso iria acontecer … Eu não sabia como iria reagir física e psicologicamente “, lembra o piloto de 42 anos. Hoje, o tempo das dúvidas, medos e apreensões acabou. A dois meses do início da temporada 2019 do WTCR Oscaro, Monteiro está pronto. A sua reabilitação e tratamentos médicos foram cumpridos, coloca a sorte do seu lado para estar pronto no dia da estreia: “Sinto-me bem . Neste inverno, trabalhei muito para estar no topo a todos os níveis”. Melhor, chega a assumir que “é como se nada tivesse acontecido a setembro de 2017” antes de acrescentar:
"QUANDO ME PREPARO, QUANDO TREINO, QUANDO FAÇO REUNIÕES, É COMO SE NUNCA TIVESSE SOFRIDO UM ACIDENTE. PARA MIM, ESTÁ ESQUECIDO. "
E ainda bem. Na sua cabeça, as coisas estão muito claras: “Se no meu regresso a Suzuka tivesse tido algum tipo de receio, não estaria de volta“, destaca o ex-piloto de Fórmula 1.
Honda family
Ultrapassado o obstáculo, diz-se “focado na próxima temporada“. Um ano e meio depois de ser travado pelo destino na sua busca pelo título mundial, Monteiro está determinado a voltar ao seu nível anterior. Para isso, não há cinquenta soluções: “tenho que me preparar como em todos os outros anos“, explica. Duas fases de trabalho são, portanto, necessárias: uma parte pessoal para ser desenvolvida física e mentalmente, e depois uma parte coletiva, para “desenvolver o carro com a equipa“.
Além disso, o português vai encontrar uma equipa que ele conhece perfeitamente, já que, pelo oitavo ano consecutivo, estará aos comandos de um Honda. O número 18 do WTCR Oscaro justifica a decisão: “Estudei o mercado e analisei todas as propostas. Tenho uma ligação muito forte com a Honda e não me vejo a continuar sem eles. Isso dá-me muita confiança. “
Embora não se saiba qual a estrutura onde Tiago Monteiro estará inserido, assim como quem será o companheiro de equipa para próxima época, já se conhecem os dois outros pilotos Honda da grelha: o argentino Esteban Guerrieri (terceiro no campeonato no ano passado) e Nestor Girolami. A dupla alinhará no Team Munnich Motorsport: All-Inkl.com Racing.
Na vanguarda
Com este recrutamento ambicioso, a Honda pretende esmagar a concorrência nesta segunda temporada do WTCR. Para levar a cabo a missão, a estrutura japonesa decidiu usar a pré-temporada para desenvolver o Honda Civic Type R TCR. Depois de testes em Itália na semana passada, os pilotos Honda contarão ainda com sete novas sessões de testes em todo o mundo antes do início da competição. Cada com vista a melhorar e ajustar as configurações de corrida. Para Tiago, o objetivo é simples: “Temos que estar o mais próximo possível do nível das equipas da Lynk & Co e da Hyundai, favoritas para esta temporada .”
Num campeonato mais relevante que nunca, Monteiro mantém os pés na terra. Com um total de 31 títulos nacionais e internacionais em jogo, sabe que a luta será terrível. Contudo, não perde o otimismo. Quer “lutar pelo título“, apesar do seu ano em branco. “O meu objetivo é voltar ao nível que tinha na altura do meu acidente (primeiro lugar no ranking WTCC 2017). Se vou conseguir? Não sei. Mas, uma coisa é certa! Tenho a velocidade e a experiência para desempenhar os papéis principais“, frisou.
Temos encontro marcado no próximo dia 5 de abril, no circuito Moulay El Hassan de Marraquexe para a primeira ronda do WTCR Oscaro. Um circuito bem familiar para o piloto português que venceu uma das duas corridas em 2017.
In:
https://www.teamoscaro.com/pt-pt/le-journal/
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Porsche 904 Carrera - Um ...
. Porsche 550/4 Le Mans 195...
. 193º Encontro de Clássico...
. Maybach V12 DS8 1930 Carr...
. Renault 12 - Um olhar sob...
. Saab 96 V4 - Um olhar sob...
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Carros Clássicos - Um olh...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Fiat 850 Coupé 1967 - Um ...
. 192º Encontro de Clássico...
. Auto Clássico 2025 Sábado...