Suzuki RG 500cc 1977 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1382ª – Suzuki RG 500cc 1977 Barry Sheene RBA
Suzuki RG 500cc 1977 Barry Sheene
1977 Barry Sheene com Suzuki RG 500 XR14 ganhou o segundo título mundial.
O Campeonato Mundial de 500 Milhas de 1977 começou com várias notícias importantes: pela primeira vez, a classificação final seria elaborada levando em consideração todos os resultados; motos de quatro tempos não correriam mais; e, mais importante, não haveria corridas Isle of Man TT, que seriam substituídas pelo GP Britânico em Silverstone..
Modelo real
O acidente em Daytona em março de 1975 não abalou Sheene e no final de junho de 1975, ele derrotou Giacomo Agostini na Yamaha depois de recorreram ao foto finish em Assen. Sheene venceu novamente na Suécia. Agostini venceu o campeonato de 1975, numa Suzuki agora confiável e um Sheene em forma para 76.
A Suzuki fechou a equipe de fábrica e vendeu réplicas ao vencedor de Assen e os executivos da Suzuki GB a financiaram uma equipe de GP com novo visual.
Sheene ganhou outro ás quando a Suzuki construiu três XR14s com dimensões de curso e furo de 54 por 54 mm, em comparação com os números de 56 x 50,6 mm. Essas máquinas tinham mais potência de médio alcance e eram exclusivamente de Sheene com as quais venceu cinco GPs, enquanto os companheiros de equipe John Williams e John Newbold conquistaram uma vitória cada, e Pat Hennen venceu na Finlândia na produção RG500.
Em 1977, os pilotos de fábrica Sheene, Hennen e Steve Parrish tinham todos os motores 54 x 54. A potência declarada era de 119 cv a 10.800 rpm, o peso era de cerca de 135 kg e a velocidade máxima de impressionantes 296 km/h.
Sheene conquistou seis vitórias e Hennen uma. Findlay venceu o GP da Áustria afetado pelo boicote e Wil Hartog foi o herói da cidade natal de Assen.
O Motor da RG 500 tinha um bloco em liga de magnésio, quatro cilindros , dois atrás de dois, acionados por cambotas independentes que actuavam através de duas rodas de coroa dentadas na extremidade de cada par. A maior novidade era o revestimento Nikasil , mantendo uma distribuição de quatro transferes. Embraiagem multidisco a seco e os carburadores Mikuni elaborados em magnésio, o mesmo material que foi usado para a produção do carter. Era uma boa maneira de poupar peso e ficar nos 140Kg.
Estes quatro cilindros de 125cc permitiam atingir uma velocidade maxima de 290 quilómetros por hora. Três poderosos discos , dois a frente e um atrás garantem uma excelente travagem .
Emquanto Sheene e Lansivouri tinham ao seu dispor uma caixa de seis velocidades, as unidades que foram laçadas no mercado estavam equipadas com uma caixa de sete velocidades.
Em contrapartida o chassis era o mesmo com uns pequenos retoques e foi produzido com o melhor aço cromado a molibdeno, ao passo que os amortecedores vinham do japão.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante IXO, RBA Collectibles,
Série Grandes Motas de Competição
Escala 1/24
Referencia nº 39 preço
Material – metal e plástico
Apresentado em caixa acrílica e expositor plástico.
País – Portugal, feito na China
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Citroen Traction 11 Madri...
. Ford V8 1936 - Um olhar s...
. Honda RC 162 1961 Grandes...
. Bentley EXP Speed 8 2001 ...
. 186º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera RS 19...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Volkswagen Beetle Rio de ...
. Bugatti 57 Atalante 1939 ...
. Aprilia RSV 1999 CC 2002 ...
. Citroen Xsara WRC 2001 - ...
. Renault 5 Maxi Turbo Tour...
. Porsche 924 Turbo 1978 - ...
. Tuk-Tuk-Banguecoque 1980 ...
. Lancia Stratos - Um olhar...
. 186º Encontro de Clássico...
. MV Agusta 500 Quatro cili...
. Citroen ZX Rally Raid 199...
. Tatra 603 – Praga- 1961 -...
. Delahaye 135 Drophead Cou...
. Suzuki GSV-R 2002 Kenny R...
. 185º Encontro de Clássico...
. Audi Quattro Sport E2 WRC...
. Holden FE -1956 - Um olha...
. Ford Focus WRC 2002 C McR...
. Lancia Stratos San Remo 1...
. Porsche 550 RS Spyder 195...
. Franco Durão da Costa Lor...
. Citroen 15 six - Um olhar...
. Fiat 124 Spyder Rally de ...
. Porsche 944 S2 cabriolet ...
. 185º Encontro de Clássico...
. Mercedes - Benz 240 D Táx...
. Yamaha YZR 500 Shinya Nak...
. 1983 Lancia 037 Rally Gro...
. Ford Focus WRC WRC - Um o...
. Porsche Carrera RS - Um o...
. Gaz M21 Volga - Um olhar ...
. 1950 Buick Super Riviera ...