Simca Chambord e Beaulieu - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1474ª – Simca Chambord e Beaulieu 1958 - Carros inesquecíveis Salvat Les Jouets Solido
Simca Chambord e Beaulieu Elegancia â Francesa
Modelo real
A indústria francesa foi apanhada de surpresa quando em 1954 Théodore Pigozzi, o presidente da marca Simca anunciou a compra das infraestruturas da Ford em França e com elas a moderníssima fábrica de Poissy. Assim entre 1955 e 57 , a marca francesa incorporou a Gama Vedette, formada por umas berlinas aparatosas de linhas muito originais. Os Vedette provinha do departamento de design anterior e estavam equipados com o famoso motor Ford V8 de válvulas laterais, de 1932.
A primeira geração Vedette, com uma carroceria de sedã de quatro portas de estilo "americano", muito parecido com os Ford ou Vauxhall britânicos. movido por um motor V8 de válvula lateral de 2351 cc incomumente pequeno chamado Aquilon ("vento do norte") na França, derivado da família de motores Flathead da Ford, cuja cilindrada posicionou o carro na classe de imposto francesa "13 CV".
Em 1957 a sociedade Simca foi dividida em três departamentos. A divisão Aronde, o novo departamento Ariane, por último o Vedette representava o sector mais de luxo da gama.
Para o Salão de Paris de 1957, a divisão Vedette da Simca apresentou os novos modelos Chambord, Beaulieu, Presidence e o breack Marly. Os últimos automóveis construídos em frança com motorV8. a nova geração Vedette, reflete a política americana de Henri Pigozzi de renovar rapidamente os modelos com sucessivas atualizações. Determinaram uma carroceria nova e alongada, com uma parte frontal mais ornamentada e grandes rabos de peixe traseiros, tornando os carros ainda mais americanos do que antes
.A renovação da geração de 1958 dos Vedettes ficou a cargo do estilista italiano Luigi Rapi, notavelmente o designer do ilustre Isotta-Fraschini Monterosa. Embora o Chambord pareça ser um dos carros americanos substitutos europeus de maior sucesso, junto com o Ford Zodiac Mk III, suas barbatanas triunfantes conferem à traseira do carro uma aparência imponente. De modo geral, o Chambord parece atarracado, com um perfil bastante pesado, apesar da carroceria ser 23 centímetros mais longa que a do Versailles. Uma falha que revela a dificuldade de adaptar as excentricidades do estilo barroco americano às proporções de um carro europeu.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido Salvat
Série Carros inesquecíveis Salvat - Les Jouets Solido
Referencia nº 52 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em Blister plástico transparente
País – França
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