Renault Twingo - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1104ª – Renault Twingo Decouvrable Rouge Corale Vitesse
Renault Twingo Decouvrable 1994
O citadino ágil com design refinado era o carro da juventude.
Modelo real
Projetado durante a direção de Patrick Le Quément, designer-chefe da Renault, o carro derivou de um conceito desenvolvido através do projeto W60 quando Gaston Juchet era o designer-chefe da Renault onde estava previsto uma carrinha ou monovolume.
O design de Jean-Pierre Ploué mostrava uma dianteira com faróis circulares semelhantes a olhos e uma grade que parecia sorrir, e Le Quément escolheu-o para desenvolver a versão de produção. O equipamento interior foi montado numa consola central para liberar espaço. A Renault participou do projeto do carro 'Mono-Box' ECO 2000 de 1981 a 1984, juntamente com a PSA Peugeot Citroën e o governo francês.
A primeira geração do Twingo, um simpático carro com duas portas, motor dianteiro estreou no Salão Automóvel de Paris em 5 de outubro de 1992, a partir de abril de 1993. chegou ao mercado em versão única e quatro cores, vermelho coral, amarelo indiano, verde coentro e azul ultramarino.
O painel de instrumentos eletrônico montado centralmente do Twingo I tinha velocímetro, medidor de combustível, relógio, hodômetro e registrador de viagem controlados por um botão localizado na haste.
A versão inicial possuía apenas como opcional Ar Condicionado e o Teto Panorâmico, estando disponível em várias cores claras e alegres. Os seus bancos traseiros rebatiam e deitavam, o que juntamente com os da frente, tornavam-no numa cama ou talvez num furgão.
O seu motor era de 1237 c.c. 4 cil. e 55cv. a boa receptividade do público e a necessidade de criar um Twingo à medida de cada um trouxeram vários pacotes de equipamento conhecidos como Pack.
Várias foram as séries limitadas com interiores e estofos relativos a cada série, Zoom, Spring, Kenzo, Alizé etc. e normalmente equipados com o Pack, tendo algumas séries incluído airbag e ar condicionado (Kenzo).
Outra revolução do Renault Twingo foi a versão Easy em que a caixa de quatro velocidades era manual, mas com embreagem pilotada que dispensa o pedal de embreagem, é uma boa opção para quem necessita de um carro só com 2 pedais mas não quer uma caixa automática.
O teto solar de lona era um dos poucos opcionais: novas cores foram oferecidas em 1994, mesmo período em que ele recebeu acionamento elétrico para vidros, travas e espelhos.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Vitesse
Série La colection
Referencia nº 035B preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – Portugal
Anos de fabrico a
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