Renault R8 Godini Um olhar sobre as minhas miniaturas
Renault R8 Godini José carpinteiro Albino 1º Rallye Internacional TAP 1967
Em frente á Toca da Raposa um carro azul chamava a nossa atenção á saída do Liceu.
No Circuito de Vila Real foram vários e como havia uma esperança de um de alguém fazer os decalque para Vila Real optei pelo do TAP.
Modelo real
O rali já se realizava há alguns anos quando o presidente da Tap anunciou um rali a niveal internacional.
Para isso César Torres organiza uma prova em que a concepção fosse um misto entre o Coupe des Alpes e uma imagem á semelhança do Rali de Monte Carlo, com partidas de várias cidades europeias, que convergiriam para um ponto de concentração, San Sebastien. Para o percurso comum num traçado bastante duro para mecânicas e pilotos, foi a forma encontrada pela organização atrair os melhores pilotos nacionais e estrangeiros e os grandes construtores.
Entre 5 a 8 de Outubro de 1967, o Rallye Internacional TAP, estava na estrada o primeiro rali em Portugal com os resultados a serem processados por computador.
O Renault 8 Gordini de Carpinteiro Albino e Silva Pereira fez história em 1967 ao vencer a primeira edição do Rali de Portugal, uma prova em que à entrada para a última etapa, disputada nas estradas de Sintra, o francês Jean-Pierre Nicolas também em Renault surgia destacado no comando.
No final uma batedela e os problemas na caixa de velocidades fez com que José Carpinteiro Albino e Silva Pereira, tomassem a dianteira.
O pai de Nicolas disse-lhe “Vai devagar porque já ganhaste”.
Numa época em que se passeava de dia … para se acelerar á noite, e o primeiro lugar quase dava para pagar o carro.
A primeira vitória era portuguesa! Nas palavras de Carpinteiro Albino, ‘”a dureza da prova era inimaginável, tanto para os condutores como para os automóveis”.
Modificação na miniatura
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de resina de acordo com as originais.
Fabricante Troféu
É um kit da Troféu em resina e partes metálicas
Série Kit
Referencia nº preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está colada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão.
País – Portugal
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Mercedes-Benz 500 SL Road...
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Williams FW15B - Um olhar...
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Alfa Romeo TZ - Um olhar ...
. Porsche 911 Carrera RSR 2...
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Peugeot 203 Lyon - Um olh...
. 54º Circuito Internaciona...
. Gatethering supercars 202...
. Yamaha YZR 500cc 2001 Nor...
. BMC Cooper S 1965 Vencedo...
. 187º Encontro de Clássico...
. Seat Cordoba WRC - Um olh...
. Porsche 911 Carrera Cabri...
. Renault AG1 Táxi - Um olh...
. Bugatti T 41 Royale - Um ...
. Honda RVF 750cc 1985 Joey...
. Gatethering supercars 202...
. Aston Martin DBR - Um olh...
. BMW M 3 - Um olhar sobre ...
. 187º Encontro de Clássico...
. Gatethering supercars 202...
. Porsche 911S 2.4 1971- Um...
. Fiat 600 Multipla - Um ol...
. Studebaker Silver Hawk - ...
. Gatethering supercars 202...
. Gatethering supercars 202...
. Toyota Corolla - Um olhar...
. Porsche 911 SC Cabriolet ...
. Gathering supercars 2025 ...
. Porsche 928 GT - Um olhar...
. Honda NS 500 cc 1984 Rand...
. Fiat 131 Abarth - Um olha...
. Citroen Traction 11 Madri...
. Ford V8 1936 - Um olhar s...
. Honda RC 162 1961 Grandes...
. Bentley EXP Speed 8 2001 ...
. 186º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera RS 19...