Renault Dauphini - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1269ª – Renault Dauphini - Carros inesquecíveis Salvat Les Jouets Solido
O delfim surgiu em 1956 para substituir o veterano 4cv
Um dia a D. Berta chegou com um carro novo ao Colégio e todos perguntaram, para onde foi o carro velho, era um carro de senhora, por isso muito cuidado e podia servir para algum de nós.
Modelo real
O marketing da Renault foi claro havia um mercado para um carro fiável, apto para qutro pessoas e capaz de dar 125km/h coim um c0nsumo inferior a 7 litros aos 100.
No sábado 24 de Julho de 1952, um camião Renault Galion chegou ao contro de testes da Renault em Lardy a operar desde 1951 Um protótipo 109 ia ali dar os primeiros passos . as formas gerais do R 109 Ondine já tinham sido praticamente estabelecidas embora em Junho de 1953 Lefaucheux tivesse encomendado a Ghhia e ao estilista Luigi segre uma consulta que acabou por definir o seu aspecto final.
A 6 de março o Renault Dauphine fez a sua primeira aparição publica no palácio Chaillot onde foram expostos seis modelos. De linhas arredondadas e o metor era melhor do que o dos 109 de testes, uma vez que a cilindrada era de 845cm3 e a sua potencia chegava a 30 cv ás 4250rpm.
A 10 de Abril de 1957 ,a rainha Isabel de Inglaterra visitou as fabricas da Renault de Flins e o presidente Dreyfus ofereceu-lhe um Dauphine lacado em azul-celeste , a cor preferida da soberana.
Em 1958 surgiu o Dauphine Gordini e o Ondine em 1960. O Dauphine 1093 para os fãs dos sensações fortes com a carroçaria branca atravessada por duas faixas azuis paralelas e a grelha frontal com dos Cibié de 18cm de diâmetro. E o motor a apresentar com uma relação de compressão de 9,2 e uma potencia de 55cv as 5500rpm a permitir uma velocidade máxima de 145 km/h . nos EUA foram transformados em carros eléctricos pela National Society Union Electric Companhy , quando a proprietária de carroçarias Henney lhe colocou 12 baterias de 6v e que lha dava uma potencia de 7,2 cv capaz de conseguir uma velocidade de 60km/h e de ter uma autonomia de 60km .
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido Salvat
Série Carros inesquecíveis Salvat - Les Jouets Solido
Referencia nº 11 - 2 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em Blister plástico transparente
País – França
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Circuito Internacional de...
. Desfile de Clássicos na A...
. As novas cores da rotunda...
. Ford Taunus 17 MP3 Cabrio...
. Vamos dar uma volta ao ci...
. Rafael Lobato e o Toyota ...
. As garagens particulares ...
. Auto Union Typ C - Um olh...
. Renault Clio S1600 - Um o...
. Porsche 911 GT3 Cup - Um ...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. 1490ª – Fiat 600 Jolly Ca...
. Assim vale apena ver as m...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. 188º Encontro de Clássico...
. Lancia Fulvia 1972 - Um o...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. Um outdoor a anunciar as ...
. Ford RS 200 K Grundel - U...
. Porsche 911 Carrera 4 S 1...
. Mercedes 180D 1962 - Um o...
. Renault 12 Break - Um olh...
. Toyota Celica 4WD 1983 - ...
. Talbot Sumbean Lotus G. F...
. As minhas 24 horas de Le ...
. 188º Encontro de Clássico...
. Porsche 911GT! Le Mans 19...
. Austin FX4 Dublin 1980 - ...
. Ford Escort RS Cosworth 1...
. Novas cores para as antig...
. A cortar o cabelo e falar...