Renault 5 Turbo - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Renault 5 Turbo Saby; Tilber #18 Tour Corse 1980
Um segunda miniatura da Solido foi agora encontrada e com os decalques colocados.
Modelo real
O Turbo foi construído de 1980 a 1983, tinha portas, porta traseira e teto feitos de alumínio para fins de homologação.
Foi utilizado tanto na estrada como na psta e na época sobressaia Trofeu Renault 5 Turbo Europa
O Renault 5 Turbo foi um carro de ralis, para as estradas sinuosas e estreitas do campeonato do mundo. Mas em 1981 surgiu o R5 Turbo da Europa Cup de 1981, o primeiro troféu monomarca com modelos turbocomprimidos, que usava carros de série, em corridas disputadas nos programas de alguns GP e onde alinhavam pilotos profissionais e amadores, para promover os modelos de restrada da Renault, e os motores turbo. 12 forem os eventos, alguns dos quais disputados durante o Grande Prêmio de F1 era como uma aperitivo para o espetáculo ocorrido em Hockenheim, Zandvoort, Mônaco, Le Castellet, Zolder, e Monza.
O estreia foi em Hockenheim, onde os pilotos para participar entraram e sentaram-se entre as gaiolas de segurança, e com um sistema de ajuste de pressão do turbo para igualar o desempenho de todos os carros.
Ao contrário do que se possa pensar, o vencedor da R5 Europa Cup não foi Prost, o tetracampeão da F1, nem o vencedor do Campeonato Mundial de Rally, Walter Rorhl, nem o francês especialista em asfalto Jean Ragnotti. competia paralelamente ao campeonato mundial de rally, também em R5 Turbo,
Em 1981, o alemão Wolfang Schültz venceu este concurso e Jean Ragnotti foi o segundo. No ano seguinte o vencedor foi Gouhier, que havia sido o terceiro classificado em 1981.
Para a temporada de 1983, a Turbo Fase 2 foi inscrita e o vencedor foi Jan Lammer
1984 seria a última temporada em que a emocionante disputa foi disputada, mais uma vez dominada por Lammers.
Modificação na miniatura
Não houve modificação porque também pensava aproveitar a cor mas, por falta dos decalques, embora anunciados nunca cá chegaram.
![]()
![]()
![]()
![]()
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solodo
Série
Referencia nº 1023 07-81preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – França
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Renault Espace - Um olhar...
. Porsche 904 Carrera - Um ...
. Porsche 550/4 Le Mans 195...
. 193º Encontro de Clássico...
. Maybach V12 DS8 1930 Carr...
. Renault 12 - Um olhar sob...
. Saab 96 V4 - Um olhar sob...
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Carros Clássicos - Um olh...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Fiat 850 Coupé 1967 - Um ...