Renault 5 Maxi Turbo - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1170ª – Renault 5 Maxi Turbo Solido Renault
Renault 5 Maxi Turbo Tour de Corse 1985 Jean Ragnotti/Pierre Thimonier
817ª – Renault 5 Turbo Solido
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/renault-5-turbo-um-olhar-sobre-as-1618310
854ª – Renault 5 Maxi Turbo Solido
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/renault-5-maxi-opal-um-olhar-sobre-as-1644957
877ª – Renault 5 Turbo 2 Heler transformado
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/renault-turbo-cabrolet-um-olhar-sobre-1664301
918ª – Renault 5 Turbo Solido
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/renault-5-turbo-um-olhar-sobre-as-1699700
Modelo real
O Renault 5 preto, guiado por Guy Fréquelin, revelado à comunicação social, na pista de Lédenon, em novembro de 1978, um mês após o lançamento do protótipo exposto no Salão Automóvel de Paris, seguiram-se outras evoluções.
Em 1984, o Renault 5 Turbo (822) deu origem ao Renault 5 Turbo (8221), já a pensar numa versão ainda mais exclusiva, o mítico Renault 5 Maxi Turbo que, surgiu em 1985, e do qual foram apenas produzidas 20 unidades de competição.
Um design muito mais agressivo, apêndices de maiores dimensões conferiam-lhe outra carga aerodinâmica, e um motor revisto com a cilindrada aumentada para 1.526 cm3, capaz de "disparar" 350 cv de potência.
Mais potência, mais binário e um enorme trabalho efetuado também na perda de peso, que permitiu que este bólide não ultrapassasse os 905 kg, foram fatores importantes, que ajudavam, não só nas suas impressionantes performances, como no equilíbrio dinâmico. Para isso também contribuíam um sistema de travagem potente e eficiente, direção mais direta e a montagem de novos amortecedores.
O mais poderoso Renault 5 Turbo de sempre, mas também o mais fácil de conduzir, dada a redução do tempo de resposta do turbo, efetuada pelos técnicos da marca, tornou-se mais "dócil" e também mais competitivo.
O Renault 5 Maxi Turbo estreou-se em 1985 onde os protótipos do Grupo B participaram no Tour De Corse, marcada pelo acidente de Attilio Battega quando bateu com o Lancia 037 numa árvore, do lado do motorista, matando-o instantaneamente, enquanto o co-piloto, Maurizio Perissinot, sobreviveu ileso.
Outras desistências também incluíram Ari Vatanen, Walter Rohrl e Didier Auriol num outro Renault Maxi 5 Turbo.
O vencedor foi Jean Ragnotti e o co-piloto Pierre Thimonier ao volante de um Renault Maxi 5 Turbo.
![]()
![]()
![]()
![]()
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido
Série Boutique Renault
Referencia nº preço 1907$00
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – França
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Renault Espace - Um olhar...
. Porsche 904 Carrera - Um ...
. Porsche 550/4 Le Mans 195...
. 193º Encontro de Clássico...
. Maybach V12 DS8 1930 Carr...
. Renault 12 - Um olhar sob...
. Saab 96 V4 - Um olhar sob...
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Carros Clássicos - Um olh...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Fiat 850 Coupé 1967 - Um ...