Renault 18 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
A chegada a Via Real da Revista Le Fanatique de L´Automobile em Janeiro de 1983, que todos os meses nos dava conta de algumas novidades principalmente francesas. E que eu passei a comprar por causa dos carros antigos, Quando chegava, levava-a para a Rosas para ali nos deliciarmos com um pouco as novidades que com a partilha com o Machado e o Varejão e que por vezes lá fotocopiávamos uma pagina pois eram 5$00. E só quando a fotocopiadora estava quente e a funcionar. Porque por uma cópia ninguém fazia.
Modelo real
O Renault 18 estava destinado a substituir o Renault 12, em produção desde 1969, e a mostrar sua idade no final da década de 1970, o Renault 12 esteve em produção ao lado do 18 até 1980.
Projetado rapidamente necessitou de apenas dezoito meses, foi baseado na arquitetura do 12. O Renault 18 entrou em produção em Flins, na França, em Dezembro de 1977. Apresentado no Salão de Genebra em Março de 1978 e vendas no mês seguinte.
Disponível em berlina de 4 portas, e 18 TL e um motor de 1397cc.
Com um motor 1647cc nas versões TS e GTS uma versão diesel também estava disponível.
A produção atingiu o pico cedo em 1979 , o maior ano do R18, após o qual as vendas começaram um declínio gradual. Seria posteriormente produzido em dez outros países e quatro continentes ao redor do mundo.
A American Motors Corporation (AMC) em acordos de montagem e marketing com a Renault desde a década de 1960 atá á parceria financeira em 1979 que evoluiu para a empresa francesa deter uma participação de controle (46%). Um aspecto da estratégia da AMC incluía a comercialização de um automóvel de tração dianteira de tamanho maior.
O Renault 18 foi adaptado para os mercados americano e canadense e nas s modificações incluíram controles de emissões mais rigorosos, pára-choques maiores projetados para suportar impactos de 8 km/h (5 milhas por hora), pintura em dois tons, faróis selados descobertos.
![]()
![]()
![]()
![]()
Miniatura
Abre as portas da frente.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido
Série
Referencia nº13018 - 1/82 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está encaixada na carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e vitrine plástica.
País - França
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Saab 96 V4 - Um olhar sob...
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Carros Clássicos - Um olh...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Fiat 850 Coupé 1967 - Um ...
. 192º Encontro de Clássico...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Ford Escort MkII - Um olh...
. Porsche 911S Targa 1967 -...
. Hino PA 62 - Um olhar sob...
. Mercedes-Benz 540k 1936 C...
. Renault 4 cv 1950 - Um ol...