Renault 12/16 BZ 1910 Doctor's coupé - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Uma relíquia encontrada no Bazar dos Três Vinténs na Rua de Cedofeita perto da Praça Carlos Alberto, no Porto
Modelo real
Renault 12/16 BZ com carroceria Doctor’s Coupé executado pela Cann Limited de Londres.
A Renault foi fundada em 1899 pelos irmãos Louis, Marcel e Fernand Renault.
Quando em 1906 Ferenc Szisz venceu o Grande Prêmio da França a bordo de seu temível AK 90CV de 13 litros, permitiu à Renault continuou a prosperar e quando Fernand morreu em 1909 e Louis tornou-se o único proprietário, alterando o nome da empresa Société des Automobiles Renault para Renault Automobile Company.
A Renault apresentou no Salão Automóvel de Paris em Novembro de 1908 e a autoridade nacional de registro e aprovou-o em 22 de janeiro de 1909.
O 12CV estava dotado de um chassi robusto tipo escada equipado com suspensão de molas (frente semi-elíptica / traseira elíptica de três quartos), acionado por eixo com travões nas rodas traseiras operados por alavanca manual. Equipado com um motor de cabeçote em L de quatro cilindros e 2,413 litros de 80 mm x curso 120 mm e uma transmissão manual de três velocidades, o 12CV apresentava ignição por magneto e a potência do motor era transmitida ao eixo traseiro através de um cardan. A velocidade máxima variava entre 38 km/h a 56 km/h.
Disponível em chassi normal e o especial para carrocerias leves e mais longo e carroçado como carro de turismo , sedan , landaulet e coupé doctor.
Os fabricantes de automóveis utilizavam o radiador de refrigeração na frente e o motor atras, mas a Renault inovou e persistiu com o radiador atrás do motor até os anos vinte e que acabou por ser conhecido como balde de carvão. Na realidade a enorme peça que fica na frente da cabine de passageiros, na parte de trás do capot, é na verdade, o radiador. Parte dele é exposto e parte é fechado, há uma enorme ventoinha de ferro fundido que arrasta o ar sobre o motor, através do radiador. Essa protuberância prateada sob o motor é na verdade um compartimento sob o motor, o compartimento do motor é selado para controlar o fluxo de ar sobre o motor e para o radiador. Na borda inferior frontal do capô, poderá ver uma alça de latão para o levantar, na vida real.
O preço situava-se entre 9.600 e 10.000 francos.
O modelo ajudou a aumentar as vendas da Renault de 1.615 em 1906 para 5.100 em 1910.
Desenvolvido progressivamente o 12CV evoluiu através do AZ em 1909, BZ 1910, CB 1911 e 1912 e DG 19131914.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de metal de acordo com as originais.
Fabricante Corgi Toys
Série Corgi Classic
Referencia nº 9032
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está cravada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão fechada.
País – Gt Britain
Anos de fabrico 1965 a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. BMC Cooper S 1965 Vencedo...
. 187º Encontro de Clássico...
. Seat Cordoba WRC - Um olh...
. Porsche 911 Carrera Cabri...
. Renault AG1 Táxi - Um olh...
. Bugatti T 41 Royale - Um ...
. Honda RVF 750cc 1985 Joey...
. Gatethering supercars 202...
. Aston Martin DBR - Um olh...
. BMW M 3 - Um olhar sobre ...
. 187º Encontro de Clássico...
. Gatethering supercars 202...
. Porsche 911S 2.4 1971- Um...
. Fiat 600 Multipla - Um ol...
. Studebaker Silver Hawk - ...
. Gatethering supercars 202...
. Gatethering supercars 202...
. Toyota Corolla - Um olhar...
. Porsche 911 SC Cabriolet ...
. Gathering supercars 2025 ...
. Porsche 928 GT - Um olhar...
. Honda NS 500 cc 1984 Rand...
. Fiat 131 Abarth - Um olha...
. Citroen Traction 11 Madri...
. Ford V8 1936 - Um olhar s...
. Honda RC 162 1961 Grandes...
. Bentley EXP Speed 8 2001 ...
. 186º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera RS 19...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Volkswagen Beetle Rio de ...
. Bugatti 57 Atalante 1939 ...
. Aprilia RSV 1999 CC 2002 ...
. Citroen Xsara WRC 2001 - ...
. Renault 5 Maxi Turbo Tour...
. Porsche 924 Turbo 1978 - ...
. Tuk-Tuk-Banguecoque 1980 ...
. Lancia Stratos - Um olhar...
. 186º Encontro de Clássico...
. MV Agusta 500 Quatro cili...
. Citroen ZX Rally Raid 199...