Rampa da Covilhã / Serra da Estrela
A terceira etapa do Campeonato de Portugal de Montanha (CPM) decorre este fim-de-semana, dias 28 3 29 de Maio, na Rampa da Covilhã / Serra da Estrela, uma organização CAMI.
As previsões atmosféricas parecem não dar tréguas e neste traçado sinuoso e com muita tradição, onde foram disputadas as primeiras Rampas pontuáveis para o Europeu de Montanha nos anos 70 e 80, espera-se muito espectáculo para a legião de fãs e trabalho redobrado para as Equipas e Pilotos.
A MartinsSpeed Racing Team volta a marcar presença com os pilotos Joaquim Teixeira, ao volante do Renault Mégane Trophy V6 #401 e Luís Nunes, ao volante do Seat Leon Cup Racer MK3 #450, ambos na Categoria 4, sendo o objectivo de colocar os dois Pilotos no pódio no alto da Serra da Estrela.
Joaquim Teixeira procura subir mais uns degraus no pódio e alcançar a primeira vitória ao votante do Renault Mégane Trophy V6 #401 .
Luís Nunes parte na liderança do campeonato e procura somar a 3ª vitória consecutiva ao volante do Seat Leon Cup Racer MK3 #450 para isolar-se na frente do Campeonato.
Traçado Rampa da Covilhã
Estrada Nacional 339, com partida no km 31,81, e chegada no km 26,90.
5.100m de extensão com uma inclinação média de 9,12 %.
Programa Competitivo
28 de Maio, 15:30h - Inicio das subidas de Treinos
28 de Maio, 17:30h - 1ª Subida de Prova
29 de Maio, 10:30h - Inicio das subidas de Treinos
29 de Maio, 11h - 2ª Subida de Prova
29 de Maio, 12:30h - 3ª Subida de Prova
Tempos Online
http://cami.cronobandeira.com
Ready to go!!!!
A relação de caixa de velocidades terá prejudicado o resultado do piloto do Porsche
O sétimo posto na Categoria 2, não espelha o andamento de Gonçalo Manahu no traçado da Serra da Estrela, “de que gosto e apesar de me ter adaptado bem, não consegui terminar mais à frente. O facto de alguns dos meus adversários terem subido em piso seco e eu ter apanhado o traçado completamente encharcado explica parte deste meu tempo.”
Mas o piso não explica tudo, pois “acho que a relação de caixa que tenho (no Porsche n.d.r.) é demasiado longa para este traçado. Além disso parece-me que alguns dos meus adversários, encontraram soluções que lhes permitem manter o carro mais “agarrado” ao piso. Só espero que amanhã esteja todo mais seco e assim eu possa encurtar a diferença.” Remata o Piloto do Porsche.Completa Mente - Comunicação & Eventos. Ld.ª
Rampa da Covilhã - Serra da Estrela começa com Chuva
Luis Nunes com o SEAT da Veloso Motorsport na Rampa da Serra da Estrela
José Correia Conseguiu o 2º Lugar na Cat2, e Ricardo Gomes foi 3º Classificado na Cat.4
José Correia e Ricardo Gomes conquistam mais um pódio no Campeonato de Portugal de Montanha
A JCGroup Racing Team e os pilotos José Correia e Ricardo Gomes levam para Braga as conquistas dos 2° e 3° lugares das categorias GT e Turismos hoje alcançadas na Rampa da Covilhã, Serra da Estrela, prova pontuável para o Campeonato Nacional de Montanha.
O fim de semana, que acabou por ser positivo para a equipa ficou contudo marcado pelo orgulho do cronómetro que impediu que José Correia alcançasse o primeiro do lugar do pódio da categoria GT por uma diferença de duas milésimas de segundo, ficando está prova para a memória de todos.
O piloto da Speedy Motorsport conseguiu a terceira vitória consecutiva, nas três provas do Campeonato Nacional de Montanha (CNM) disputadas até ao momento.
O domínio do piloto do Norma M20 FC foi constante ao longo do fim-de-semana, em que a chuva no sábado e o piso seco no domingo, fizeram mudar várias vezes as condições de piso da terceira prova do CNM 2016.
Hoje o piso secou e dessa forma os tempos baixaram substancialmente na terceira subida de prova. “Rodei em 2m 41,734seg, o melhor tempo do fim-de-semana. Tinha consciência de que com piso seco, a diferença para os adversários ia diminuir e por isso empenhei-me nas subidas de hoje. Logo na subida de treinos percebi que os tempos iam baixar e por isso empenhei-me para as (subidas n. d. r.) de prova, o que me permitiu vencer a rampa" com o tempo de 5m 24,132s, 26,812s mais rápido do que o seu principal adversário.
Pedro Salvador, logo na primeira prova do dia, a segunda oficial, tinha um tempo que não lhe permitiria encarar com à vontade a derradeira ascensão, pois o tempo de Sábado, à chuva, seria para descartar: “apesar de ter sido constantemente o mais rápido, não podia levantar o pé na última subida e voltei a assinar o melhor tempo. Tinha a consciência de que os meus adversários iam apostar no piso seco de hoje e por isso entendi que não devia facilitar.”
O piloto da Speedy Motorsport comanda destacado o Campeonato Nacional e Montanha, após a terceira prova, marcada por um programa desportivo que se prolongou bastante para além do que estava previsto, com controlo anti-dopping incluído, acrescentou que “acho muito bem que estas acções aconteçam, pois o desporto deve ser uma actividade limpa de drogas. Não é com o recurso a sustâncias ilegais, que os tempos se fazem” rematou o líder do Campeonato Nacional de Montanha.
Completa Mente - Comunicação & Eventos. Ld.
De novo no pódium
Gonçalo Manahu foi terceiro na Categoria 2. O piso seco permitiu que o piloto Porsche pudesse tirar melhor partido da caixa de velocidades.
“Hoje o piso secou e assim o carro (Porsche 911 GT3 n.d.r.) tinha uma relação de caixa menos penalizadora. Não era, ainda, a ideal para este traçado mas estive claramente melhor. Apesar de ainda ter sentido alguns problemas de aderência, o tempo seco permitiu que pudesse anular muita da diferença que encontrei ontem e assim rodar mais próximo dos meus adversários.” Começa por recordar Gonçalo Manahu.
Apesar de paulatinamente Gonçalo Manahu ter feito baixar os tempos de prova, no final recuperou duas posições e assim fez mais um pódium, o terceiro do ano:“ontem senti algumas dificuldades e não conseguia fazer baixar o tempo, apesar de ter consciência de que estava muito próximo do limite. Hoje, em seco, consegui anular grande parte dessa diferença e o terceiro lugar conseguido é a melhor prova.” Rematou o piloto do Porsche.
O arranque da prova de hoje foi substancialmente atrasado, segundo a organização, devido à chuva e dessa forma o programa prolongou-se pela tarde dentro. A próxima prova é a Rampa da Santa Marta.
Rampa Serra Da Estrela 2016 (Varanda dos Carqueijais)
Aqui fica o Onboard da 2ª Subida de Prova. Obrigado!
Pedro Salvador : CNM 2016 - Rampa da Penha
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Peugeot 504 Coupé - Um ol...
. C-Guyot- S. Scarnato- N. ...
. 182º Encontro de Clássico...
. Brabham BMW BT 52 f1 1983...
. Citroen Traction Avant 11...
. Renault 25 - Um olhar sob...
. MV Augusta 500cc 1967 - U...
. Volkswagen Táxis do Mundo...
. Fiat 500 - Um olhar sobre...
. 182º Encontro de Clássico...
. Ceia do 1º de Dezembro 20...
. Derbi 125 Twin 1971 Angel...
. Austin FX4- Londres 1965 ...
. 181º Encontro de Clássico...
. Triumph Spitfire 1962 - U...
. Honda RSR 125 - Um olhar ...
. Peugeot 206 WRC 2000 - Um...
. Alpine Renault Berlinette...
. Yamaha YZR M1Max Biaggi 2...
. Lancia Stratos 1977 Rally...
. 181º Encontro de Clássico...
. Mercedes-Benz 180D Táxi L...
. Ducati 998R 2002 Pierfran...
. Yamaha TZ 250 1984 Cristi...
. 181º Encontro de Clássico...
. Renault Dauphini - Um olh...
. Gilera 125 2001 Manuel Po...
. Pedro Lamy Chrysler Viper...
. Honda NSR 500 1987 Wayne ...
. Circuito Internacional de...
. Porsche 962 Racing 1986 -...
. Renault 4 CV - Um olhar s...
. Honda NSR 500 1999 Alex C...
. Série 100 Anos de Desport...
. Wartburg A 311 coupé 1958...
. Ferrari F1 – 2000 - Um ol...
. Kenny Roberts Yamaha YZR ...
. Williams FW07B F1- Um olh...
. Yamaha Tech3 - Um olhar s...