Quarta-feira, 30 de Maio de 2018

RAFAEL LOBATO E SPORTS&YOU FAZEM HISTÓRIA EM BRAGA

RAFAEL LOBATO E SPORTS&YOU FAZEM HISTÓRIA EM BRAGA

Like Rafael Lobato e Sports&You fazem história em Braga on Facebook

 

PRIMEIRA “POLE POSITION” DE SEMPRE DE UM PEUGEOT 308 NO TCR

 

A dupla que estreia o Peugeot 308TCR no Campeonato de Portugal de Velocidade (CPVT) - TCR Portugal, que este fim de semana arrancou no Circuito Vasco Sameiro em Braga, fez história, ao assegurar a “pole position” para a segunda corrida da jornada, uma estreia a nível mundial.

Nesta segunda corrida, Rafael Lobato terminou na segunda posição, assegurando o primeiro pódio para o Peugeot 308TCR em Portugal.

ab83b781-949c-4474-b4b1-912b5a9f7d90.jpg

 

A dupla que faz alinhar o Peugeot 308 TCR da Sports & You iniciou o fim de semana com o pé direito ao rubricar a melhor marca na sessão livre, na qual cumpriu 11 voltas. Com o tempo de 1m22,538s Rafael Lobato deu, ao final da manhã em Braga, os primeiros sinais sobre os intentos da equipa para esta estreia do 308 no CPVT. Numa sessão particularmente disputada – em que os cinco primeiros terminaram separados por menos de um segundo – o piloto da Sports & You mostrou os seus créditos e assumiu a liderança na sessão para, na seguinte, o seu colega de equipa, em simulação de corrida, e utilizando pneus usados, ser o terceiro mais rápido.

 

Se o início foi auspicioso, as sessões de qualificação provaram o bom andamento do PEUGEOT 308TCR. Francisco Abreu, apesar de uma criteriosa gestão dos pneus, foi o segundo melhor na primeira sessão de qualificação, a apenas 17 centésimos da “pole”. Sem ter conseguido realizar uma volta “limpa”, o piloto madeirense esteve sempre entre os mais rápidos, numa sessão onde o equilíbrio foi, uma vez mais, palavra de ordem.

 

Na sessão que ditou o alinhamento da grelha de partida para a segunda corrida do fim de semana, Rafael Lobato assegurou a “pole position”, um prémio para o trabalho realizado pela equipa num traçado de inegáveis dificuldades.

 

ef260e4c-4117-4511-9612-a8d5873af0ee.jpg

Na primeira corrida, saindo da primeira linha da grelha, Francisco Abreu sofreu um toque de um rival que o colocou fora da pista, incidente que deitou por terra qualquer esperança de lutar pelo triunfo, com o piloto madeirense a terminar no quinto lugar final. Este episódio acabou mesmo por obrigar a equipa técnica da Sports & You a trabalho adicional, tal o grau dos danos no PEUGEOT 308TCR.

 

bae6f883-2bc2-40ad-82d9-adb23c1808d6.jpg

 

Na segunda corrida, com o PEUGEOT 308TCR colocado no primeiro lugar da grelha de partida, tudo correu bem melhor e a prova bem gerida resultou no segundo lugar final. A única falha surgiu apenas no arranque, e mesmo tendo caído para o terceiro lugar na partida, Lobato conseguiu recuperar uma posição, que manteve até ao final.

 

No final Rafael Lobato esclarecia que “aquelas décimas perdidas no arranque ditaram o resto da corrida. Ainda rodei na luta pelo primeiro lugar durante metade da corrida, mas depois os pneus foram ficando degradados e não consegui atacar mais. Ainda assim o resultado foi muito positivo e somámos pontos importantes. Quanto ao 308TCR, o carro surpreende pela agilidade, capacidade de travagem e inserção em curva.”

Sobre o incidente na primeira corrida, Francisco Abreu afirmou que “são situações de corrida... Tenho pena porque sei que tínhamos condições para lutar pela vitória e podíamos ter tido um fim de semana excelente aqui em Braga. Todavia, a equipa esteve muito bem e não tenho dúvida de que vamos recuperar rapidamente deste desaire.”

 Após uma jornada de estreia positiva, a equipa vai, de imediato, começar a preparar a próxima ronda do campeonato, a realizar a 23 e 24 de Junho, em Vila Real, numa jornada pontuável também para o WTCR.

 Para além do apoio da Peugeot Portugal, este projeto da Sports & You conta com os seguintes principais parceiros: Crédito Agrícola, Iberfibran, Ikimobile, iMED, King Tony e Canon.

         

Piloto - RAFAEL LOBATO

 

Piloto de Vila Real, com apenas 20 anos que, depois de vários títulos conquistados no karting, disputou durante 3 épocas o Campeonato de Portugal de Ralicross onde se sagrou Campeão por duas vezes. Aliás, é o mais jovem Campeão de Portugal de toda a história do automobilismo nacional, ao vencer o Campeonato em 2012 com apenas 14 anos de idade.

 

Em 2012 foi ainda distinguido pelo mais importante jornal desportivo nacional Autosport com o prémio Piloto Revelação Portugal 2012.

 

Já foi por três vezes distinguido com o prémio "Bilas de Ouro" na Gala do Desporto Municipal de Vila Real e em 2013 foi distinguido com o Prémio de Mérito Desportivo pela Câmara Municipal de Vila Real.

Em 2014 foi novamente galardoado pelo Município de Vila Real pelos seus resultados desportivos.

 

Em 2014 conquistou novo título nacional, sagrando-se Campeão Nacional de Velocidade - Sport-protótipos C3 e em 2015 foi Vice-Campeão Nacional de Velocidade Sport-protótipos.

 

Em 2016 disputou o Campeonato Nacional de Velocidade de Turismos - TCR Portugal, ao volante de um SEAT Leon TCR, terminando no 3º lugar.

 

Em 2017 disputou o Campeonato Nacional de Velocidade de Turismos - TCR Portugal e o Campeonato TCR Ibérico, ao volante de um AUDI SR3 LMS, sendo 3º classificado Nacional e vice-Campeão Ibérico.

 

Para 2018 ingressou na equipa Sports&You para disputar o Campeonato Nacional de Velocidade - TCR Portugal, ao volante de um Peugeot 308 TCR.

 

Nos seus tempos livres dedica-se às corridas virtuais em simuladores e à preparação física no ginásio e bicicleta.

 

Equipa - SPORTS&YOU

 

A Sports&You – Eventos Desportivos Lda é uma empresa de serviços para o desporto automóvel, dedicada à competição, realização de acções e eventos relacionados com tudo o que envolve o Motorsport. Localizada nos arredores do Porto – Portugal, é herdeira directa da entretanto extinta Opção 04, a Sports&You apresenta-se com uma estrutura humana de profissionais dedicados a tempo inteiro ao desporto automóvel, com um conjunto de técnicos, que valorizaram a versatilidade de modalidades em que estão envolvidos, situação de excelência que se comprova com os varios títulos obtidos nas principais categorias – velocidade, ralis e todo-o-terreno – em Portugal e no estrangeiro.

 

 

Carro - PEUGEOT 308 TCR

 

O carro utilizado é um Turismo da classe TCR, categoria-rainha em Portugal, a nova classe internacional para Turismos que pretende refazer os degraus de acesso a uma carreira internacional. Os carros terão andamentos fortes mas balanceados entre si, com evoluções e custos de manutenção controlados para diminuírem os custos para as equipas privadas.

O degrau máximo desta categoria é o WTCR que disputa corridas por todo o Mundo. Existem também vários Campeonatos Nacionais e Regionais como os de Portugal, Asia, Benelux, Alemanha, Itália, Rússia, Espanha, Tailandia, etc. Isto permite que o mesmo carro seja utilizado em qualquer uma destas competições e que um  piloto mais facilmente se inicie na internacionalização da sua carreira.

 

O Peugeot 308TCR é o modelo por excelência da competição cliente da Peugeot Sport para circuitos fechados. Conta com um motor THP com uma forte relação potência por litro, num bloco de 4 cilindros turbo de 350 cavalos e 420 Nm de binário às 3.000 rpm. Conta com uma caixa sequencial de 6 velocidades específica, com patilhas ao volante, bem como trem frontal de elevado potencial na entrada nas curvas e um trem traseiro que o complementa na perfeição, resultados de um aturado trabalho ao nível das vias, elementos de suspensão, barras anti-rolamento ajustáveis à frente e atrás, etc, num chassis com inúmeras possibilidades de regulações. A travagem é assegurada por discos ventilados de 378x34 mm, com pinças de 6 pistões, à frente, e discos de 270x12 mm, com pinças de 2 pistões na traseira.

No domínio do design, a carroçaria do novo Peugeot 308TCR combina uma estrutura de atleta com uma aerodinâmica otimizada, nomeadamente na frente, destacando-se um para-choques especialmente trabalhado, que permite direcionar na perfeição os fluxos de ar para o radiador e para o permutador de ar/ar, como garantia de performance e fiabilidade, enquanto o splitter garante o máximo de suporte, essencial para um bom poder direcional. Atrás, o para-choques termina num grande extrator encarregado de gerar apoio aerodinâmico no trem traseiro. A estética do modelo completa-se com as jantes específicas de 18’’ montadas em pneus 27-65/18.

 

Provas - CNV TURISMOS (TCR PORTUGAL)

 

O Racing Weekend é um conceito criado pela Full Eventos em 2010, para a promoção e divulgação dos fins-de-semana de Jornadas de Automobilismo dos vários Campeonatos de Portugal da modalidade, onde o Campeonato Nacional de Velocidade (CNV) assume o papel de destaque. Fins-de-semana estes cheios de grande emoção e competitividade, com uma mistura de circuitos citadinos e circuitos fechados.

 

O número total de provas é de 8 corridas, que se desenrolam nas seguintes jornadas:

- 26 e 27 Abril - Braga Racing Weekend

- 23 e 24 Junho - Vila Real Racing Weekend

- 01 e 02 Setembro - Estoril Racing Weekend

- 27 e 28 de Outubro - Algarve Racing Weekend

 

Cada jornada engloba uma sessão de Treinos Livres (30 minutos) e duas sessões de Treinos Cronometrados (15 minutos cada).

São disputadas 2 corridas de 25 minutos cada.

 

As equipas podem ser constituídas por um ou dois pilotos, sendo que neste último caso cada piloto disputa metade das corridas e acumula os pontos obtidos pelo seu colega.

 

 

 


publicado por dinis às 18:22
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
14
15
16

17
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. José Maria "Pechito" Lope...

. 24 Heures du Mans 2018

. XX Passeio Aleu

. Foi assim em 2016 / 2017 ...

. 2º Passeio Solidário Mara...

. 49 Circuito Internacional...

. Ford Capri em Vila Real

. Porsche Carrera 6 Améric...

. Opel Ascona 400 António R...

. Conferência de imprensa d...

. 105º Encontro de Clássico...

. Horários FIA WTCR Race of...

. 3º Encontro dos Aficionad...

. ABERTURA INSCRIÇÕES VILA ...

. Troféu Toyota Consagrados...

. A TVI em directo de Vila ...

. José Rodrigues o segundo ...

. 3º Encontro dos Aficionad...

. RAFAEL LOBATO E SPORTS&YO...

. 3º Encontro dos Aficionad...

. Carlos Rodrigues Circuito...

. 3º Encontro dos Aficionad...

. 3º Encontro dos Aficionad...

. Lotus Elan de John Miles ...

. Rally de Portugal 2018 Sh...

. O Rally de Portugal 2018 ...

. Automobilia Aveiro parte ...

. Edgar Florindo no WTCR co...

. Rally de Portugal 2018 Sh...

. O Rally de Portugal 2018 ...

. Automobilia Aveiro parte ...

. Falta um mês para as Corr...

. Rally de Portugal 2018 Sh...

. Automobilia Aveiro parte ...

. O Rally de Portugal 2018 ...

. Rally de Portugal 2018 Sh...

. Automobilia Aveiro parte ...

. O Rally de Portugal 2018 ...

. Rally de Portugal - Shake...

. WTCR Zandvoort

. Automobilia em Aveiro par...

. Rally de Portugal 2018 Po...

. Rally de Portugal 2018 pa...

. Lord Angus Clydesdale - A...

. 104º Encontro de Clássico...

. 24 horas de Nurburgring

. Pedro Botelho Mini Coope...

. 39ª Rampa Internacional ...

. António Onofre - Topos & ...

. Nurburgring WTCR

.arquivos

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.Estatísticas

genius stats



.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS