Terça-feira, 26 de Junho de 2018

RAFAEL LOBATO E O PEUGEOT 308TCR NO SEGUNDO LUGAR NO PÓDIO

RAFAEL LOBATO E O PEUGEOT 308TCR NO SEGUNDO LUGAR NO PÓDIO

b4390593-8b83-45c6-bf40-f412e755bd08.jpg

 Na segunda prova do Campeonato de Portugal de Velocidade, que este fim de semana se corre em Vila Real, coube a Rafael Lobato alinhar com o PEUGEOT 308TCR da Sports & You na primeira corrida do programa. Partindo do segundo lugar, o piloto local não arrancou da melhor forma, mas encetou uma forte luta para recuperar a sua posição e cortou a linha de chegada no segundo posto do pódio.

Nesta primeira corrida de sábado (a segunda será disputada amanhã, domingo, por Francisco Abreu), Rafael Lobato saiu da segunda posição com o seu PEUGEOT 308TCR, mas o arranque não foi o ideal:

“Efetivamente, não arranquei da melhor forma e isso começou logo por dificultar um pouco as coisas. Contudo, apesar de ter perdido uma posição na sequência do mau arranque, senti que podia e tinha condições para atacar os pilotos da frente. Foi isso que fiz logo de seguida, mas tendo sempre bem presente que, aqui em Vilal Real, é preciso muito tato e ponderação na hora de ultrapassar. E, com efeito, já perto do fim, consegui passar o piloto que seguia na minha frente, e recuperei o segundo posto.”

Sempre num animado despique com o piloto à sua frente, Rafael Lobato manteve o seu forte ritmo e nunca deixou de atacar. Mas, como já referiu, Vila Real é um circuito em que as oportunidades para ultrapassar são escassas e difícieis. Mesmo assim, Lobato nunca baixou os braços e, agarrando com confiança o volante do seu PEUGEOT 308TCR e explorando eficazmente as potencialidades do carro preparado pela Sports & You, conseguiu, com todo o mérito, recuperar o “seu” segundo lugar. E foi nessa posição que cortou a linha de meta, garantido um belo lugar no pódio para a equipa apoiada pela Peugeot Portugal:

 

“Foi uma corrida animada, mesmo muito disputada. O carro esteve excelente, com um comportamento que me inspirou sempre imensa confiança e segurança. Neste caso específico de Vila Real, o 308TCR demonstrou um enorme poder de travagem, o que é essencial neste circuito quando se anda bem a fundo e se tenta disputar lugares mesmo no limite até à entrada das curvas.”

dbf1a205-e124-4b7d-8e47-2a593cc31d02.jpg

Após a corrida de hoje, cujo saldo se pode considerar positivo, segue-se a jornada de amanhã, desta vez com Francisco Abreu ao volante do PEUGEOT 308TCR da Sports & You. O jovem e promissor piloto madeirense arrancará da terceira posição da grelha, estando a partida marcada para as 12h20  e a prova pode ser acompanhada no Live Timing: https://live-itschrono.com/live-support/live.html.

 

Contando com o apoio da Peugeot Portugal, o projeto da Sports & You dispõe de um importante conjunto de parceiros, sendo os principais a Canon, Crédito Agrícola, Iberfibran, ikimobile, iMED e King Tony.

 

 

 

Equipa - SPORTS&YOU

 

A Sports&You – Eventos Desportivos Lda é uma empresa de serviços para o desporto automóvel, dedicada à competição, realização de acções e eventos relacionados com tudo o que envolve o Motorsport. Localizada nos arredores do Porto – Portugal, é herdeira directa da entretanto extinta Opção 04, a Sports&You apresenta-se com uma estrutura humana de profissionais dedicados a tempo inteiro ao desporto automóvel, com um conjunto de técnicos, que valorizaram a versatilidade de modalidades em que estão envolvidos, situação de excelência que se comprova com os varios títulos obtidos nas principais categorias – velocidade, ralis e todo-o-terreno – em Portugal e no estrangeiro.

 

 

Carro - PEUGEOT 308 TCR

 

O carro utilizado é um Turismo da classe TCR, categoria-rainha em Portugal, a nova classe internacional para Turismos que pretende refazer os degraus de acesso a uma carreira internacional. Os carros terão andamentos fortes mas balanceados entre si, com evoluções e custos de manutenção controlados para diminuírem os custos para as equipas privadas.

O degrau máximo desta categoria é o WTCR que disputa corridas por todo o Mundo. Existem também vários Campeonatos Nacionais e Regionais como os de Portugal, Asia, Benelux, Alemanha, Itália, Rússia, Espanha, Tailandia, etc. Isto permite que o mesmo carro seja utilizado em qualquer uma destas competições e que um  piloto mais facilmente se inicie na internacionalização da sua carreira.

 

O Peugeot 308TCR é o modelo por excelência da competição cliente da Peugeot Sport para circuitos fechados. Conta com um motor THP com uma forte relação potência por litro, num bloco de 4 cilindros turbo de 350 cavalos e 420 Nm de binário às 3.000 rpm. Conta com uma caixa sequencial de 6 velocidades específica, com patilhas ao volante, bem como trem frontal de elevado potencial na entrada nas curvas e um trem traseiro que o complementa na perfeição, resultados de um aturado trabalho ao nível das vias, elementos de suspensão, barras anti-rolamento ajustáveis à frente e atrás, etc, num chassis com inúmeras possibilidades de regulações. A travagem é assegurada por discos ventilados de 378x34 mm, com pinças de 6 pistões, à frente, e discos de 270x12 mm, com pinças de 2 pistões na traseira.

No domínio do design, a carroçaria do novo Peugeot 308TCR combina uma estrutura de atleta com uma aerodinâmica otimizada, nomeadamente na frente, destacando-se um para-choques especialmente trabalhado, que permite direcionar na perfeição os fluxos de ar para o radiador e para o permutador de ar/ar, como garantia de performance e fiabilidade, enquanto o splitter garante o máximo de suporte, essencial para um bom poder direcional. Atrás, o para-choques termina num grande extrator encarregado de gerar apoio aerodinâmico no trem traseiro. A estética do modelo completa-se com as jantes específicas de 18’’ montadas em pneus 27-65/18.

 

 

 

Provas - CNV TURISMOS (TCR PORTUGAL)

 

O Racing Weekend é um conceito criado pela Full Eventos em 2010, para a promoção e divulgação dos fins-de-semana de Jornadas de Automobilismo dos vários Campeonatos de Portugal da modalidade, onde o Campeonato Nacional de Velocidade (CNV) assume o papel de destaque. Fins-de-semana estes cheios de grande emoção e competitividade, com uma mistura de circuitos citadinos e circuitos fechados.

 

O número total de provas é de 8 corridas, que se desenrolam nas seguintes jornadas:

- 26 e 27 Abril - Braga Racing Weekend

- 23 e 24 Junho - Vila Real Racing Weekend

- 01 e 02 Setembro - Estoril Racing Weekend

- 27 e 28 de Outubro - Algarve Racing Weekend

 

Cada jornada engloba uma sessão de Treinos Livres (30 minutos) e duas sessões de Treinos Cronometrados (15 minutos cada).

São disputadas 2 corridas de 25 minutos cada.

 

As equipas podem ser constituídas por um ou dois pilotos, sendo que neste último caso cada piloto disputa metade das corridas e acumula os pontos obtidos pelo seu colega.

 

 

 


publicado por dinis às 00:38
link do post | favorito
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Rallyspirit Altronix 2019...

. Rallyspirit Altronix 2019...

. A ler a Topos & Clássicos...

. Rallyspirit Altronix 2019...

. Rallyspirit Altronix 2019...

. Rallyspirit Altronix 2019...

. Rallyspirit Altronix 2019

. 122º Encontro de Clássico...

. Motos, motos e mais motos

. Pedro Alves e Alexandre A...

. Race of Japan

. WTCR eSports última corri...

. VW a electrificar os seus...

. 51º Circuito Internaciona...

.  BMW M1 Spa Francorchamps...

. Rally de Portugal Históri...

. Rally de Portugal Históri...

. Rally de Portugal Históri...

. 121º Encontro de Clássico...

. 121º Encontro de Clássico...

. Auto Clássico Porto 2019 ...

. Auto Clássico Porto 2019 ...

. Auto Clássico Porto 2019 ...

. Auto Clássico Porto 2019

. Oliveira Cup Vila Real 20...

. Oliveira Cup Vila Real 20...

. Oliveira Cup Vila Real 20...

. 50 anos 914 Leiria parte ...

. 50 anos 914 Leiria parte ...

. 50 anos 914 Leiria parte ...

. 50 anos 914 Leiria

. Ferrari 250 LM e BMW 2800...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Parabéns Sir Stirling Mos...

. Parabéns Sir Stirling Mos...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. 120º Encontro de Clássico...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Mário Gonçalves na sua pa...

. Caramulo Motorfestival 20...

. NSU de Sanz de Madrid em ...

. 120º Encontro de Clássico...

. 120º Encontro de Clássico...

. 60 Anos de Mini...

.arquivos

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS