Porsche Turbo KKK - Um olhar sobre as minhas miniaturas
O charme do Porsche 911 a evoluir…
Revistas e Jornais mostraram várias fotos do novo 911 para a competição em 1974 Era um monstro e ainda por cima Turbo.
A Porsche abandona os protótipos e por razões de marketing, desenvolvem os 911 em autênticos carros de corrida sem grandes hipóteses contra os protótipos.
A luz verde foi dada ao projecto pelo Dr. Fuhrmann, e o desenhista Norbert Singer esboça um protótipo adaptado do Porsche 911 Carrera para respeitar as regras da FIA no Grupo 5.
O carro mais rápido na época era o Carrera RS o seu característico spoiler traseiro exclusivo,ao qual foram aplicadas grandes melhorias aerodinâmicas, baseadas no conceito de "mais potência, mais velocidade e menos peso".
Os spoilers dianteiros e traseiros estavam a aumentar consideravelmente para melhor a aerodinâmica e a estabilidade direcional, nas travagem e direção, aumentavam o seu comportamento em curva e aos ventos cruzados, sobretudo em altas velocidades.
O spoiler dianteiro guia o ar ao redor exterior do carro e evitam muito ar por baixo do carro, O spoiler traseiro descarrega o ar que flui ao redor do veículo no lugar certo, o spoiler, com o mínimo de turbulência possível ao aumentar a sustentação negativa nas rodas traseiras e, portanto, gerar downforce. O fluxo de ar uniforme do veículo e a elevação negativa controlada aumentam a velocidade máxima e reduzem o consumo de combustível.
Os motores eram aspirados, mas com a crise petrolífera de 1973, a solução passou pela adição de um turbo-compressor em 1974,
O 911 precisava de mais potência e um motor turbo foi criado baseado no coeficiente para motores turbo que era de 1,4,e então um motor de 2,1 litros para se enquadrar na classe de 3 litros tendo como base o do 911 2.2, com um curso de 66 mm e um diâmetro de 83 mm, utilizando bielas em titânio. A taxa de compressão foi reduzida para os 6.5:1. Atingia velocidades de 310 km/h e chegava aos 100 km/h em 3.2 segundos. Acoplado ao motor estava a caixa 915, reforçada para este modelo, sem diferencial.
Foi então que, em 1974, apareceu o Porsche 911 Carrera RSR Turbo, com um turbo KKK adicionado ao motor de seis cilindros opostos arrefecidos a ar, com injecção mecânica Bosch. O limite para a categoria era de 3.0L, mas com o acréscimo do turbo, a cilindrada era multiplicada por 1,4 e por isso a capacidade deste motor fixava-se nos 2142 cc, o limite máximo. Dependendo da pressão do turbo, a wastegate era regulada pelo piloto, a potência poderia ir dos 450 aos 500 cv às 7600 rpm.
Alargado o eixo dianteiro e significativamente o eixo traseiro, melhorados os componentes da suspensão com braços de alumínio e molas de titânio e mais leve com a utilização de fibra de vidro na carroceria. A traseira recebeu um spoiler enorme capaz de contribuir com grandes quantidades de downforce e fluxo de ar para seu intercooler
Modificação na miniatura
Depois de ter cortado a traseira junto ao para choques do Porsche Carrera RS da Solido, foi feita a caixa em barro plástico e construído em lata o enorme aileron traseiro, bem como o frontal.
Os alagamentos também foram feitos com o barro plástico.
As rodas são da 3J
Miniatura
Abre as portas.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de resina da Modelos 3I.
Fabricante Solido
Série
Referencia nº nº24 5/74
Material – zamac
Material da placa de base – metal
País - França
Anos de fabrico a
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