Porsche 917K Le Mans 1970 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Porsche 917 K 4,5 “Kurzheck” (cauda curta) chassis 23, Nº 23, vencedor das 24H de Le Mans 1970
Modelo real
1970 a primeira vitória à geral da Porsche em Le Mans e também uma tripla chegada da Porsche.
O Porsche Porsche 917 chassis 23 foi apresentado em Weissach para a CSI em 21 de Abril de 1969 com cauda longa
No ano seguinte é reconvertido na versão 1970, cauda curta para aumentar a força descendente. Ainda pintado de branco foi vendido a Ecurie Salzburg a rede de concessionários austríaca dirigida por Louise Piech, a irmã de Ferry Porsche, onde o seu filho, Ferdinando Piech era o diretor técnico da Porsche e líder do projeto 917. Neste ano, os Porsche 917 vendidos a Martini Racing, JWA Gulf Racing e Porsche Salzburg foram consideradas equipes privadas, mas apoiadas pela fábrica.
A estreia foi a 12 de Abril nos 1000km de Brands Hatch, onde vai enfrentar os 512S da Ferrari Segue-se Monza no mesmo mês e em Maio a SPA,
Agora pintado de vermelho com as célebres listas brancas foi preparado para Le Mans para ser pilotado por Richard Attwood e Hans Herrmann.
Um tempo frio e chuvoso foi o que deparamos naquela terra distante onde nos treinos os Porches e a Ferrari dominaram como se previa intercalando-se na grelha de partida, onde estavam 24 Porsches e mais 27 outros carros.
O Porsche nº 23 qualificou-se na 15ª posição, 12,8 segundos por volta mais lento que o 917 LH 4.9, o que não o tornava num favorito quando foi dada a partida
A rivalidade Porsche Ferrari, estava a vista na partida a ordem de passagem foi a seguinte 1º Vic Elford, Porsche 917 L #25, Porsche Konstruktionen K.G. 2-Ignazio Giunti, Ferrari 512 S, S.E.F.A.C. Ferrari 3-Jo Siffert, Porsche 917 KJ #20. W. Automotive Engineering Ltd. 4- Clay Regazzoni, Ferrari 512 S #8, S.E.F.A.C. Ferrari 5-Pedro Rodriguez, Porsche 917 KJ #21. W. Automotive Engineering Ltd. 6-Jacky Ickx,
Passada uma hora e meia da corrida começou a chover e três Ferrari 512 viram-se envolvidos num acidente que os eliminou e ao mesmo tempo arrastou um quarto que avariou por excesso de rotação durante a manobra de desvio.
Nesta altura, já sete dos dez primeiros classificados estavam fora da corrida.
Ao amanhecer, o tempo passou de chuva para tempestade. O 917 LH-70 4.9 de cauda longa “Le Mans-special” de Vic Elford/Kurt Ahrens Jr. o mais rápido na qualificação pela manhã tiveram de abandonar devido a uma falha no motor.
A corrida foi vencida por Porsche Salzburg conduzido por Richard Attwood/Hans Hermann alcançando a primeira vitória á geral da Porsche em Le Mans.
Seguiram-se lhe dois carros da Martini Racing, o segundo lugar foi para o 917 LH-70 4.5 #3 de Gérard Larrousse/Willy Kauhsen e o terceiro para o 908/02 LH Flunder Spyder.
Somente se classificarem sete carros em 1970 entre eles um 914/6 foi 6º, e inspirador do meu 914 actual.
Modificação na miniatura
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido
Série
Referencia nº 186/198 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusado à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização
País - França
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Citroen Traction 11 Madri...
. Ford V8 1936 - Um olhar s...
. Honda RC 162 1961 Grandes...
. Bentley EXP Speed 8 2001 ...
. 186º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera RS 19...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Volkswagen Beetle Rio de ...
. Bugatti 57 Atalante 1939 ...
. Aprilia RSV 1999 CC 2002 ...
. Citroen Xsara WRC 2001 - ...
. Renault 5 Maxi Turbo Tour...
. Porsche 924 Turbo 1978 - ...
. Tuk-Tuk-Banguecoque 1980 ...
. Lancia Stratos - Um olhar...
. 186º Encontro de Clássico...
. MV Agusta 500 Quatro cili...
. Citroen ZX Rally Raid 199...
. Tatra 603 – Praga- 1961 -...
. Delahaye 135 Drophead Cou...
. Suzuki GSV-R 2002 Kenny R...
. 185º Encontro de Clássico...
. Audi Quattro Sport E2 WRC...
. Holden FE -1956 - Um olha...
. Ford Focus WRC 2002 C McR...
. Lancia Stratos San Remo 1...
. Porsche 550 RS Spyder 195...
. Franco Durão da Costa Lor...
. Citroen 15 six - Um olhar...
. Fiat 124 Spyder Rally de ...
. Porsche 944 S2 cabriolet ...
. 185º Encontro de Clássico...
. Mercedes - Benz 240 D Táx...
. Yamaha YZR 500 Shinya Nak...
. 1983 Lancia 037 Rally Gro...
. Ford Focus WRC WRC - Um o...
. Porsche Carrera RS - Um o...
. Gaz M21 Volga - Um olhar ...
. 1950 Buick Super Riviera ...