Porsche 911 S - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1345 ª – Porsche 911 S Rally de Monte Carlo 1970 Anos de Desporto Automóvel Planeta De Agostini Altaya
Porsche 911 S Rally de Monte Carlo 1970 B Waldgarrd - L. Helmer vencedor. e primeiro Campeão do Mundo de Marcas.
Um sonho que perdurou de um poster da Auto Sprint, uma aguarela do vencedor do rali de Monte Carlo. que coloquei em minha casa logo a entrada e que ainda persiste, e revisto hoje, quando fui buscar o Audi .
Então e depois do
65ª – Porsche 912 Mebetoys
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/porsche-912-um-olhar-sobre-as-minhas-1121349
137ª – Porsche 911 Targa Corgi Toys
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274ª – Porsche Carrera RS Solido
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/porsche-carrera-rsr-um-olhar-sobre-as-1255785
305ª – Porsche Carrera RSR Norev
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/porsche-carrera-rsr-um-olhar-sobre-as-1275018
316ª – Porsche Carrera RSRTurbo Solido Transformado
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/porsche-turbo-kkk-um-olhar-sobre-as-1280770
472ª – Porsche 930 Turbo Solido transformado
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477ª – Porsche 930 T Solido transformado
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/porsche-911-sc-turbo-rali-safari-1978-1382639
484ª – Porsche 930 Turbo Solido
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/porsche-930-turbo-um-olhar-sobre-as-1387356
500ª – Porsche 934 Turbo Solido Transformado
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550ª – Porsche 935 Luso Toys transformado
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/porsche-935-com-farois-vallelunga-um-1435382
557ª – Porsche 935 Luso Toys transformado
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563ª – Porsche Aurora Luso Toys transformado
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586ª – Porsche 934 Solido
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635ª - Porsche 935 Turbo Solido transformado
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638ª – Porsche 911SC 1980 Record
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653ª – Porsche 935 Luso Toys transformado
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683ª – Porsche 934/935 Modelos 3J
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/porsche-911-sc-um-olhar-sobre-as-1531981
689ª – Porsche 934/935 modelos 3J transformado
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699ª – Porsche 930 Turbo Solido/Faster 43
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734ª – Porsche 911 930 Turbo Solido transformado
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853ª – Porsche 911S 1969 Vitesse
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872ª – Porsche 911 Monte Carlo 1965 Vitesse
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1056ª – Porsche 911 1964 Vitesse
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1061ª – Porsche 911 1963 -1968 Vitesse
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1075ª – Porsche 911S 1967 Vitesse
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Modelo real
O Porsche 911 S pilotado por Björn Waldegård - Helmér Lars foi o vencedor do rali de Monte Carlo em 1969 e em 2º também em Porsche foi Gérard Larrousse -Jean-Claude Perramond e marcou o início da Porsche nas competições de rali.
No ano seguinte a dupla voltou novamente ao Rali de Monte Carlo de 1970 Björn Waldegård - Helmér Lars para nova dupla para nova vitoria, em Porsche 911S, que ficou à frente de Larrousse - Maurice Gélin também em Porsche 911S, tendo Nicolas no Alpine a completar o podium.
“Comecei minha carreira amadora de rali com um Fusca, obtendo resultados bons o suficiente para ser notado pelo importador sueco da VW, que então me forneceu patrocínio”, lembrou Björn. “Em 1967, o Porsche 911 foi homologado no Grupo 2, o que significava que poderíamos então usar este carro para ralis de nível nacional.”
Por uma feliz coincidência, o importador sueco da VW também era importador da Porsche. Para grande alegria de Björn, ele ganhou um 911 para competir no Campeonato Sueco de Rally.
“Usei aquele carro para vencer o Campeonato Sueco de Rally em 1967 e 1968, mas não era segredo que meu objetivo e sonho final era pilotar pela equipe de fábrica da Porsche”, continuou Björn.
Como ele esperava, suas duas vitórias no Campeonato Sueco o fizeram ser notado, e o Diretor de Corridas da Porsche, Huschke von Hanstein, ligou para seu chefe para dizer: “Se Björn estiver interessado, ele pode pilotar o terceiro carro de fábrica no Rally de Monte Carlo. Não há dinheiro envolvido, apenas a motivação.”
“Eu disse sim imediatamente e prontamente venci o Rally de Monte Carlo de 1969 pela Porsche com Lars Helmer como meu navegador”, disse Björn animadamente. “Minha vida mudou drasticamente por causa daquelas três noites nos Alpes Franceses. De repente, eu era um destaque no mundo do rali e conquistei o ponto ao vencer o Rali da Suécia de 1969 e, no ano seguinte, repetir minha vitória em Monte Carlo. Para mim, essas grandes vitórias foram a verdadeira pedra angular da minha carreira de quase 40 anos como piloto profissional de rali, cujo ápice foi meu título de campeão mundial em 1979.”
“Felizmente, como começamos na Escandinávia, tivemos que passar por Stuttgart durante a corrida de concentração a caminho do sul da França”, explicou Björn. “Isso deu ao departamento de corrida a chance de elevar o carro alguns centímetros e redefinir a geometria da suspensão para se adequar. Configurado conforme meu gosto, o carro era muito rápido. Fizemos uma corrida limpa em todas as etapas e vencemos o rali. O 911S/T era um carro relativamente simples e muito forte e nunca tive uma falha mecânica.”
Naquela época, um Porsche 911S era o carro dos sonhos de qualquer motorista, ainda mais para alguém com apenas 26 anos, como Björn quando venceu o Rally de Monte Carlo de 1969. Ele foi direto de um Fusca para o 911 e, portanto, tinha pouca experiência com qualquer carro de rali entre esses dois extremos. Isso viria depois.
“Em termos de técnica de direção, o Fusca e o 911 não são diferentes, pois ambos têm motor traseiro, apenas um é muito mais potente”, explicou Björn. “O Porsche não perdoa erros e precisa de uma técnica especial para andar rápido por conta do seu motor pesado na traseira e da sua potência.”
Alguns motoristas gostam de subviragem, enquanto outros preferem sobreviragem. O 911 certamente pode causar problemas muito rapidamente se você não souber o que está fazendo. Ele derrapa facilmente em superfícies soltas, então você tem que planejar sua direção adequadamente, e então é um carro muito fácil de dirigir.
“Você tem que ser muito limpo e preciso, usando movimentos pequenos e suaves”, disse Björn, descrevendo sua técnica de direção ao volante de um clássico 911 de rali. “A direção balança em suas mãos, e você tem que compensar no volante para mantenha o carro em linha reta em uma superfície irregular.”
Se você entrar em uma curva em declive muito rápido, a física simples fará com que a traseira ultrapasse a dianteira.
“Às vezes você não sabia se o carro iria subvirar ou sobrevirar”, continuou Björn. “Terminamos em terceiro no Rally de Monte Carlo de 1971 com o 914/6, mas não escondo o fato de que o 911 era um carro de rali melhor em qualquer dia da semana.”
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante IXO, Planeta de Agostini, Altaya
Série 100 Anos de Desporto Automóvel
Referencia nº 20 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em base de plástico preto, sob cartão e envolto em blister transparente para exposição
País – Portugal, feito na China
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