Porsche 908/3 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Modelo real
Na época, a Porsche corria com o potente 917 no Campeonato Internacional de Marcas mas, na 54ª edição da Targa Florio de 1970, os inscritos foram os novos 908-03 de três litros apesar de terem 200CV a menos, que os 917 e também pesavam quase 300kg a menos que os Ferrari 512, eram os mais adequados ao traçado.
Para os distinguir, além das cores e outros adereços, a Porsche colocou no canto frontal direito dos Porsche 908-03 um "Ás" do baralho de cartas, diferente para cada carro, como que a dizer “Viemos para a Sicília com“ um pôquer de ases”, então seremos imbatíveis”.
O ás de ouros foi atribuído Siffert/Redman, o de paus para Pedro Rodriguez/Kinnunen, o de copas para Elford/Herrmann e o ás de espadas, para Attwood/Waldegard.
Durante os treinos os quatro novos modelos “908-03 não se mostraram muito à vontade na pista siciliana, onde a solução mais normal era pegar um carro comum e andar pelo traçado para conhecer as curvas e os segredos da pista,
A pista era estreita demais para uma grelha de partida normal pelo que os carros eram saiam com intervalos de alguns minutos, em uma corrida contra o relógio e não lado-a-lado.
Os carros passavam pelo centro das vilas acelerando forte, com as pessoas assistindo na calçada e nas janelas das casas, que alias, estavam bem perto dos carros. Não era qualquer um que corria na Targa Florio, era preciso muito sangue-frio e muita destreza para correr no meio de casas em pisos não muito regulares.
A corrida terminou com a vitória do “908-03” n°12 de Siffert/Redman, seguido do n°40 de Rodriguez/Kinnunen. Attwood e Waldegard levaram o nº 36 para o 5º lugar, enquanto Elford/Herrmann abandonou.
A volta mais rápida, foi de Leo Kinnunen, estabelecendo um novo recorde ao conseguir fazer uma média velocidade de 128,57 km/h,
Na época se falou que isso era devido às características do circuito mais "fáceis" para um piloto com ele, vindo do rally. Depois de um ou dois anos retificou-se a informação, houve um erro na planilha de cronometragem e acrescentaram um minuto ao tempo dele na volta... E lá se foi o recorde...
A Targa Florio deu o seu nome ao Porsche 911, o Targa, nome dado em homenagem à prova pela marca que venceu por 10 vezes a ultima em 1973 com um Porsche 911 Carrera RSR dirigido por Gijs van Lennep e Herbert Müller
Modificação na miniatura
Retirados os flaps laterais,
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de resina de acordo com as originais.
Fabricante Modelos 3J
Série Normal
Referencia nº 10 preço 350$00
Material – bloco de resina
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País - Portugal
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. 54ª Circuito Internaciona...
. 54ª Circuito Internaciona...
. 189º Encontro de Clássico...
. Campeonato Nacional de Ve...
. 54ª Circuito Internaciona...
. 54ª Circuito Internaciona...
. Paddock do Circuito inter...
. Circuito Internacional de...
. Desfile de Clássicos na A...
. As novas cores da rotunda...
. Ford Taunus 17 MP3 Cabrio...
. Vamos dar uma volta ao ci...
. Rafael Lobato e o Toyota ...
. As garagens particulares ...
. Auto Union Typ C - Um olh...
. Renault Clio S1600 - Um o...
. Porsche 911 GT3 Cup - Um ...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. 1490ª – Fiat 600 Jolly Ca...
. Assim vale apena ver as m...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. 188º Encontro de Clássico...
. Lancia Fulvia 1972 - Um o...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. Um outdoor a anunciar as ...
. Ford RS 200 K Grundel - U...
. Porsche 911 Carrera 4 S 1...
. Mercedes 180D 1962 - Um o...
. Renault 12 Break - Um olh...
. Toyota Celica 4WD 1983 - ...
. Talbot Sumbean Lotus G. F...
. As minhas 24 horas de Le ...
. 188º Encontro de Clássico...
. Porsche 911GT! Le Mans 19...
. Austin FX4 Dublin 1980 - ...