Sábado, 7 de Agosto de 2021

Porsche 907 - Um olhar sobre as minhas miniaturas

Porsche 907 - Um olhar sobre as minhas miniaturas

291ª – Porsche 908 Solido transformado 907

O Porsche 907 #024 foi o modelo escolhido o nº 49 de Siffert/Herrmann  vencedor em Sebring

O modelo foi recentemente restaurado e encontra-se em exposição no Revs Institute em Naples, na Flórida

 Modelo real

 Na década de 1960, os carros de corrida da Porsche evoluíam rapidamente e cada modelo eram frequentemente transformados no próximo.

A posição do piloto no Porsche 907 foi mudada da esquerda como nos carros de rua alemães para a direita, uma ideia de Ferdinand Piëch, uma vez que os circuitos eram no sentido dos ponteiros do relógio.

Apresentado nas 24 Horas de Le Mans de 1967 com Gerhard Mitter/Jochen Rindt o 907 foi que abandonaram por causa de um pistão à 9ª hora.

No ano seguinte a 3 e 4 de Fevereiro em Daytona estão presentes quatro Porsche oficiais onde o carro movido a Gaz -turbina o Howmet TX Continental era a sensação. Pilotado por Heppenstall / Lowther / Thompson abandonou á 76 volta.

No final os três Porsche 907 longos ocupam os três primeiros lugares

1º 54 Elford / Neerpasch / Stommelen / Siffert / Herrmann Porsche 907 LH 2.2               

2º 52 Siffert / Herrmann    Porsche 907 LH 2.2

3º 51 Schlesser / Buzzetta Porsche 907 LH 2.2P

A 23 de Marco a equipa Porsche vai a Sebring ocupa os dois primeiros lugares

1sº 49 Siffert / Herrmann Porsche 907 2.2 Porsche Automobile Co. 227             1983.356 kms 164.977 1st             

2nº 51 Elford / Neerpasch Porsche 907 2.2 Porsche Automobile Co. 226 1891.301 kms

O 907 pesava 1300 libras e tinha um flat-8 refrigerado a ar de 2,2 litros.

Dos quatro exemplares presentes, o 024 foi vendido a Jaime Ortiz-Patiño, herdeiro de uma fortuna boliviana de estanho, que o emprestou ao afilhado, Dominique Martin, para as corridas. Em 1970, Ortiz-Patiño contratou Franco Sbarro para converter o carro para uso nas estradas que Sbarro fez o que pôde para civilizar a máquina básica, ensaboando a fibra de vidro extra e pintando a mecânica frontal de um preto uniforme, mas seus esforços não produziram o efeito desejado.

O 907 ficou parado por quatro décadas até que Miles Collier o comprou em 2014.

Collier é o fundador do Revs Institute em Naples, Flórida, uma organização e museu dedicado a aprofundar a compreensão e apreciação da história automotiva. A instalação principal foi inaugurada em 2009 e possui amplo espaço de restauração e uma biblioteca de pesquisa. Quando o 907 chegou, Collier e sua equipe sabiam que precisava de restauração, mas a pergunta que pairava sobre eles era, essencialmente, "Até que ponto você restaura o carro?"

“Esses carros antigos são uma viagem com uma máquina do tempo”, diz Collier. “Você nunca pode voltar à originalidade absoluta. Nesse caso, tomamos a decisão de voltar ao evento mais importante do carro, a vitória em Sebring. ”

Os detalhes intocados da corrida de 1968 incluem os assentos, pedaços de um sistema de refrigeração com água gelada para o motorista, notas escritas à mão na parte de trás do conta-rotações e até mesmo a fita usada para prender o chicote de fiação. Tudo foi guardado, incluindo a fita, que foi removida, limpa e colada de volta no lugar. O frágil pára-brisa original tem um chip da corrida de Sebring, evidência que Collier acreditava ser essencial para salvar. “Fazer todo o trabalho sem danificar o pára-brisa foi de longe a parte mais assustadora”, diz ele. Jeremy Cliff

A Porsche precisou de cinco anos para reconstruir o oito cilindros de 2,2 litros. Extremamente complicado - a montagem exigiu cerca de 200 horas, cinco vezes mais que para o flat-six .

Modificação na miniatura

À partir do Porsche 908 Longo da Solido fui-o modificando, baseado nas poucas fotos da época que ainda possuo e que estavam coladas num dos meus primeiros arquivos, uma sebenta.

O Barro Plástico permitiram refazer a traseira do modelo e as rodas da 3J deram o toque final ao modelo.

IMG_20210807_225317.jpg

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IMG_20210807_225317 (1).jpg

Miniatura

Interior detalhado

Sem suspensão.

Fabricante Solido

Série

Referencia nº 174 11/69

Material – zamac

Material da placa de base – plástico

País -

Anos de fabrico  a

Restaurado em 2018 pode ser visto no Revs Institute em Naples, Flórida

https://www.hagerty.com/media/archived/sebring-winning-porsche-907-lost-for-40-years/

 

 

 


publicado por dinis às 22:26
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