Porsche 718 Fórmula 2 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Como não trasia decaçques ainda pensei em fazer um Formula V , o Palma, mas, pensei eles vão faze-los.
Porsche 718 F2 - Press Version
Modelo real
Na folha que acompanha o modelo pode ler-se:
“Na parte final da década dos anos cinquenta começamos a ver a Porsche a disputar provas de Fórmula 2 e Fórmula 1 com os seus spyders 550/4 e RSK, adaptados aos regulamentos em vigor – monolugares – e conseguindo até resultados interessantes.
Foi nos princípios de 1959 que foi construído o primeiro Porsche verdadeiramente de Fórmula 2, sob a designação de 718, e que disputou nesse ano varias provas oficiais e extra-campenato da sua categoria.
O motor era o 4 cilindros horizontais opostos com a cilindrada de 1500cc alimentado por dois carburadores de duplo corpo e refrigerado a ar por meio de uma turbina vertical. Tratava-se, ao fim e ao cabo, do mesmo motor que equipava os protótipos da marca que disputavam o respectivo c campeonato.
Ainda no decorrer do primeiro ano de existência disputa o Grande Prémio do Mónaco para F1, sendo conduzido pelo malogrado piloto alemão Von Tripps. Sendo a cilindrada dos F 1, de então de 2500cc, o 718 alinha como fórmula 2 e consegue classificar-se para a corrida. Esta contudo, foi-lhe fatal: na segunda volta do circuito uma carambola que envolveu os outros F.2 que também tinham alinhado (um Ferrari e um Lotus), levaram-no à desistência.
No ano seguinte, em 1960, apenas disputou o Grande Prémio de Itália de F1, o qual fora boicotado prelos pilotos ingleses que não compareceram. Conduzido por Barth, classificou-se em 6º lugar.
Com a alteração dos regulamentos da Fórmula1 para 1961, em que a cilindrada foi reduzida para 1500 cc, sem compressor ou 750 com compressor, os Porsches ascendem naturalmente ao escalão máximo das fórmulas.
Na primeira prova do campeonato, que foi o Grande Prémio do Mónaco, par alem de um 718 alinharam 2 novos carros, designados por 718, em que o motor era alimentado por injecção directa. No decorrer da prova demonstram nítida falta de mise-au-point e o 718, pelas mãos de Dan Gurney, alcamsa o 5º lugar. Apartir da 3º prova o 787 é abandonado e até final da época só é utilizado o “velho 718.
Miniatura
No final:
“Adquira o Plano Nº8, onde encontrará 11 versões diferentes deste carro.”
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de resina de acordo com as originais.
Fabricante Modelos 3J
Série
Referencia nº 6
Material – resina
O modelo é em resina com partes em metal
Apresentado em caixa de cartão.
País - Portugal
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Volkswagen Táxis do Mundo...
. Fiat 500 - Um olhar sobre...
. 182º Encontro de Clássico...
. Ceia do 1º de Dezembro 20...
. Derbi 125 Twin 1971 Angel...
. Austin FX4- Londres 1965 ...
. 181º Encontro de Clássico...
. Triumph Spitfire 1962 - U...
. Honda RSR 125 - Um olhar ...
. Peugeot 206 WRC 2000 - Um...
. Alpine Renault Berlinette...
. Yamaha YZR M1Max Biaggi 2...
. Lancia Stratos 1977 Rally...
. 181º Encontro de Clássico...
. Mercedes-Benz 180D Táxi L...
. Ducati 998R 2002 Pierfran...
. Yamaha TZ 250 1984 Cristi...
. 181º Encontro de Clássico...
. Renault Dauphini - Um olh...
. Gilera 125 2001 Manuel Po...
. Pedro Lamy Chrysler Viper...
. Honda NSR 500 1987 Wayne ...
. Circuito Internacional de...
. Porsche 962 Racing 1986 -...
. Renault 4 CV - Um olhar s...
. Honda NSR 500 1999 Alex C...
. Série 100 Anos de Desport...
. Wartburg A 311 coupé 1958...
. Ferrari F1 – 2000 - Um ol...
. Kenny Roberts Yamaha YZR ...
. Williams FW07B F1- Um olh...
. Yamaha Tech3 - Um olhar s...
. Jean Alesi Tyrrel 019 199...
. Lamborghini Diablo - Um o...
. Loris Capirossi - Um olha...
. Renault 8 Gordini - Um ol...
. Keke Roseberg Williams FW...