Peugeot 403 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
A maquete era azul mas havia um em vermelho que tinha o nº 19
Modelo real
O Peugeot 203 precisava ser substituído e já em 1951 começava o projeto para o novo carro.
Um protótipo Peugeot 403 foi construído em 1953 por Pininfarina e apresentado a 20 de Abril de 1955 no "Palais de Chaillot", no Trocadero, em Paris. Tornou-se no primeiro modelo realizado pela marca francesa e a Pininfarina,.
O Peugeot 403 é um carro de passageiros de classe média francês que foi apresentado ao público pela primeira vez no Salão de Paris, o público encontrou um sedan de quatro portas e três volumes, com uma carroceria convencional de acordo com sua época.
Estava equipado com um motor dianteiro, de 1.290 cm3, com potência de 54 cv a 4.500 rpm e taxa de compressão de 7,3:1. As válvulas estavam no cabeçote mas o comando era lateral, no bloco. A alimentação era feita por um carburador Zenith em posição invertida. A velocidade máxima deste automóvel tipicamente familiar era de 130 km/h.
Media 4,45 metros de comprimento e pesava 1.000 kg.
A alavanca de velocidades ficava na coluna e tinha quatro marchas todas sincronizadas.
O Peugeot 403 foi colocado em produção como substituto dos modelos 203 que continuou em produção pelas exigências da sua fiel clientela.
O estilo não mudou durante sua produção, mas em 1959 oferecia motor de 1,5 litro, embriaguem automática, entre outras evoluções.
Curiosamente no East African Safari de 1963 foi sexto, quando o vencedor foi de um 404, o seu sucessor
Em 1956 foi apresentada a versão descapotável, que viria a ser imortalizado nas aventuras do "Tenente Columbo", que utilizou o cabriolet com matricula da Califórnia (044 APD) Peter Falk, escolheu para as suas averiguações um 403 conversível cinza que viu na rua, arranhado e amassado que enquadravam perfeitamente com o estilo da personagem, acompanhado pelo charuto, o velho sobretudo, aquele carro de 1960 completaria a pitoresco personagem.
Durante as filmagens da serie somente dois 403 foram utilizados ao longo dos anos que esteve no ar durante 30 anos.
A produção em série começou no mesmo ano e durou até 1966. Cerca de 1,2 milhão de exemplares desse modelo foram produzidos durante o mesmo. A produção concentrou-se na cidade de Sochaux, na França, mas também foi realizada na Austrália e na Nova Zelândia.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Heller
Série Kit
Referencia nº161 preço
Material – plástico
Material da placa de base – plástico
A base está colada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão como Kit.
País – França
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Citroen Traction 11 Madri...
. Ford V8 1936 - Um olhar s...
. Honda RC 162 1961 Grandes...
. Bentley EXP Speed 8 2001 ...
. 186º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera RS 19...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Volkswagen Beetle Rio de ...
. Bugatti 57 Atalante 1939 ...
. Aprilia RSV 1999 CC 2002 ...
. Citroen Xsara WRC 2001 - ...
. Renault 5 Maxi Turbo Tour...
. Porsche 924 Turbo 1978 - ...
. Tuk-Tuk-Banguecoque 1980 ...
. Lancia Stratos - Um olhar...
. 186º Encontro de Clássico...
. MV Agusta 500 Quatro cili...
. Citroen ZX Rally Raid 199...
. Tatra 603 – Praga- 1961 -...
. Delahaye 135 Drophead Cou...
. Suzuki GSV-R 2002 Kenny R...
. 185º Encontro de Clássico...
. Audi Quattro Sport E2 WRC...
. Holden FE -1956 - Um olha...
. Ford Focus WRC 2002 C McR...
. Lancia Stratos San Remo 1...
. Porsche 550 RS Spyder 195...
. Franco Durão da Costa Lor...
. Citroen 15 six - Um olhar...
. Fiat 124 Spyder Rally de ...
. Porsche 944 S2 cabriolet ...
. 185º Encontro de Clássico...
. Mercedes - Benz 240 D Táx...
. Yamaha YZR 500 Shinya Nak...
. 1983 Lancia 037 Rally Gro...
. Ford Focus WRC WRC - Um o...
. Porsche Carrera RS - Um o...
. Gaz M21 Volga - Um olhar ...
. 1950 Buick Super Riviera ...