Peugeot 205 T16 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Peugeot 205 T16 Belga Ypres 24H Rallye 1985
Bernard Darniche, Alain Mahé
Modelo real
Peugeot 205 Turbo 16 de 1984
O Grupo B em 1982, era o expoente máximo nas competições no asfalto, neve ou terra, estavam dotados uma grande potência, um kit de carroceria maior e um peso leve, mas com a condição de homologar um mínimo de 200 unidades para a estrada, já que se deviam basear num modelo de produção do fabricante.
A Peugeot para contestar a superioridade do Audi Sport quattro e seu sistema de tração total, contou com o empenho de Jean Todt, para a criação do Turbo 16, projetado numa plataforma com motor central, mas sempre baseado no Peugeot 205 GTI. A carroceria foi alargada, foram instaladas rodas maiores e um kit de carroceria, mas mantendo claramente reconhecíveis os traços do 205 de rua. Após dois bancos dianteiros, foi montado um motor turboalimentado de 1,8 litro e quatro cilindros, oferecendo uma potência de 200 cv.
O Ypres Rally, também chamado de Belgium Ypres Rally, é um rally nos arredores na área de Ypres, uma cidade em West Flanders, na Bélgica; foi organizado pela primeira vez por Frans Thévelin em 1965; em 1974 tornou-se etapa fixa do Campeonato Europeu de Rally e de 2006 a 2012 também do Intercontinental Rally Challenge. Em 2021, ingressou no Campeonato Mundial de Rally como substituto do cancelado Rally da Grã-Bretanha.
A prova recebeu o nome de 24 Horas de Ypress até 1997 que adquiriu o nome de Rally Ypres Westhoek da Bélgica, posteriormente adaptando o nome à base de seu principal patrocinador. Rally, prova pontual a partir de 2012 para o Campeonato Europeu de Rally Históricos.2
O Peugeot 205 T16 do Belga Team participou nas24H Ypres, um Rallye realizado em 1985 foi pilotado por Bernard Darniche, Alain Mahé que abandonpo com problemas no diferencial, uma prova vencida por Jean Ragnotti – Pierra Thimonier em Renault Maxi 5 Turbo, da Renault Elf Philips
Modificação na miniatura
A miniatura vinha em branco e os decalques
à parte para posteriormente serem aplicados.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Vitesse
Série SM
Referencia nº 25 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – Portugal
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Hyundai Accent WRC3- Um o...
. Porsche 911 GT2 tipo 993 ...
. Ford Fordor Sedan 1947 - ...
. Citroen GS Birotor - Um o...
. Derbi 125 GP 1988 - Um ol...
. 184º Encontro de Clássico...
. Bugatti T 57 C 1939 Vence...
. Lancia Super Delta HF Int...
. Porsche Speedster 1988 - ...
. Renault Colorale Tamanras...
. Jeep Willys - Um olhar so...
. Suzuki GSX 750 2001 Pierf...
. 184º Encontro de Clássico...
. Subaru Impreza 2001WRC - ...
. Porsche 912 - Um olhar so...
. Citroen DS19 1958 - Um ol...
. Yamaha R7 2000 Noriyuki H...
. Peugeot 206 WRC - Um olha...
. 183º Encontro de Clássico...
. Porsche 928 S4 Coupé - Um...
. Peugeot 404 Buenos Aires ...
. Honda NSR 250 1991 - Um o...
. Citroen Xsara WRC - Um ol...
. Porsche 911 Carrera Targa...
. Jaguar XJ 12 - Um olhar s...
. Freddie Spenser Honda NS ...
. Lancia Delta Integrale - ...
. Porsche nº 1 - Um olhar s...
. Fiat 1400 Roma 1955 - Um ...
. Yamaha R7 vencedora do Bo...
. 183º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera cabri...
. Renault Super Goélette SG...
. Honda VTR 1000 SP-1 2000 ...
. Cooper Climax T51 Jack Br...
. 183º Encontro de Clássico...
. Seat 1500 Barcelona 1970 ...
. Ford Mustang 1964 - Um ol...