Peugeot 205 T16 Evo 2 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
2º Timo Salonen/Seppo Harjanne (Peugeot 205 turbo 16 E2) (24 FGV 75).,
Modelo real
Timo Salonen testou pela primeira vez o Peugeot 205 T16 na Suécia, num troço nevado, a poucos dias antes do Natal de 84 e imediatamente percebeu que era um carro ganhador.
Quando me sentei no carro e acelerei, senti a potência do carro aliada à tração e a sensação foi extraordinária. Conseguia andar e curvar extraordinariamente depressa, mesmo em pisos cobertos de neve.
Habituado a condução de tração traseiras encontrou no Peugeot agora de tração total e motor traseiro, sensações semelhantes, enquanto no Audi Quattro o seu comportamento era semelhante ao dos carros de tração dianteira. No 205 não me agradava era o facto de não ter direção assistida pois exigia um enorme esforço para o conduzir em troços sinuosos.
No rali Monte Carlo de 1985 a vitória foi da Peugeot Talbot Sport e em 3º o #6 de Salonen Timo - Harjanne Seppo também em Peugeot 205 Turbo 16. Seguidamente voltou a ser 3º na Suécia, e a alcançar a primeira vitória no Rali de Portugal. Neste ano, a luta era apenas entre os Peugeot 205 Turbo 16 e os Audi Quattro S1 de Ai Vatanen e Walter Röhrl respectivamente.
No ano seguinte, no Grupo B, a Lancia juntou-se com o S4, estreado nos finais de 1985 com 500 cv, enquanto Audi mantinha o S1 e a Peugeot, o 205 Turbo 16, ambos na sua segunda geração o Evo 2 mais leve, mais potente e chegou a ter uma caixa de 6 velocidades, mas, do ponto de vista da condução, não fazia muita diferença. Na estreia, o Evo2 era demasiado largo e alterado do ponto de vista aerodinâmico.
O Rali de Monte Carlo tal como em 1985 era a primeira prova do Campeonato do Mundo de Ralis para 1986, eram semelhantes pois não diferiram muito entre si em termos de estrutura, imagem e condições atmosféricas,. No fundo, era o normal, com as habituais dificuldades, armadilhas do gelo e da neve e o Col de Turini, com a sua neve circundada de gente. LeBourzet, Moulinon, St. BonnetLeFroid, Le Col de la Madone,
A luta foi interessante, mas o final foi um segundo lugar depois de ter sido ultrapassado por Henri Toivonen no Monte Carlo de 86, foi explicado
Tudo foi decidido numa escolha de pneus durante a última noite. os técnicos da Michelin informam que o troço seguinte estava completamente seco e que deveria levar pneus slick. As decisões eram tomadas com base na informação dos batedores que passavam nos troços três horas antes.
“Eu parti com os slicks e, quando cheguei lá acima, o troço estava coberto de neve. Não conseguia andar a mais de 30-40 km/h e, a certa altura, o Toivonen passa por mim como uma flecha. Percebi que o rali estava perdido…”
Henri Toivnen venceu o Monte Carlo de 1986, no Lancia Delta S4, 20 anos após o seu pai, Pauli, o ter ganho em 1966 num Citroën DS21
Modificação na miniatura
Os decalques e outras peças vinham numa caixa acrílica dissimulada por baixo da vitrine de exposição para serem colocados posteriormente e acompanhado por uma foto a preto e branco.
![]()
![]()
![]()
![]()
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
As rodas são de plástico Whizzwheels.
Fabricante
Série
Referencia nº 302 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – Portugal
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. 193º Encontro de Clássico...
. Maybach V12 DS8 1930 Carr...
. Renault 12 - Um olhar sob...
. Saab 96 V4 - Um olhar sob...
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Carros Clássicos - Um olh...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Fiat 850 Coupé 1967 - Um ...
. 192º Encontro de Clássico...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Ford Escort MkII - Um olh...
. Porsche 911S Targa 1967 -...