Peugeot 205 Heller 1987- Um olhar sobre as minhas miniaturas
Peugeot 205 Turbo 16 Grand Raid Paris-Dakar 1987 esteve na II Exposição de Miniaturas do CAVR na Garagem S. Cristóvão de 11 a 17 de Julho de 1988
Modelo real
A Peugeot lançou o 205 em 24 de fevereiro de 1983 na sequência de uma ideia de Jean Boillot, quando surgiu com o projeto de um novo carro pequeno que seria muito mais do que urbano, foi um sucesso com motores a gasolina e a diesel com capacidade de 1 a 1,9 litros e potência de até 200 HP. Em 1984, a Peugeot-Talbot Sport entrou no Campeonato Mundial de Rally com o seu 205 Turbo 16, que tinha acabado de ser homologado no Grupo B pela FIA.
A Evolução 2, que surgiu no ano seguinte, para a Peugeot vencer no Campeonato Mundial de Ralis de 1985 e repetir a façanha em 1986. com seu pequeno motor central de apenas 1,8 litro e 480 cv, vencendo rivais como o Audi Quattro e Lancia 037 no Campeonato Mundial de Rali
Quando o Grupo B foi extinto em 1986 levou a Peugeot a correr no Dakar em 1987 um desejo de Jean Todt, responsável máximo da Peugeot Talbot Sport, se lembrou de alinhar com os 205T16 no Dakar.
No final do mesmo ano, foi revelado o "Grand Raid" um protótipo especial para competir no Paris-Dakar. O chassis foi alongado 30 cm e adicionado um tanque de combustível de 300 litros.
No primeiro dia do ano de 1987 começo na “Place d’Armes" em Paris, a sétima edição do "Paris-Argel-Dakar".
Iniciou-se a primeira participação oficial da Peugeot e a estreia na prova de Ari Vatanen com Bernard Grioux no Peugeot 205 Turbo 16 com o número 205. As duplas Mehta-Toughty e Zanussi-Arena completavam a equipa.
Ari Vatanen, piloto da equipa Peugeot Talbot Sport, agora com as cores da Camel, devido ao seu grande à vontade, sofreu no prologo um acidente, que os relegou para o 274º lugar na geral.
Ari Vatanen ainda teve outro grande susto na décima terceira etapa, mas ao fim de 12.874 km por França, Argélia, Níger, Mali, Mauritânia e Senegal chegou em primeiro lugar ao Lago Rosa de Dakar.
Zaniroli-Lopes (Range Rover) e Shinozuka-Fenouil (Mitsubishi) ocuparam os restantes lugares do pódio. Nesta edição a Peugeot venceu 10 etapas, seis delas graças a Shekhar Mehta.
O Peugeot 205 Turbo 16 Grand Raid Paris/Dakar pilotado por Ari Vatanen encontra-se no Musée de l'Aventure Peugeot de Sochaux.
Modificação na miniatura
É um Kit muito simples da Heller
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Heller
Série Kit
Referencia nº preço 620$00
Material – plástico
Material da placa de base – plástico
A base está colada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão
País - França
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Citroen Traction 11 Madri...
. Ford V8 1936 - Um olhar s...
. Honda RC 162 1961 Grandes...
. Bentley EXP Speed 8 2001 ...
. 186º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera RS 19...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Volkswagen Beetle Rio de ...
. Bugatti 57 Atalante 1939 ...
. Aprilia RSV 1999 CC 2002 ...
. Citroen Xsara WRC 2001 - ...
. Renault 5 Maxi Turbo Tour...
. Porsche 924 Turbo 1978 - ...
. Tuk-Tuk-Banguecoque 1980 ...
. Lancia Stratos - Um olhar...
. 186º Encontro de Clássico...
. MV Agusta 500 Quatro cili...
. Citroen ZX Rally Raid 199...
. Tatra 603 – Praga- 1961 -...
. Delahaye 135 Drophead Cou...
. Suzuki GSV-R 2002 Kenny R...
. 185º Encontro de Clássico...
. Audi Quattro Sport E2 WRC...
. Holden FE -1956 - Um olha...
. Ford Focus WRC 2002 C McR...
. Lancia Stratos San Remo 1...
. Porsche 550 RS Spyder 195...
. Franco Durão da Costa Lor...
. Citroen 15 six - Um olhar...
. Fiat 124 Spyder Rally de ...
. Porsche 944 S2 cabriolet ...
. 185º Encontro de Clássico...
. Mercedes - Benz 240 D Táx...
. Yamaha YZR 500 Shinya Nak...
. 1983 Lancia 037 Rally Gro...
. Ford Focus WRC WRC - Um o...
. Porsche Carrera RS - Um o...
. Gaz M21 Volga - Um olhar ...
. 1950 Buick Super Riviera ...