Panhard 24 CT- Um olhar sobre as minhas miniaturas
1377ª – Panhard 24 CT 1964 - Carros inesquecíveis Salvat Les Jouets Solido
Panhard 24 o ultimo Panhard
A Panhard, originalmente Panhard et Levassor, foi criada por René Panhard e Émile Levassor em 1887. um especialista em patentes conseguiu registrar o motor na França
Um Panhard et Levassor idêntico foi adquirido pelo Conde de Avilez em 1895 eram exemplares únicos.
Modelo real
Em 1955, a Citroën adquiriu 25% na Panhard a partir de então, as duas marcas foram cada vez mais administradas como uma única linha.
O Panhard PL 17 apresentado em 29 de junho de 1959, como sucessor do Panhard Dyna Z, o PL 17 era já numa versão reestilizada de seu antecessor , foi fabricado entre 1959 a 1965.
O motor de 610 cm3 inicial ganhou em cilindrada e melhorias, notadamente pela adoção de uma turbina de resfriamento.
O engenheiro Delagarde, projectou um curioso conjunto de soluções modernas e ultrapassadas, tornou-se num mecanismo a necessitar de manutenção regular e exigente. No PL17 de 1961, o M5 desenvolveu 42 cv SAE, permitindo que o PL17 atingisse respeitáveis 125 km/h com aceleração mais trabalhosa devido à sua falta de torque. A Panhard ofereceu uma variante Tiger mais avançada, com potência de 50 cv, permitindo que ultrapassasse 140 km/h. Uma velocidade muito rara em 1960 para um carro com esse tamanho de motor.
Atualização do PL 17, sempre enfrentou a oposição da Citroën aversa a qualquer novo modelo.
Em 1963 era lançado o modelo Panhard PL 24, uma nova restilização do carro de quatro portas, agora como um coupé.
O característico cheiro, as suas vibrações e o som muito particular do seu pequeno motor bicilíndrico de 848 cm3 refrigerado a ar. O ruido continuou muito elevado a dificuldade de subir uma subida mínima, como a Rua Dona Margarida Chaves, em Vila Real mas, chegou a atingir 160Km/h .
O último carro saiu em 20 de Junho de 1967, das linhas de montagens em Paris, foi um 24 B azul metalizado com os estofos em preto destinado a um concessionário de Besançon
Um protótipo com a frente maior e o motor do Citroën DS 23.e outro com motorização Maserati do Citroën SM que tinha 240 cavalos e chegava aos 245 km/h, foi mostrado nos salões.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido Salvat
Série Carros inesquecíveis Salvat - Les Jouets Solido
Referencia nº 35 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em Blister plástico transparente
País – França
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