Opel Manta 400 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Opel Manta 400 de Guy Colsoul / Alain Lopes Paris-Dakar 1985. esteve na II Exposição de Miniaturas do CAVR na Garagem S. Cristóvão de 11 a 17 de Julho de 1988.
Modelo real
Em 1982, Walter Röhrl no Opel Ascona 400 foi a última tracçaõ traseira a conquistar o título mundial de rali, depois do Opel Manta B 400 der apresentado no Salão de Genebra em 1981, denominação devida às 400 unidades necessárias para a homologação de uma versão de competição em Grupo 4,
O mais raro e potente Opel Manta 400 dispunha de um motor de quatro cilindros DOHC (dupla árvore de cames à cabeça) de 2,4 litros, com quatro válvulas por cilindro e 144 cv.
O Campeão belga de rally em 1981 no Opel Ascona 400 Gr.4 foi Guy Colsoul e Alain Lopes, mas foi ao volante de um Mercedes 280 GE em 1983 termina o Dakar em 6º lugar geral.
No ano seguinte, 1984 volta ao Rally Paris-Dakar, agora com o Opel Manta 400, Guy Colsoul e Alain Lopes para vencer a sua classe de veículos de tração ás duas rodas, termina em 4º lugar da classificação geral, logo atrás de três veículos de tração integral. O vencedor foi o Porsche 911 René Metge / Dominique Leymoyne seguido de Zaniroli, Da Silva no Range Rover V8 e em 3º Cowan, Syer no Mitsubishi Pajero.
Em 1985 voltam novamente ao Paris-Dakar mas não tiveram a mesma sorte onde o coupé de tração traseira talvez mais adaptado aos troços de rali do que ao Dakar e a ter de transportar por cima da mala um bidão, não terminou a prova, com o sucessor da Manta além de não ganha um título mundial, têm nos Quattro desde 1982, agora mais fortes para os simples tração às duas rodas.
Modificação na miniatura
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Vitesse
Série
Referencia nº preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País - Portugal
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Renault 12 - Um olhar sob...
. Saab 96 V4 - Um olhar sob...
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Carros Clássicos - Um olh...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Fiat 850 Coupé 1967 - Um ...
. 192º Encontro de Clássico...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Ford Escort MkII - Um olh...
. Porsche 911S Targa 1967 -...
. Hino PA 62 - Um olhar sob...
. Mercedes-Benz 540k 1936 C...