Opel Manta 400 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Opel Manta 400 de Guy Colsoul / Alain Lopes Paris-Dakar 1985. esteve na II Exposição de Miniaturas do CAVR na Garagem S. Cristóvão de 11 a 17 de Julho de 1988.
Modelo real
Em 1982, Walter Röhrl no Opel Ascona 400 foi a última tracçaõ traseira a conquistar o título mundial de rali, depois do Opel Manta B 400 der apresentado no Salão de Genebra em 1981, denominação devida às 400 unidades necessárias para a homologação de uma versão de competição em Grupo 4,
O mais raro e potente Opel Manta 400 dispunha de um motor de quatro cilindros DOHC (dupla árvore de cames à cabeça) de 2,4 litros, com quatro válvulas por cilindro e 144 cv.
O Campeão belga de rally em 1981 no Opel Ascona 400 Gr.4 foi Guy Colsoul e Alain Lopes, mas foi ao volante de um Mercedes 280 GE em 1983 termina o Dakar em 6º lugar geral.
No ano seguinte, 1984 volta ao Rally Paris-Dakar, agora com o Opel Manta 400, Guy Colsoul e Alain Lopes para vencer a sua classe de veículos de tração ás duas rodas, termina em 4º lugar da classificação geral, logo atrás de três veículos de tração integral. O vencedor foi o Porsche 911 René Metge / Dominique Leymoyne seguido de Zaniroli, Da Silva no Range Rover V8 e em 3º Cowan, Syer no Mitsubishi Pajero.
Em 1985 voltam novamente ao Paris-Dakar mas não tiveram a mesma sorte onde o coupé de tração traseira talvez mais adaptado aos troços de rali do que ao Dakar e a ter de transportar por cima da mala um bidão, não terminou a prova, com o sucessor da Manta além de não ganha um título mundial, têm nos Quattro desde 1982, agora mais fortes para os simples tração às duas rodas.
Modificação na miniatura
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Vitesse
Série
Referencia nº preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País - Portugal
Anos de fabrico a
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