O Mercedes do Maestro e do futuro vencedor de Vila Real - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Mercedes Benz 300 SLR #19 Juan Manuel Fangio e Stirling Moss.
O Mercedes-Benz 300 SLR (W196S) é um carro de corrida fabricado pela Mercedes-Benz em 1955. Onde o SLR significa Sport Leicht-Rennen; desportivo de competição superleve, amplamente influenciado pelo Mercedes-Benz 300 SL Foram construídos um total de nove chassi do W196S do qual dois dos nove chassis produzidos foram convertidos em cupês híbridos do 300 SLR e o 300 SL, conhecidoa como "Coupés Uhlenhaut"
No final de maio, a Mercedes levou os SLR para Nurburgring a maior corrida de carros desportivos da Alemanha que vencerem seguindo as indicações do director desportivo
Duas semanas depois da prova de Nurburgring a Mercedes levou o mesmo trio de SLR para as 24 Horas de Le Mans, uma corrida venceram com o W194 em 1952.
As regras foram alteradas e os organizadores só permitiram a participação de carros de cockpit aberto.
A Mercedes inovou quando juntou travões a ar para reduzir o desgaste dos travões traseiros e pneus. O travão era uma aba articulada operada por aríetes hidráulicos controlados por uma alavanca no painel que baixava automaticamente quando a segunda mudança for engatada posteriormente. Todos os três carros foram equipados.
O N 19 foi atribuído a Juan Manuel Fangio e Stirling Moss, o nº 20 a e John Fitch e Pierre Levegh, enquanto o nº21 foi para Karl Kling e Andre Simon
Um acidente insólito aconteceu quando nos treinos, Moss tocou no DB HBR de Claude Storez o que fez com que Jean Behra da Maserati fosse atirado contra o balcão e precisasse de tratamento hospitalar.
Fangio teve um percalço na largada quando a perna da calça o prendeu na alavanca de velocidades, mas no final da primeira volta, ele era 14º. Enquanto isso, Castellotti liderava, Levegh era sétimo e Kling era décimo segundo.
Uma hora depois, Fangio era terceiro, Kling foi sexto e Levegh foi sétimo.
Na volta 16, o Jaguar de Hawthorn passa para a frente e Fangio passa para segundo, apenas um segundo atrás. A partir daí, a dupla trocou a liderança várias vezes, num ritmo que a Ferrari de Castelotti simplesmente não conseguia igualar.
Após duas horas de corrida, os seis primeiros foram Hawthorn, Fangio, Castellotti, Maglioli, Kling e Levegh.
Meia hora depois, a tragédia aconteceu. Hawthorn puxou para o lado direito da pista e começou a travar para sua parada na frente do piloto de Austin-Healey, Lance Macklin. Macklin desviou de trás do Jaguar lento direto para o caminho do SLR de Levegh que bateu na traseira do carro de Macklin, transformando-se numa rampa e lançou o Mercedes no ar.
O SLR saltou sobre um banco de terra protetor a 125 mph e o barril rolou no meio da multidão. Levegh foi jogado para fora do carro e fraturou o crânio fatalmente.
Hawthorn chocado entregou o Jaguar líder para Ivor Bueb enquanto Fangio e Kling pararam para Moss e Simon assumirem.
Os pilotos da Mercedes pensam em desistir, ainda com o número de mortos desconhecido, e para isso decidiram consultar os diretores de Stuttgart o que foi difícil, todas as linhas telefônicas estavam saturadas ou desligadas.
Os organizadores decidiram não interromper a corrida, apesar dos 83 espectadores morreram no que continua sendo o acidente mais catastrófico do automobilismo.
As flechas de prata depois de ganharem com Fangio o campeonato de 1954, irão ganhar também o de 1955 com o W 196 S a vencer todas as corridas que terminou.
Mercedes Benz W 196 Streamlined 1954-
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/mercedes-benz-w-196-streamlined-um-1288848
Modificação na miniatura
Um kit muito completo com muita peças em fotodecoupé.
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Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são fotodecoupé. de acordo com as originais.
Fabricante MRF
Série Kit
Referencia nº preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão.
País - França
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