O Bugatti duplo vencedor de Le Mans - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Bugatti 57 C #1 J-P Wimille/P. Veyron Winner Le Mans 1939
Bugatti Type 57 C e as vitórias de 1937 e 1939
O Bugatti Type 57 C de 1937
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/bugatti-t-57-tank-um-olhar-sobre-as-1720487
Modelo real
A Bugatti está de volta, depois de no ano anterior, não ter estado presente, voltou em 1939 o Bugatt 57C com atualizações adicionais, onde a Bugatti conseguiu reduzir o peso do capot redondo em forma de pontão. O eixo traseiro, virabrequim e outras peças também foram otimizados.
Agora já equipado com os novos faróis amarelos, tornados obrigatórios a partir de 1936 para, na eventualidade de uma guerra contra a Alemanha se poderem distinguir as viaturas francesas das do inimigo.
Dotado de um compressor, o motor de 8 cilindros com 3251 cc. duas árvores de cames à cabeça produzia cerca de 200 cv. Isso permitiu velocidades superiores a 255 km/h na reta.
No início das 24 Horas de Le Mans, 1939. Raymond Sommer, duas vezes vencedor de Le Mans, com um novo Alfa Romeo, lidera a corrida desde o início e aumentou a diferença com os outros pilotos, incluindo Jean-Pierre Wimille. Mas o profissional da Bugatti dirigiu excepcionalmente, fazendo linhas limpas nas curvas enquanto preservava os pneus e travões . Até tarde da noite, os carros circulavam com cada vez mais velocidade. A luta feroz de Sommer e Wimille pelo primeiro lugar logo foi acompanhada por Louis Gérad e Georges Monnert, pilotos da Delage. Mas o seu carro de corrida não aguentou o esforço: na manhã de domingo, um problema no motor obrigou-os a parar nas boxes. Enquanto isso, Pierre Veyron continuou levando o Type 57 C volta após volta.
Dos 42 carros que largaram, apenas 20 cruzaram a linha de chegada, Wimille e Veyron percorreram 3.354 quilômetros, fizeram 249 voltas em 24 horas. atingiu uma velocidade média de 139,781 km/h. O carro vice-campeão da corrida fez ficou três voltas a frente do segundo e o terceiro carro nove voltas.
A guerra viria dois meses e meio depois desta vitória, mas antes dessa grande tragédia ainda houve espaço para um drama que mudaria a história da Bugatti.
O Bugatti 57C vencedor de Le Mans foi entretanto reconstruído na fábrica pois tinha acabado estas 24 Horas em muito mau estado mecânico e deveria ter sido entregue a William Groover-Williams,
No dia 15 de Agosto de 1939, véspera da fábrica fechar (para as férias obrigatórias desde 1936) Jean Bugatti foi ensaiar este automóvel, acabando por morrer ao tentar evitar um ciclista bêbado.
O 57C ficou dobrado ao meio e seria enterrado nos terrenos da fábrica, em Molsheim, num local que se manteve secreto até hoje. Por sua vez, o Grande Prémio de La Baule seria cancelado com o início da Guerra, no dia 1 de Setembro.
Modificação na miniatura
Depois de limado e lixado foi pintado e ainda se encontra a espera dos números de prova.
![]()
![]()
![]()
![]()
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas têm pneus de borracha de acordo com as originais.
Fabricante Grand Prix Models
Série
Referencia nº preço
Material – zamac
Material da placa de base – metal
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão
País - Inglaterra
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Carros Clássicos - Um olh...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Fiat 850 Coupé 1967 - Um ...
. 192º Encontro de Clássico...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Ford Escort MkII - Um olh...
. Porsche 911S Targa 1967 -...
. Hino PA 62 - Um olhar sob...
. Mercedes-Benz 540k 1936 C...
. Renault 4 cv 1950 - Um ol...
. Subaru Impresa 555 - Um o...