O Bugatti duplo vencedor de Le Mans - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Bugatti 57 C #1 J-P Wimille/P. Veyron Winner Le Mans 1939
Bugatti Type 57 C e as vitórias de 1937 e 1939
O Bugatti Type 57 C de 1937
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/bugatti-t-57-tank-um-olhar-sobre-as-1720487
Modelo real
A Bugatti está de volta, depois de no ano anterior, não ter estado presente, voltou em 1939 o Bugatt 57C com atualizações adicionais, onde a Bugatti conseguiu reduzir o peso do capot redondo em forma de pontão. O eixo traseiro, virabrequim e outras peças também foram otimizados.
Agora já equipado com os novos faróis amarelos, tornados obrigatórios a partir de 1936 para, na eventualidade de uma guerra contra a Alemanha se poderem distinguir as viaturas francesas das do inimigo.
Dotado de um compressor, o motor de 8 cilindros com 3251 cc. duas árvores de cames à cabeça produzia cerca de 200 cv. Isso permitiu velocidades superiores a 255 km/h na reta.
No início das 24 Horas de Le Mans, 1939. Raymond Sommer, duas vezes vencedor de Le Mans, com um novo Alfa Romeo, lidera a corrida desde o início e aumentou a diferença com os outros pilotos, incluindo Jean-Pierre Wimille. Mas o profissional da Bugatti dirigiu excepcionalmente, fazendo linhas limpas nas curvas enquanto preservava os pneus e travões . Até tarde da noite, os carros circulavam com cada vez mais velocidade. A luta feroz de Sommer e Wimille pelo primeiro lugar logo foi acompanhada por Louis Gérad e Georges Monnert, pilotos da Delage. Mas o seu carro de corrida não aguentou o esforço: na manhã de domingo, um problema no motor obrigou-os a parar nas boxes. Enquanto isso, Pierre Veyron continuou levando o Type 57 C volta após volta.
Dos 42 carros que largaram, apenas 20 cruzaram a linha de chegada, Wimille e Veyron percorreram 3.354 quilômetros, fizeram 249 voltas em 24 horas. atingiu uma velocidade média de 139,781 km/h. O carro vice-campeão da corrida fez ficou três voltas a frente do segundo e o terceiro carro nove voltas.
A guerra viria dois meses e meio depois desta vitória, mas antes dessa grande tragédia ainda houve espaço para um drama que mudaria a história da Bugatti.
O Bugatti 57C vencedor de Le Mans foi entretanto reconstruído na fábrica pois tinha acabado estas 24 Horas em muito mau estado mecânico e deveria ter sido entregue a William Groover-Williams,
No dia 15 de Agosto de 1939, véspera da fábrica fechar (para as férias obrigatórias desde 1936) Jean Bugatti foi ensaiar este automóvel, acabando por morrer ao tentar evitar um ciclista bêbado.
O 57C ficou dobrado ao meio e seria enterrado nos terrenos da fábrica, em Molsheim, num local que se manteve secreto até hoje. Por sua vez, o Grande Prémio de La Baule seria cancelado com o início da Guerra, no dia 1 de Setembro.
Modificação na miniatura
Depois de limado e lixado foi pintado e ainda se encontra a espera dos números de prova.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas têm pneus de borracha de acordo com as originais.
Fabricante Grand Prix Models
Série
Referencia nº preço
Material – zamac
Material da placa de base – metal
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão
País - Inglaterra
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Ayrton Sena da Silva, a l...
. Fiat 500 - Um olhar sobre...
. Wolseley Hornet - Um olha...
. McLaren MP4/6 F1 1991 - U...
. Bentley vence o comboio -...
. Citroen 2cv Azlp Malle Bo...
. Delahaye Victoria 1901 - ...
. Bugatti 57 S Atalante Cab...
. Seat 600 - Um olhar sobre...
. Mc Laren Honda MP4/5B - U...
. Decauville Vis á vis 1901...
. Delahaye 135 M 1939 nacio...
. Bugatti 22 “Brescia” de V...
. Mercedes Benz 190 E 2.3 1...
. Volkswagen Open Cabriolet...
. Um “Jacto” de Corrida - U...
. Ferrari Testarossa um bes...
. MGB GT 1965 - Um olhar so...
. Mc Laren Honda - Um olhar...
. Hebmüller Cabriolet - Um ...
. 169º Encontro de Clássico...
. Ferrari de ralis - Um olh...
. Volvo 440 - Um olhar sobr...
. Lotus 107 B Pedro Lamy - ...
. Elizabeth Junek Bugatti T...
. Mc Laren F1 Ayrton Sena d...
. Renault 4 L - Um olhar so...
. Voiturette de Louis Renau...
. Lotus de Pedro Lamy - Um ...
. Bugati T 57 Atalante - Um...
. Ferrari P2 - Um olhar sob...
. Volkswagen KdF Kommandeur...
. Ferrari 348 TB - Um olhar...
. Mercedes Benz SL da Diana...
. 168º Encontro de Clássico...
. Matra Simca Tour de Franc...
. Mercedes Benz - Sauber C1...
. Ferrari GTO Evolution - U...
. Ford Sierra Cosworth Vila...
. Mercedes Benz 220 SE - Um...
. Jaguar SS 100 - Um olhar ...
. Bugatti - 57s Roadster Ca...
. 168º Encontro de Clássico...
. Autocarro da Carris - Um ...
. Rolls Royce Corniche fech...