Cunningham - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Rapidamente veio a minha memória o velho Dinky Toys com aquelas lindas rodas azuis.
Modelo real
Cunningham - C5-R N 2 3rd 24h Le Mans 1953 P.Walters - J.Fitch
Exemplar único de Briggs S. Cunningham no seu Museu
Na juventude o seu tio tinha um Dodge com motor Hispano-Suiza e com ele fez varias viagens, até que a imaginação e a criatividade levou Briggs Cunningham a criar em 1939 o Bu-Merc, como o nome indica a junção de Buick e Mercedes-Benz para o qual utilizou um chassis de um Buick Century do mesmo ano com o motor original de oito cilindros em-linha de 5,2 litros que preparou e reposicionou para melhorar a aerodinâmica e o centro de gravidade, porque a parte mecânica era robusta e potente. A carroceria é de um Mercedes-Benz SSK acidentado. O carro obteve bons resultados nas mãos de Cunningham e de Miles Collier até o fim dos anos 1940.
Briggs entusiasmou-se com as 24 Horas de Le Mans, uma grande corrida de muito prestígio e o maior e mais reconhecido desafio automobilístico que um piloto poderia enfrentar numa prova de resistência e velocidade.
Depois de varias participações, a equipe de Briggs S. Cunningham era a favorita para a prova de Le Mans em 1953 e o novo C-5R esteve presente com os antigos C-4RK e o C-4R.
Phil Walters e Briggs Cunningham usando estatísticas de LeMans da última década chegando ao pormenor de calcular o aumento de velocidade que seria necessário para a vencer, construiu o seu carro mais potente até então, com enormes travões a tambor Alfin de 17 polegadas, os maiores já instalados em um carro de corrida.
Um eixo dianteiro sólido foi escolhido depois de os Kurtis em Indianápolis demonstraram a sua eficácia e economizou 30 libras em relação aos componentes anteriores.
O Cunningham C-5R 1953 foi equipado com um motor Hemi de oito cilindros da Chrysler de 331,1 polegadas cúbicas com carburadores Zenith downdraft desenvolvendo 310 cavalos de potência a 5200 rpm.
A forma do C-5R valeu-lhe o apelido de 'O Tubarão Sorridente', e registrou o quilômetro mais rápido em Le Mans em 1953 com 154,81 mph. Pilotado por John Fitch e Phil Walters, o carro obteve uma média de 104,14 durante 24 horas, quase 8 mph mais rápido do que a média de vitórias do 300 SL em 1952. Mas o Jaguar foi quase 9 mph mais rápido que o vencedor de 1952 e estava equipado com os novos tavões a disco da Dunlop terminou em 1º, 2º e 4º. O Cunningham C-5R, ficou em 3º, a apenas quarenta e duas milhas atrás do segundo colocado.
Os outros dois, o C-4R terminou em sétimo e o C-4RK em décimo. O C-5R terminou em terceiro,
John Fitch ainda o pilotou nas 12 horas de Reims, onde sobreviveu a um grande acidente. O bólide voltou aos EUA, onde Phil Walters o dirigiu mais duas prova até ir para o Museu Cunningham e toda a coleção ser adquirida por Miles Collier em 1986.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas têm pneus de borracha
As rodas são de resina de acordo com as originais.
Fabricante Modelos 3J
Série
Referencia nº 9
Material – bloco de resina
Apresentado em caixa de cartão.
País – Portugal
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. 2025 Circuito Internacion...
. Ford Fairlane Havana - Um...
. Peugeot 504 Coupé - Um ol...
. C-Guyot- S. Scarnato- N. ...
. 182º Encontro de Clássico...
. Brabham BMW BT 52 f1 1983...
. Citroen Traction Avant 11...
. Renault 25 - Um olhar sob...
. MV Augusta 500cc 1967 - U...
. Volkswagen Táxis do Mundo...
. Fiat 500 - Um olhar sobre...
. 182º Encontro de Clássico...
. Ceia do 1º de Dezembro 20...
. Derbi 125 Twin 1971 Angel...
. Austin FX4- Londres 1965 ...
. 181º Encontro de Clássico...
. Triumph Spitfire 1962 - U...
. Honda RSR 125 - Um olhar ...
. Peugeot 206 WRC 2000 - Um...
. Alpine Renault Berlinette...
. Yamaha YZR M1Max Biaggi 2...
. Lancia Stratos 1977 Rally...
. 181º Encontro de Clássico...
. Mercedes-Benz 180D Táxi L...
. Ducati 998R 2002 Pierfran...
. Yamaha TZ 250 1984 Cristi...
. 181º Encontro de Clássico...
. Renault Dauphini - Um olh...
. Gilera 125 2001 Manuel Po...
. Pedro Lamy Chrysler Viper...
. Honda NSR 500 1987 Wayne ...
. Circuito Internacional de...
. Porsche 962 Racing 1986 -...
. Renault 4 CV - Um olhar s...
. Honda NSR 500 1999 Alex C...
. Série 100 Anos de Desport...
. Wartburg A 311 coupé 1958...