Sexta-feira, 4 de Fevereiro de 2022

Cunningham - Um olhar sobre as minhas miniaturas

Cunningham - Um olhar sobre as minhas miniaturas

473º - Cunningham C-5R LM 1953 Modelos 3J

Rapidamente veio a minha memória o velho Dinky Toys com aquelas lindas rodas azuis.

Modelo real

Cunningham - C5-R N 2 3rd 24h Le Mans 1953 P.Walters - J.Fitch

Exemplar único de Briggs S. Cunningham no seu Museu

Na juventude o seu tio tinha um Dodge com motor Hispano-Suiza e com ele fez varias viagens, até que a imaginação e a criatividade levou Briggs Cunningham a criar em 1939 o Bu-Merc, como o nome indica a junção de Buick e Mercedes-Benz para o qual utilizou um chassis de um Buick Century do mesmo ano com o motor original de oito cilindros em-linha de 5,2 litros que preparou e reposicionou para melhorar a aerodinâmica e o centro de gravidade, porque a parte mecânica era robusta e potente. A carroceria é de um Mercedes-Benz SSK acidentado. O carro obteve bons resultados nas mãos de Cunningham e de Miles Collier até o fim dos anos 1940.

Briggs entusiasmou-se com as 24 Horas de Le Mans, uma grande corrida de muito prestígio e o maior e mais reconhecido desafio automobilístico que um piloto poderia enfrentar numa prova de resistência e velocidade.

Depois de varias participações, a equipe de Briggs S. Cunningham era a favorita para a prova de Le Mans em 1953 e o novo C-5R esteve presente com os antigos C-4RK e o C-4R.

Phil Walters e Briggs Cunningham usando estatísticas de LeMans da última década chegando ao pormenor de calcular o aumento de velocidade que seria necessário para a vencer, construiu o seu carro mais potente até então, com enormes travões a tambor Alfin de 17 polegadas, os maiores já instalados em um carro de corrida.

Um eixo dianteiro sólido foi escolhido depois de os Kurtis em Indianápolis demonstraram a sua eficácia e economizou 30 libras em relação aos componentes anteriores.

O Cunningham C-5R 1953 foi equipado com um motor Hemi  de oito cilindros da Chrysler de 331,1 polegadas cúbicas com carburadores Zenith downdraft desenvolvendo 310 cavalos de potência a 5200 rpm.

A forma do C-5R valeu-lhe o apelido de 'O Tubarão Sorridente', e registrou o quilômetro mais rápido em Le Mans em 1953 com 154,81 mph. Pilotado por John Fitch e Phil Walters, o carro obteve uma média de 104,14 durante 24 horas, quase 8 mph mais rápido do que a média de vitórias do 300 SL em 1952. Mas o Jaguar foi quase 9 mph mais rápido que o vencedor de 1952 e estava equipado com os novos tavões a disco da Dunlop terminou em 1º, 2º e 4º. O Cunningham C-5R, ficou em 3º, a apenas quarenta e duas milhas atrás do segundo colocado.

Os outros dois, o C-4R terminou em sétimo e o C-4RK em décimo. O C-5R terminou em terceiro,

John Fitch ainda o pilotou nas 12 horas de Reims, onde sobreviveu a um grande acidente. O bólide voltou aos EUA, onde Phil Walters o dirigiu mais duas prova até ir para o Museu Cunningham e toda a coleção ser adquirida por Miles Collier em 1986.

IMG_20220122_190458.jpg

IMG_20220122_190600.jpg

IMG_20220122_190650.jpg

IMG_20220122_190721.jpg

Miniatura

Interior detalhado

Sem suspensão.

As rodas têm pneus de borracha

As rodas são de resina de acordo com as originais.

Fabricante Modelos 3J

Série

Referencia nº 9

Material – bloco de resina

Apresentado em caixa de cartão.

País – Portugal

Anos de fabrico  a

 


publicado por dinis às 20:50
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. XXIV Passeio Aleu 2024

. Tyrrell 003 1971 F1- Um o...

. Honda RA272 !965 F1- Um o...

. Brabham BT 24 1967  F1- U...

. Mc Laren M23 F1- Um olhar...

. Williams Renault FW 19 19...

. Lotus Type 49B 1968 F1- U...

. Ferrari 166 MM barchetta ...

. Williams FW124 1992 F1- U...

. Taça de Vila Real Turismo...

. 176º Encontro de Clássico...

. McLaren MP/2C 1986 F1- Um...

. BMW 327 coupé - Um olhar ...

. Matra MS 80 1969 F1- Um o...

. Audi TT-R DTM - Um olhar ...

. Brabham BT49C F1- Um olha...

. Mc Laren MC7 1969 F1- Um ...

. Lotus Climax 25 F1- Um ol...

. Corridas de Vila Real 202...

. Lola T290 #HU2, Vic Elfor...

. 53º Circuito Internaciona...

. O Rally de Portugal 2024 ...

. Wartburg A 311 coupé 1958...

. Rally de Portugal 2024 cl...

. Maserati 250F – 1957 F1- ...

. O Rally de Portugal 2024 ...

. Renault RE 20/23 René Arn...

. Cooper T 51 F1- Um olhar ...

. Tyrrell P34 1976 - Um olh...

. 175º Encontro de Clássico...

. Mc Laren F1 GTR - Um olha...

. Vanwall VW57 F1- Um olhar...

. Lotus 78 F1- Um olhar sob...

. Alfa Romeo 158 F1- Um olh...

. Mc Laren Mercedes F1- Um ...

. Mercedes-Benz W196 sport ...

. Delahaye 135 M Spider  Bu...

. Mercedes F1 com carroçari...

. Porsche 356 - Um olhar so...

. Mc Laren Mercedes F1- Um ...

. Bugatti 57C coupé longo -...

. III Especial Sprint de Vi...

. 500 Milhas ACP Clássicos ...

. Triumph Spitfire - Um olh...

. Vila Real Gathering Super...

. III Especial Sprint de Vi...

. 500 Milhas ACP Clássicos ...

. A última vitoria da Ligie...

. Vila Real Gathering Super...

. III Especial Sprint de Vi...

.arquivos

. Junho 2024

. Maio 2024

. Abril 2024

. Março 2024

. Fevereiro 2024

. Janeiro 2024

. Dezembro 2023

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Setembro 2023

. Agosto 2023

. Julho 2023

. Junho 2023

. Maio 2023

. Abril 2023

. Março 2023

. Fevereiro 2023

. Janeiro 2023

. Dezembro 2022

. Novembro 2022

. Outubro 2022

. Setembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Abril 2022

. Março 2022

. Fevereiro 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Setembro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub