Matra Simca Bagheera - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Para substituir o Matra M 530 foi apresentado o Bagheera, um carro desportivo construído pelo grupo de engenharia Matra em cooperação com a Simca, que em 1970, já tinha um acordo comercial com a Chrysler - France para a distribuição do modelo.
Desenhado por Jean Toprieux com a colaboração de Jacques Nochet a que se associou o designer grego Antonis Volanis paro o interior.
Apresentado em Junho de 1973 a Matra o novo modelo consagra a sua ligação a Simca.
A carroceria do Bagheera era composta por 19 painéis em poliéster reforçado com fibra de vidro, fixados ao chassi. Para fazer os painéis a Matra usava um método de prensagem de baixa pressão e alta temperatura para produzir os painéis usando ferramentas relativamente baratas num processo em uso apenas 12 meses antes do início da produção,
Esta nova tecnologia levantou problemas com o acabamento do carro que dificultaram as vendas tendo em 1975 o prêmio "Silver Lemon" da ADAC alemã por ser o carro novo com mais problemas, depois de ter ganho o 1973 Style Auto Award, batendo a concorrência que incluía o Lancia Stratos, o Lancia Beta coupé e o Ferrari Dino 308 GT4.
Quanto á formula de três lugares na frente e o condutor no estremo, tinha um formato de um hatchback, elegante, com os faróis ocultos, agradou a muitos dos compradores A porta traseira abria para aceder ao motor montado atrás do compartimento de passageiros.
O motor, a caixa de velocidades e muitos elementos de suspensão proveem diretamente do Simca 1100 equiparam o novo Matra, um carro com motor central em vez de tração dianteira como o carro doador
Uma linha sedutora o Bagheera era também era muito aerodinâmico, com um coeficiente de arrasto de 0,33 para os primeiros modelos. Uns retoques no modelo em 1975 melhoraram o conjunto. Isso aumentou ligeiramente para 0,35.
Foi comercializado como Matra-Simca Bagheera até seu último ano de produção, quando sua designação foi alterada para Talbot-Matra Bagheera após o desaparecimento da Chrysler Europe e a posterior aquisição pela PSA.
Modelo real
Modificação na miniatura
Miniatura
Abres as portas e levanta a mala.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido
Série
Referencia nº 21-9/73
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País - França
Anos de fabrico a
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