Lotus 78 Formula 1 John Player Special - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1977 Lotus 78 Ford Cosworth MK3 #5 Mario Andretti Black John Player Special 1º GP Argentina 1978
A aplicação do efeito solo na Fórmula 1, foi uma das brilhantes intuições de Colin Chapman em conjunto com Bellamy, Ogilvie e o aerodinamicista Peter Wright, usou pela primeira vez esse design inovador no 78, concorrente da Lotus na Fórmula 1 para a temporada de 1977. O carro apresentava um monocoque ultrafino, construído a partir de um favo de mel de alumínio.
Em ambos os lados do compartimento do piloto, o Lotus 78 ostentava pods laterais de comprimento total, que abrigavam os radiadores e criavam os 'efeitos de solo'. A área de baixa pressão foi vedada em ambos os lados por saias que podiam deslizar para cima e para baixo, que mantinham contato com a pista o tempo todo. As asas convencionais foram instaladas na frente e na traseira para estabilidade em alta velocidade.
Em 1977, com Andretti e Nilsson vencendo cinco GP, mas foi aa Ferrari e Lauda a vecer o campeonato
Em 1978 a equipe Lotus e o Lotus 78 venceu mais dois GP com Andretti e Peterson, antes de utilizar o Lotus 79, ainda mais refinado e competitivo.
Naquele ano, Mario Andretti venceu o Campeonato Mundial de Pilotos e o Campeonato Mundial de Construtores da Lotus. O 79 também foi usado esporadicamente em 1979 por algumas equipes privadas.
Modelo real
Modificação na miniatura
A bandeira inglesa estava junta com os decalques das finíssimas listas douradas e era para ser recortada depois de estar colada, mas nunca o foi, ainda lá está.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas têm pneus de borracha de acordo com as originais.
Fabricante Yaxon
Série
Referencia nº
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão em Kit e com janela de visualização e vitrine plástica, montada.
País - Itália
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Renault Laguna Spyder Con...
. Maserati 300S LM 1955 Per...
. Peugeot 106 XSi - Um olha...
. Renault 4 L - Um olhar so...
. Wolseley Hornet - Um olha...
. Ferrari 375 Plus - Um olh...
. Bugatti Atlantic 57 SC - ...
. Dino Ferrari - Um olhar s...
. Joaquim Coelho da Rocha S...
. Ferrari 750 Monza - Um ol...
. 173º Encontro de Clássico...
. BMW V12 LMR - Um olhar so...
. Ford Sierra RS Cosworth 4...
. Chrysler Town & Country 1...
. Ferrari 166 MM spyder str...
. Mercedes Benz CLK GTR - U...
. Fiat Bravo - Um olhar sob...
. Citroen 2CV /Bimoteur - U...
. Mercedes Benz 220 SE - Um...
. Leonel Moreira Meireles M...
. Opel Omega 3000 24v Evo 5...
. Bugatti EB 110 - Um olhar...
. Renault Dauphine 1093 - U...
. 173º Encontro de Clássico...
. Messerschmitt Tiger - Um ...
. Ferrari 166 MM Coupé 195 ...
. BMW M3 DTM - Um olhar sob...
. Porsche 935 K3 - Um olhar...
. Last Race of Keke Rosberg...
. Mini Cooper S - Um olhar ...
. Morris Cooper S - Um olha...
. 172º Encontro de Clássico...
. Sauber Mercedes C9 - Um o...
. BMW 320 Gr 5 - Um olhar s...
. Karmann Ghia conversível ...
. Ferrari 330P4 Spyder - Um...
. Ford V8 1935 - Um olhar s...
. Chevrolet Impala Daytona ...
. 53° Circuito Internaciona...
. Chevrolet Corvette- Um ol...
. 172º Encontro de Clássico...
. Messerschmitt KR 200 - Um...
. Chevrolet Lumina ou Buick...