Lotus 78 Formula 1 John Player Special - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1977 Lotus 78 Ford Cosworth MK3 #5 Mario Andretti Black John Player Special 1º GP Argentina 1978
A aplicação do efeito solo na Fórmula 1, foi uma das brilhantes intuições de Colin Chapman em conjunto com Bellamy, Ogilvie e o aerodinamicista Peter Wright, usou pela primeira vez esse design inovador no 78, concorrente da Lotus na Fórmula 1 para a temporada de 1977. O carro apresentava um monocoque ultrafino, construído a partir de um favo de mel de alumínio.
Em ambos os lados do compartimento do piloto, o Lotus 78 ostentava pods laterais de comprimento total, que abrigavam os radiadores e criavam os 'efeitos de solo'. A área de baixa pressão foi vedada em ambos os lados por saias que podiam deslizar para cima e para baixo, que mantinham contato com a pista o tempo todo. As asas convencionais foram instaladas na frente e na traseira para estabilidade em alta velocidade.
Em 1977, com Andretti e Nilsson vencendo cinco GP, mas foi aa Ferrari e Lauda a vecer o campeonato
Em 1978 a equipe Lotus e o Lotus 78 venceu mais dois GP com Andretti e Peterson, antes de utilizar o Lotus 79, ainda mais refinado e competitivo.
Naquele ano, Mario Andretti venceu o Campeonato Mundial de Pilotos e o Campeonato Mundial de Construtores da Lotus. O 79 também foi usado esporadicamente em 1979 por algumas equipes privadas.
Modelo real
Modificação na miniatura
A bandeira inglesa estava junta com os decalques das finíssimas listas douradas e era para ser recortada depois de estar colada, mas nunca o foi, ainda lá está.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas têm pneus de borracha de acordo com as originais.
Fabricante Yaxon
Série
Referencia nº
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão em Kit e com janela de visualização e vitrine plástica, montada.
País - Itália
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Fiat 519S 1823 - Um olhar...
. Porsche 935 Giannone - Um...
. Rolls Royce Phanton III c...
. McLaren M26 - Um olhar so...
. Bugatti Atalante 1939 - U...
. 152º Encontro de Clássico...
. Lola T 70 P 101 BRM MK 3 ...
. Blitzen Benz o Benz de re...
. Brabham Alfa Romeo BT 46 ...
. BMW 2002 TI Alpina Gr2 Ma...
. 51ª Edição Circuito Inter...
. Porsche 917/10 Can Am Bru...
. Alfa Romeo T 33/TT/12 Red...
. 152º Encontro de Clássico...
. Nash Healey Le Mans 1950 ...
. BMW 320i Jagermeister - U...
. Mini Cooper Grupo 5 - Um ...
. Lotus 78 Formula 1 John P...
. Lancia Stratos HF de velo...
. Porsche Aurora RSR - Um o...
. 152º Encontro de Clássico...
. Toyota Celica Rally - Um ...
. Talbot Tagora - Um olhar ...
. Fiat 12 HP 1902 - Um olha...
. Porsche Carrera RSR Robet...
. 152º Encontro de Clássico...
. BMW 320 Grupo 5 - Um olha...
. Benz HP 200 Corsa Blitzen...
. BMW 2.8 CS Alpina - Um ol...
. Austin Healey LM 1953 - U...
. Porsche 917/10 Can Am - U...
. Lamborghini Countach - Um...
. Porsche 935 com faróis Va...
. 151º Encontro de Clássico...
. Miguel Oliveira Fim de se...
. Ford Mustang - Um olhar s...
. Citroen DS curto - Um olh...
. As equipas começam a apre...
. Duesenberg Modelo SJ - Um...
. Porsche 917 10 Can Am - U...
. Lola T 280 Jo Bonnier 197...
. 51º Circuito Internaciona...
. Porsche 930T "Meccarillos...