Lotus 72 D 1972 Emerson Fittipaldi - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1228ª – Lotus 72 D 1972 Emerson Fittipaldi RBA
Lotus 72 D 1972 Emerson Fittipaldi Monza 1, vencedor e campeão do mundo
Modelo real
Os modelos da Lotus 49C, 72A e 72B competiram em 1970, com Emerson a estrear-se no GP da Grã-Bretanha, em Brands Hatch, nas cores vermelho e dourado do Gold Leaf Racing Team .
A equipe de Colin Chapman usa o 72 desde 1970, sempre a evoluir a cada temporada.com o Lotus Ford Cosworth 72D na terceira evolução do carro que ganhou o mundo em 1970, agora com a pintura preta e dourada.
A carroceria com perfil afilado do Lotus 72D tinha o bico bastante baixo e plano, os radiadores montados nas laterais, e generoso aerofólio na traseira. Na prática, tinha boa velocidade em retas e maior estabilidade em curvas. Esta carroceria deu à Lotus 20 vitórias, com os modelos 72C (cinco vezes), 72D (sete) e 72E (oito)..
A entrada de ar para o motor montado acima da cabeça do piloto tornou-se mais alta, tornando o motor Cosworth mais potente, e a asa traseira maior proporcionou maior eficiência aerodinâmica.
O carro criado por Colin Chapman, fundador da Lotus e pelo designer Maurice Philippe, o Lotus 72D, fez a sua primeira aparição no GP de Mônaco de 1971, com Emerson Fittipaldi largando da 17ª posição no grid e terminando em quinto lugar.
O Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 realizado em Monza em 10 de setembro em 1972, foi a décima etapa da temporada, nela a vitória de Emerson Fittipaldi garantiu ao brasileiro o título de campeão mundial e garantiu para a Lotus-Ford o título de construtores.
Quarenta anos mais tarde lembra Fittipaldi e depois de o ter voltado a pilotar, lembra.
“Foi com esse carro que venci minha primeira corrida na F-1, há 40 anos, nos EUA, e também o meu primeiro título, em 1972”,
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante IXO, RBA Collectibles,
Série Grand Prix – Mitos da Fórmula 1
Referencia nº 32 preço 1595$00
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – Portugal, feito na China
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Yamaha TZ 250 1984 Cristi...
. 181º Encontro de Clássico...
. Renault Dauphini - Um olh...
. Gilera 125 2001 Manuel Po...
. Pedro Lamy Chrysler Viper...
. Honda NSR 500 1987 Wayne ...
. Circuito Internacional de...
. Porsche 962 Racing 1986 -...
. Renault 4 CV - Um olhar s...
. Honda NSR 500 1999 Alex C...
. Série 100 Anos de Desport...
. Renault Sport Spider - Sa...
. Ferrari F1 – 2000 - Um ol...
. Kenny Roberts Yamaha YZR ...
. Williams FW07B F1- Um olh...
. Yamaha Tech3 - Um olhar s...
. Jean Alesi Tyrrel 019 199...
. Lamborghini Diablo - Um o...
. Loris Capirossi - Um olha...
. Renault 8 Gordini - Um ol...
. Keke Roseberg Williams FW...
. Aprilia RS3 990 2002 Regi...
. Renault 4 - Um olhar sobr...
. Bruce McLaren Cooper T53 ...
. Renault Floride - Um olha...
. Fiat 600D 1953 - Um olhar...
. Valentino Rossi Honda RC ...
. 180º Encontro de Clássico...
. Volkswagen - Um olhar sob...
. Auto Clássico Porto 2024 ...
. Tyrrel 008 1978 Patrick D...
. Suzuki RGV 500 Kevin Schw...
. Alberto Ascari Lancia D50...
. Honda NSR500 de Alexandre...
. Les Jouets Solido Mini - ...
. 179º Encontro de Clássico...
. Ligier JS11 1979 Jacques ...
. Opel Olympia 1952 - Um ol...
. Pedro Lamy Mercedes-Benz ...
. Fiat Punto Kit Car S1600 ...
. Ducati 996 1999 Carl Foga...
. Lotus 72 D 1972 Emerson F...