Lotus 11 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Que fazer! O modelo de David Piper em Vila Real ou um dos de Le Mans.
Modelo real
O aparecimento do Lotus XI data de 1956. Era a época em que Colin Chapman, ainda nos primeiros anos da sua carreira de construtor, e procurava um êxito internacional que impusesse, definitivamente, os seus carros.
Concebido como um carro de sport, podia ser equipado com motores de Conventry-Climax de uma única asvore de cames, com cilindradas de /45,1096,e 1475 cm3 e em que o último podia desenvolver uma potencia de 141HP às 7000rpm. As versões construídas para as 24 Horas de Le Mans de 1957 estavam dotadas de travões de disco e suspensão traseira tipo DeDion.
Em Le Mans a Lotus apresentou 4 MK XI, sendo um de 745cm3 e três de de 1100cm3, os quais obtiveram os triunfos nas respectivas classes e ainda o 1º lugar da classificação ao Índice de Performance, quebrando assim, a igemonia dos Panhards nesta classificação, a qual já vinha desde 1949.
As classificações alcançadas pelos carros de Chapman nestas 24 Horas, foram as seguintes.
62 Mckay Frazer/Chamberlien 1098 159,468 9º
42 Walshaw/Dalton 1098 144,909 13º
55 Allison /Dalton 745 144,882 14º
40 Brabham/Raby 1047 142,052 15º
No ano anterior a Lotus estivera em Le Mans, e a equipa constituída por Bicknell Joop correndo num MKXI com o nº 36, obtivera o seu primeiro êxito em La Sarte, ao vencer a classe de 750 a 1100cm3, classificando-se em 7º lugar na geral e em 4º. ao Indice de performance.
Os êxitos de 1957 levaram os responsáveis da Lotus em pensar nima possível repetição dos mesmos em 1958, mas na realidade as prespectivas goraram-se, pois, apenas um MK XI sobreviveu à ecatmbe de desistências que se abateu sobre os carros inscritos. O sobrevivente, conduzido por Stacy e Dickon, logra obter apenas, o 20º e ultimo lugar da geral, o 8º na classe e o 16º ao Índice de Performance.
Esta seria a última corrida de um Lotus XI em Le Mans.
Uma curiosidade, apenas, para finalizar; este Lotus é absolutamente igual ao vencedor ao Índice de Performance, do ano anterior. Até o número -55- é o mesmo.
A decalcomania Team Lotus encontra-se na folha de decalques D-4 dos Modelos 3J
Modificação na miniatura
Um dos primeiros kits e como tal, era necessário retirar ou tapar algumas imperfeiçoes. Separar as peças e lima-las. E pinta-as.
A principal dificaldade residia no recorte do plástico em que era moldado os vidros e o para brisas.
Com a miniatura vinha uma folha de instruções com o desenho em esquema do carro e a historia do mesmo.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Modelos 3J
Série
Referencia nº 8
Material – resina
Apresentado em caixa de cartão.
País - Portugal
Anos de fabrico a
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