Quarta-feira, 22 de Abril de 2015

Lobato e Salvador sobem ao pódio em Braga

Lobato e Salvador sobem ao pódio em Braga

 

Campeonato Nacional de Velocidade 2015

6279fc77-0418-413d-b1f4-dc6a4a078663.jpgDesde o primeiro momento que Pedro Salvador e Rafael Lobato se afirmaram como uma das equipas favoritas na jornada de abertura do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV) este fim-de-semana disputada no Circuito Vasco Sameiro, em Braga.

 

 

Ao volante do Norma M20FC da categoria CN com o número 9, rodaram na frente nos primeiros treinos livres e foram segundos na segunda sessão já com a pista mais seca. Na primeira sessão de treinos cronometrados, que definiu a grelha de partida para a primeira corrida, Pedro Salvador atingiu a terceira melhor marca: “a pista estava bastante difícil e entendi que devia tentar fazer o tempo mais para o final, no entanto a chuva acabou por beneficiar quem atacou mais cedo”, relatou Pedro Salvador.

Na segunda qualificação Rafael Lobato impôs-se. “Foi uma sessão muito disputada e tive que estar cem por cento concentrado. A pista estava difícil porque tinha zonas molhadas e outras mais secas e andamos todos a rodar em tempos muito iguais. A minha principal preocupação foi manter a concentração.” O resultado obtido confirmou o seu esforço, alcançando a pole position para a grelha de partida da corrida de Domingo com uma vantagem de 0.271s para o segundo classificado.

fe06fd90-46c9-4d55-ade2-ba830bce5937.jpgAinda no Sábado, Pedro Salvador fez a partida para a Corrida 1 e manteve-se na luta pela vitória durante dez voltas, mas um furo obrigou-o a seguir para a box: “o pneu esquerdo da frente furou, não entendi porquê, talvez algum detrito na pista, e perdeu pressão de forma súbita. Não tive outra opção e tive mesmo que ir à box fazer a troca”, conta Pedro Salvador.

916b016a-3bba-400d-b36f-187762ee77ec.jpgO homem da Speedy Motorsport regressou à pista para fazer mais meia dúzia de voltas e teve que regressar à box, para a troca de pilotos. Rafael Lobato limitou-se a cumprir o tempo de prova e receber a bandeirada xadrez na quarta posição, a uma volta dos vencedores.

77a02abe-0a08-4fa0-b7f5-d697250c9563.jpgNo Domingo, Rafael Lobato estava encarregado da partida para a segunda corrida do fim-de-semana e arrancava da pole-position. Nas palavras do pai, Jorge Lobato, “ele tem a experiência das partidas do Ralicross e lá a primeira curva é fundamental. Se aqui fizer o mesmo, vai correr bem…”

3e30a07b-8934-48c0-a2d7-8546312c77ca.jpg

Mas nem sempre o destino depende de quem vai na frente. Rafael Lobato partiu bem e manteve a liderança até à primeira curva, mas um adversário achou que o respectivo carro cabia entre o Norma e o corrector: “fiquei surpreendido quando senti um toque do lado direito, a meio do carro, quando eu já o tinha inserido na curva. Foi impossível evitar o pião e perdi muito tempo, pois tive que esperar que toda a gente passasse por mim, para conseguir retomar a corrida.”

0bd41c5d-480d-4a3a-b3bd-73b08a6d5123.jpg

A partir daí a palavra de ordem era recuperar o atraso e Rafael Lobato entregou o carro no terceiro posto a Pedro Salvador: “quando me sentei no carro tinha a certeza de que não dependia de nós terminar mais na frente. Tínhamos perdido demasiado tempo na confusão após a partida e tive que me limitar a tentar ganhar algum tempo e esperar que algo se passasse na frente da corrida.”

 

341de52d-c7bd-402b-bc43-b43d0dcb0d34.jpgO terceiro posto foi, apesar de tudo, um bom resultado. "Durante todo o fim-de-semana sentimos alguns problemas de set-up. No piso seco, a direito, o carro tinha uma vibração estranha. Vamos ter que rever a nossa suspensão, para a próxima prova.” remata o homem forte da Speedy Motorsport.

2abfaab5-4ebd-4748-aac7-1ca1b8d0eaef.jpgQuanto a Rafael Lobato: "Faço um balanço muito positivo da minha estreia, com uma pole position e um pódio! Não cometi erros e acumulei muitos Km ao volante do Norma, o que era fundamental para a minha evolução. Vamos agora preparar a próxima prova e lutar pela vitória no Algarve, pois acho que demonstramos que vão ter que contar connosco. Este ano o nível competitivo está ainda mais alto e queremos chegar rapidamente ao topo da classificação geral do Campeonato, onde somos 3º neste momento.

f0ae9e55-494e-49c5-9b72-f653a2edfb31.jpgUm agradecimento especial aos meus patrocinadores e à PNC, a toda a equipa pela maneira como me receberam e apoiaram e ao Pedro Salvador pela confiança depositada em mim, para estar ao seu lado no arranque deste seu projecto!

 

E claro, aos melhores fãs do mundo, que me apoiaram em grande número em Braga ou nas redes sociais!"

f0ae9e55-494e-49c5-9b72-f653a2edfb31.jpg

 

O Campeonato Nacional de Velocidade prossegue em Portimão, nos dias 9 e 10 de Maio, na pista do Autódromo Internacional do Algarve.

 

 Piloto - Rafael Lobato

Piloto de Vila Real, com apenas 17 anos que, depois de vários títulos conquistados no karting, disputou durante 3 épocas o Campeonato de Portugal de Ralicross onde se sagrou Campeão por duas vezes. Aliás, é o mais jovem Campeão de Portugal de toda a história do automobilismo nacional, ao vencer o Campeonato em 2012 com apenas 14 anos de idade.
 
Em 2012 foi ainda distinguido pelo mais importante jornal desportivo nacional Autosport com o prémio Piloto Revelação Portugal 2012.
 
Já foi por três vezes distinguido com o prémio "Bilas de Ouro" na Gala do Desporto Municipal de Vila Real e em 2013 foi distinguido com o Prémio de Mérito Desportivo pela Câmara Municipal de Vila Real.
Em 2014 foi novamente galardoado pelo Município de Vila Real pelos seus resultados desportivos.

Em 2014 conquistou novo título nacional, sagrando-se Campeão Nacional de Velocidade - Sport-protótipos C3.
 
Nos seus tempos livres dedica-se às corridas virtuais em simuladores.


Equipa - Speedy Motorsport

A mais recente estrutura de competição em Portugal, com sede na Maia, criada em 2015 pelo piloto e director de equipa Pedro Salvador.
A equipa tem como objectivo lutar pela vitórias em todas as competições em que vai estar envolvida.
No seu plantel conta com dois Fórmula Ford e dois Sport-Protótipos. Um deles é o Radical SR3 #8 da categoria C3 (Miguel Lobo / Paulo Sá Silva) e o outro é o Norma M20FC #9 da categoria CN (Pedro Salvador / Rafael Lobato).


Carro - Norma M20FC

O carro a utilizar será um Sport-protótipo da classe CN, a categoria-rainha em Portugal e o degrau de entrada nesta modalidade que tem o expoente máximo nas viaturas que todos os anos disputam o Mundial de Resistência, onde se incluem as míticas 24 Horas de Le Mans.
 
Com chassis em fibra de carbono, motores de 2000cc, caixa de 6 velocidades sequencial e comando por patilhas no volante, travões de disco ventilado nas quatro rodas, desenvolve uma potência de 270 CV.

 
Dimensões: 4.20m x 1.80m x ---m (C x L x A)
Peso: 590 Kg
Relação peso/potência: 2.2 Kg/CV
Velocidade máxima: 250 Km/h
Aceleração ( 0-100 Km/h): < 3 s
Forças G em travagem: 2 G máx.
Forças G em curva: 2.5 G máx.

 
Provas - Campeonato Nacional de Velocidade (Sport-protótipos)

O Racing Weekend é um conceito criado pela Full Eventos em 2010, ao qual se junta agora a ProMotorsport, para a promoção e divulgação dos fins-de-semana de Jornadas de Automobilismo dos vários Campeonatos de Portugal da modalidade, onde o Campeonato Nacional de Velocidade (CNV) assume o papel de destaque. Fins-de-semana estes cheios de grande emoção e competitividade, com uma mistura de circuitos citadinos, circuitos fechados, e com a novidade das rampas.
 
O número total de provas que integram o CNV de 2015 é de 12 (doze) corridas, que se desenrolam nas seguintes jornadas duplas:

- 18 a 19 Abril - Braga Racing Weekend
- 09 a 10 Maio - Portimão Racing Weekend
- 30 a 31 Maio - Aragon Racing Weekend (Espanha)
- 11 a 12 Julho - Vila Real Racing Weekend (WTCC- World Touring Car Championship)
- 05 a 06 Setembro - Algarve Racing Weekend
- 07 a 08 Novembro - Estoril Racing Weekend
 

Em cada corrida de 50 minutos de duração, as equipas terão que fazer uma paragem obrigatória nas boxes para troca de pilotos.
 
Englobados no Campeonato de Nacional de Velocidade 2015, serão disputados os seguintes Campeonatos:

- Campeonato de Nacional de Velocidade (Absoluto)
- Campeonato Nacional de GT (Absoluto, GT3, GTR, GTC, GTS)
- Campeonato Nacional de Turismos (Absoluto, TC1, TC2, TC3, TC4, TC5, TCR)
- Campeonato Nacional de Sport-Protótipos (Absoluto, CN, C3, CD)
 

Para além destes, o programa engloba várias outras categorias, como o Campeonato Nacional de Clássicos, Legends Classic Cup e Desafio Único FEUP.

O terceiro posto foi, apesar de tudo, um bom resultado. "Durante todo o fim-de-semana sentimos alguns problemas de set-up. No piso seco, a direito, o carro tinha uma vibração estranha. Vamos ter que rever a nossa suspensão, para a próxima prova.” remata o homem forte da Speedy Motorsport.

 


publicado por dinis às 21:32
link do post | favorito
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10

15
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Parabéns Sir Stirling Mos...

. Parabéns Sir Stirling Mos...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. 120º Encontro de Clássico...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Mário Gonçalves na sua pa...

. Caramulo Motorfestival 20...

. NSU de Sanz de Madrid em ...

. 120º Encontro de Clássico...

. 120º Encontro de Clássico...

. 60 Anos de Mini...

. Ferdinand Piëch 1937-2019

. Suzuka 10 Hours

. Das festas de Viana do Ca...

. Vila Real nas revistas me...

. “NÃO GOSTO DE VILA REAL… ...

. Americancars Algarve 2019...

. Americancars Algarve 2019

. De Vila Real a Vila Real ...

. 119º Encontro de Clássico...

. Américo Nunes, 1972, Vila...

. FIA WEC 2019/2010

. Santos Peras 1941-2019

. The provisional calendar ...

. 24 Hours of Spa

. 10º Passeio 2 rodas cláss...

. 118º Encontro de Clássico...

. PAM Porto, Julho de 2019

. III Concentração Motards ...

. Open de Velocidade TCR Ib...

. Vila Real na imprensa...

. Campeonatos de Portugal d...

. Kia Picanto GT Cup Qualif...

. Kia Picanto GT Cup Qualif...

. Campeonato de Portugal de...

. Open de Velocidade TCR Ib...

. 118º Encontro de Clássico...

. Open de Velocidade TCR Ib...

. Kia Picanto GT Cup Free P...

. Vila Real Kia Picanto GT ...

. Campeonatos de Portugal d...

. Campeonato de Portugal de...

. Open de Portugal + TCR Ib...

. Emilio Romano 2º Classifi...

. Sessão de Autógrafos

.arquivos

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS