Lancia Stratos - Um olhar sobre as minhas miniaturas
A prenda de Natal da minha Mãe, em 1976.
Lancia Stratos HF vencedor do Tour Auto em 1973, com Sandro Munari /Mario Mannucci.
Modelo real
Em 1973, a maioria dos clientes da Lancia ainda corriam com o Fulvia e os carros da fábrica entregues ao Jolly Club, Grifone e Tre Gazzelle .
Os novos adversários eram carros como o Alpine-Renault A110 e os Porsche 911, era necessário que a Ferrari, cedesse o motor transversal 2.9 V8 que usava no 308, para o seu carro de ralis.
Cesare Fiorio a liderar a Lancia na competição, desde que fundou a HF Squadra Corse estava empenhado mas a construção dos carros também estava a ser demorado alem da Ferrari não conseguir produzir tantos motores para o Stratos e para o Ferrari Dino
O carro, com o motor Ferrari, conseguia ir dos 0 aos 100 km/h em menos de 7 segundos e tinha uma velocidade máxima de cerca de 230 km/h, que no início dos anos 70 era algo de supersónico. O Stratos foi produzido de 1973 até julho de 1974 depois de todas as 500 unidades terem sido feitas,
A primeira prova foi o Tour de Corse em 1972, onde o Stratos de grupo 4 com Sandro Munari ao volante e Mario Mannucci, e a equipe liderada por Gian Paolo Dallara abandonaram. Em Espanha, na Costa del Sol, e no Lyon-Charbonnières, a suspensão traseira não resistiu pela potência gerada pelo motor da Ferrari.
Resolvido o problema, a prova do Campeonato Europeu em Espanha, o Rally Firestone a 8 de Abril de 1973, o Lancia Stratos consegue a sua primeira vitória. A 15 de Maio termina em 2º na Targa Florio e a 23 de Setembro o Stratos vence o Tour de France Auto - a sua primeira grande vitória.
Para correr no Grupo 5, eram necessários 500 exemplares para ser homologado mas a fábrica de Chivasso somente em Outubro começou com a produção do Stratos. Mas isso não foi suficiente e, um ano mais tarde, quando a FIA foi inspecionar os alegados 500 exemplares do carro para proceder à sua homologação, viu que a maioria eram somente carroçarias.
À letra do regulamento da FIA, a “intenção de competir”, foi a defesa de Cesare Fiorio, ao estarem de acordo com as suas intenções de colocar em competição todos aqueles esqueletos de Stratos e muito dificilmente poderem ser usadas outro tipo qualquer de carro!.
O certo é que ele foi homologado.
Modificação na miniatura
Pintado de branco o que faltava e colocado os decalque de acordo com as instruções da caixa.
Miniatura
Levanta os faróis.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido
Série
Referencia nº 27 10 1974
Material – zamac
Material da placa de base – metal
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País -
Anos de fabrico 1974 a
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