Lancia D 24 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Lancia D 24, Mil Milhas de 1954.1º. Classificado, com Ascari.
Na falha podia ler-se:
“No início dos anos cinquenta a Lancia começou a interessar-se de novo e directamente na competição automóvel, especialmente depois dum Aurélia V-6 ter ganho a Touring cars de 2 litros nas 1000 milhas de 1950
(…) A primeira grande vitória deste modelo foi no Circuito Internacional de Lisboa de 1953, onde Bonetto ganhou de maneira convincente, deixando o Jaguar de Moss a uma volta. (…)”
Mas a miniatura escolhida foi a das Mil milhas.
Modelo real
Na noite do dia 1º de Maio às 21h01, o Iso Isetta de Domenico Stragliotto e Adolfo Montorio partiram de Brescia enquanto os carros mais rápidos só partiriam na manhã do dia seguinte, com as condições meteorológicas estavam nebulosas misturadas com pouca chuva e finalmente ao fim de nove horas e meia, todos os carros iam para Roma.
A Lancia liderança começou com o Lancia D24 de Taruffi com uma média de 108,9 mph e em Ravenna, com uma vantagem de 90 segundos, sobre Ascari e Castellotti.
Na corrida para Roma, o Lancia de Castellotti apresentava problemas de distribuição e foi forçado a abndonar, o mesmo acontece ao Lancia de Taruffi e Ascari assume a liderança.
A cominho de Brescia, o Lancia de Ascari sofreu uma falha na mola de retorno do acelerador, temporariamente substituído por um elástico mas, outros problemas afetaram o Lancia e Ascari é obrigado a abandonar na chegada a Florença.
Em Bolonha, os melhores carros da Scuderia Ferrari estavam de fora, e por isso o caminho estava livre para Ascari.
A vitória à geral foi de Alberto Ascari, com o Lancia D24. A demorar 11h 26:10m., á média de 72,80 mph. 33:51mins, seguido do Ferrari 500 Mondial de Vittorio Marzotto, o 3º foi o Maserati de Musso. Ferrari quarto lugar, pilotada por Biondetti, no que seria sua última Mille Miglia ele foi levantado exausto do carro no final.
Modificação na miniatura
É um kit de resina que depois de rebarbado e lixado foi limpo com diluente, antes de ser pintado.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de resina de acordo com as originais.
Fabricante Modelos 3J
Série Normal
Referencia nº 18 preço 500$00
Material – bloco de resina e elementos de metal
Apresentado em caixa de cartão.
País – Portugal
Anos de fabrico a
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