Sábado, 28 de Janeiro de 2023

Lancia Beta Montecarlo Turbo Dallara - Um olhar sobre as minhas miniaturas

Lancia Beta Montecarlo Turbo Dallara - Um olhar sobre as minhas miniaturas

785ª – Lancia Beta Turbo Heller

Lancia Beta Montecarlo Turbo #1005 (Dallara) - Lancia L4 4v DOHC Jolly Club N 68 24H Le Mans 1981 M.Finotto - G.Pianta - G.Schon

Modelo real

O ex-designer da Lamborghini Gianpaolo Dallara que construiu o Grupo 5 Stratos vencedor do Giro d'Italia de 1976, e a Dallara Automobili foi encarregada de construir os Montecarlo. A Carrozzeria Pininfarina desenvolveu o chassi e a carroceria, com os regulamentos de silhueta, o Grupo 5 permitiu grandes modificações na carroceria,

A nova carroceria da Pininfarina elaborada segundo os regulamentos para os silhueta, ou Grupo 5 era baseada no Beta Montecarlo Coupé, apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 1975, foi projetada para aumentar a força descendente, apresentava um spoiler frontal, os guarda-lamas das rodas alongados e uma grande asa na parte traseira. Apenas a seção central se manteve-se semelhança com o modelo de produção, O aumento em comprimento e largura, fez com que o carro de corrida pesasse 300 kg a menos que o carro de estrada. O desenvolvimento do motor foi realizado por Gianni Tonto na Abarth, onde a potência máxima foi aumentada inicialmente para 370 cv a 8.800 rpm por meio de um turbocompressor KKK.

Apresentado à imprensa em Dezembro de 1978, começou a ser testado em Fevereiro de 1979 e correu a primeira vez nas 6 Horas de Silverstone em 6 de Maio, pilotado Ricardo Patrese e pelo ex-campeão europeu de Rally Walter Rohrl, equipado com um motor turbo de 1425 cc, mostrando ser rápido na qualificação, mas abandonando a corrida após apenas quatro voltas mas a equipe conseguiu acumular pontos suficientes para levar o título da Divisão 2 na temporada de estreia.

Os regulamentos do Grupo 5 para 1980 foram modificados para permitir que os carros menores enfrentassem os poderosos Porsche 935. As divisões permitiam que os pontos conquistados em cada classe agora contavam igualmente para o Campeonato Mundial de Marcas. Uma vitória na Divisão 2 contava tanto quanto uma vitória acima de 2,0 litros. Isso significava que a Lancia poderia enfrentar a Porsche.

Uma versão remodelada do Beta surgiu em 1980, onde apresentava rodas traseiras de dezanove polegadas mais largas e muito maiores e um motor aprimorado que agora tinha 440 hp. Os dois carros oficiais foram finalizados em vermelho ou azul, ambos com chamas brancas. Um terceiro carro com apoio de fábrica pelo Jolly Club para Carlo Facetti e Martino Finotto em verde, prata e vermelho.

Para Le Mans foram inscritos quatro carros, Lancia Beta Montecarlo Turbo mas só se classificaram dois

O Lancia Beta Montecarlo Turbo #1005 (Dallara) - Lancia L4 4v DOHC 1425 cc KKK Gr.5 do Jolly Club pilotado por Martino Finotto /Giorgio Schön /Giorgio Pianta patrocinados pelo Cs Computer Systems foi 53º nos treinos com 4:09.010 terminaram nº 14º lugar na única vez Pianta disputou as 24h de Le Mans

Mas em 8º temos o nº65 de Michele Alboreto Eddie Cheever. Enquanto o nº66               Riccardo Patrese Alemanha Hans Heyer Itália Piercarlo Ghinzani abandonou o mesmo acontecendo ao 67 Beppe Gabbiani Emanuele Pirro, por acidente.

As 24 Horas de Le Mans, não foram favoráveis à Lancia mas, as vitórias em Brands Hatch e Mugello trouxeram ao Lancia Montecarlo a vitória geral no Campeonato Mundial de Marcas.

IMG_20221220_140412.jpg

IMG_20221220_140430.jpg

IMG_20221220_140437.jpg

IMG_20221220_140357.jpg

Miniatura

Interior detalhado

Sem suspensão.

As rodas são de plástico de acordo com as originais.

Fabricante Heller

Série Kit

Referencia nº preço

Material – zamac

Material da placa de base – plástico

A base está colada à carroçaria

Apresentado em caixa de cartão o.

País - França

Anos de fabrico  a

 


publicado por dinis às 15:30
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

13
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. O Rally de Portugal 2024 ...

. Wartburg A 311 coupé 1958...

. Rally de Portugal 2024 cl...

. Maserati 250F – 1957 F1- ...

. O Rally de Portugal 2024 ...

. Renault RE 20/23 René Arn...

. Cooper T 51 F1- Um olhar ...

. Tyrrell P34 1976 - Um olh...

. 175º Encontro de Clássico...

. Mc Laren F1 GTR - Um olha...

. Vanwall VW57 F1- Um olhar...

. Lotus 78 F1- Um olhar sob...

. Alfa Romeo 158 F1- Um olh...

. Mc Laren Mercedes F1- Um ...

. Mercedes-Benz W196 sport ...

. Delahaye 135 M Spider  Bu...

. Mercedes F1 com carroçari...

. Porsche 356 - Um olhar so...

. Mc Laren Mercedes F1- Um ...

. Bugatti 57C coupé longo -...

. III Especial Sprint de Vi...

. 500 Milhas ACP Clássicos ...

. Triumph Spitfire - Um olh...

. Vila Real Gathering Super...

. III Especial Sprint de Vi...

. 500 Milhas ACP Clássicos ...

. A última vitoria da Ligie...

. Vila Real Gathering Super...

. III Especial Sprint de Vi...

. 500 Milhas ACP Clássicos ...

. III Especial Sprint de Vi...

. 500 Milhas ACP Clássicos ...

. Vila Real Gathering Super...

. Circuito Internacional de...

. III Especial Sprint de Vi...

. 500 Milhas ACP Clássicos ...

. Branco no início e vermel...

. Minardi Ford M195B - Um o...

. Tyrrell Yamaha 024 - Um o...

. Williams Renault FW17 - U...

. Ferrari 412 T2 1995 - Um ...

. 174º Encontro de Clássico...

. Alfa Romeo 155 V6 TI DTM ...

. Mercedes Benz AMG C 180 D...

. Renault 5 Maxi Turbo - Um...

. BMW 502 Coupé - Um olhar ...

. Porsche 911 GT2 Irmãos Br...

. Mercedes-Benz 190E 2.5-16...

. 174º Encontro de Clássico...

. Bugatti Preto - Um olhar ...

.arquivos

. Maio 2024

. Abril 2024

. Março 2024

. Fevereiro 2024

. Janeiro 2024

. Dezembro 2023

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Setembro 2023

. Agosto 2023

. Julho 2023

. Junho 2023

. Maio 2023

. Abril 2023

. Março 2023

. Fevereiro 2023

. Janeiro 2023

. Dezembro 2022

. Novembro 2022

. Outubro 2022

. Setembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Abril 2022

. Março 2022

. Fevereiro 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Setembro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub