Campeonato Nacional de Velocidade 2015
Jornada algarvia azarada não retira liderança a Rafael Lobato/Pedro Salvador
Pedro Salvador e Rafael Lobato, em Norma M20FC, iniciaram a quarta ronda do Campeonato Nacional de Velocidade confirmando o favoritismo que lhes era atribuído para o Circuito do Algarve.
Foram os mais rápidos nos treinos livres, tendo realizado a melhor volta em 1m43,177s o que deu uma primeira indicação das reais capacidades dos homens da Speedy Motorsport.
Pedro Salvador foi o primeiro a sair para a pista na sessão de qualificação e fechou com a marca de 1m 43,057s, a melhor da sessão, com uma vantagem de cerca de 7 décimas sobre os principais adversários e dessa forma garantiu a “pole-position” para a corrida de Sábado.
Rafael Lobato tomou o volante do Norma para a segunda parte da sessão de qualificação, que garante a grelha de partida da corrida de Domingo. Foi uma sessão disputada à centésima, em que Lobato começou na frente, baixou para segundo e já quase com a bandeirada xadrez à vista fez a melhor volta em 1m 43,176s, batendo a concorrência por 0,043s!
No sábado, um problema eléctrico impediu Pedro Salvador e Rafael Lobato de lutarem pela vitória na primeira corrida do fim-de-semana. Pedro Salvador estava a lutar pela liderança, quando um súbito problema de motor o fez perder as hipóteses de lutar pela vitória.
“Senti o motor falhar e imediatamente segui para a box. Constatamos ser um problema eléctrico, substituímos alguns elementos, mas mesmo assim o motor não ficou bom. O Rafael (Lobato) ainda regressou à pista, mas já tínhamos perdido muito tempo.”
Mesmo com o tempo perdido, a dupla da Speeedy Motorsport ainda chegou até ao terceiro posto na categoria e Rafael Lobato mantinha o espírito competitivo em alta. “Amanhã estamos de novo na pista e esperamos estar na luta pela primeira posição. Vou fazer tudo para contribuir para a vitória da equipa” rematou o piloto.
Na corrida de Domingo coube ao piloto de Vila Real fazer a partida, que descreve na primeira pessoa: “fiz o arranque, consegui aguentar as primeiras curvas, mas depois o Francisco surpreendeu-me na travagem para o gancho. A partir daí e até ao fim do turno dei o meu máximo, tentei ir sempre atrás dele. As nossas diferenças entre voltas eram mínimas, nós praticamente andamos a fazer os mesmos tempos durante todo o turno, com um segundo de diferença entre os carros.”
Depois aconteceu a troca de pilotos e foi aí que algo não correu bem: “no regresso à pista tivemos um pequeno azar e, para cumprirmos o tempo mínimo regulamentar, tivemos de voltar a parar no fim das boxes para cumprir esse mesmo tempo. Ora, isto não é permitido pelo regulamento e fomos penalizados com uma passagem suplementar pelas boxes.”
Esta penalização retirou todas as possibilidades de vitória à dupla. Pedro Salvador estava claramente mais rápido na fase final da prova: “eu estava mais rápido na fase final da corrida e estava-me a aproximar da primeira posição. Recebi a ordem do “drive-through” e tive que ir às boxes. Realço que a forma como a troca de pilotos foi feita, em nada beneficiou a equipa, pois cumprimos integralmente e até superamos o tempo mínimo de paragem. Mas pronto, regras são regras…” rematou Pedro Salvador.
Feitas as contas a mais este pódio de Domingo, a dupla Pedro Salvador e Rafael Lobato mantem a liderança no Campeonato, partindo para a última jornada com 10 pontos de vantagem para os mais directos adversários. Será então, a 7 e 8 de Novembro, que o título de Campeão Nacional de Velocidade – Sport Protótipos se decidirá no Estoril Racing Weekend com uma corrida de 120 minutos.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Renault Laguna Spyder Con...
. Maserati 300S LM 1955 Per...
. Peugeot 106 XSi - Um olha...
. Renault 4 L - Um olhar so...
. Wolseley Hornet - Um olha...
. Ferrari 375 Plus - Um olh...
. Bugatti Atlantic 57 SC - ...
. Dino Ferrari - Um olhar s...
. Joaquim Coelho da Rocha S...
. Ferrari 750 Monza - Um ol...
. 173º Encontro de Clássico...
. BMW V12 LMR - Um olhar so...
. Ford Sierra RS Cosworth 4...
. Chrysler Town & Country 1...
. Ferrari 166 MM spyder str...
. Mercedes Benz CLK GTR - U...
. Fiat Bravo - Um olhar sob...
. Citroen 2CV /Bimoteur - U...
. Mercedes Benz 220 SE - Um...
. Leonel Moreira Meireles M...
. Opel Omega 3000 24v Evo 5...
. Bugatti EB 110 - Um olhar...
. Renault Dauphine 1093 - U...
. 173º Encontro de Clássico...
. Messerschmitt Tiger - Um ...
. Ferrari 166 MM Coupé 195 ...
. BMW M3 DTM - Um olhar sob...
. Porsche 935 K3 - Um olhar...
. Last Race of Keke Rosberg...
. Mini Cooper S - Um olhar ...
. Morris Cooper S - Um olha...
. 172º Encontro de Clássico...
. Sauber Mercedes C9 - Um o...
. BMW 320 Gr 5 - Um olhar s...
. Karmann Ghia conversível ...
. Ferrari 330P4 Spyder - Um...
. Ford V8 1935 - Um olhar s...
. Chevrolet Impala Daytona ...
. 53° Circuito Internaciona...
. Chevrolet Corvette- Um ol...
. 172º Encontro de Clássico...
. Messerschmitt KR 200 - Um...
. Chevrolet Lumina ou Buick...