Jaguar SS 100 1937 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Sem munca ter visto nenhum SS Jaguar, o da Solido pareceu-me muito mais real que o da Matchbox
A miniatura é de numa época em que se dizia que era verde…tal como a primeira réplica da Solido,
Modelo real
Jaguar SS 100 1938 Casimiro de Oliveira #26 Vila Real 1937
Casimiro de Oliveira já tinha participado em !7 de Junho de 1934 ao volante de um Standard com a carroçaria Swallow mas não foi alem do 6º lugar.
Em 1937 as corridas realizaram-se também em dois fins-de-semana seguidos. A prova de Sport é no primeiro no fim de semana de 20 de Junho contou com a presença do Príncipe Max Zu Schaumburg-Lipe em Adler , a estreia do SS Jaguar SS e da estrela nacional, o Edford de Eduardo Ferreirinha.
Na volta inicial Eduardo Ferreirinha passa em primeiro seguido de Alfredo Rego , Casimiro de Oliveira , Adolfo Ferreirinha, Schaumburg, Soares Mendes, Mário Teixeira, Fernando Palhinhas e Oliveira Monteiro.
Na 8ºa volta Ferreirinha vai a box para resolver o problema com a caixa de velocidades e Casimiro de Oliveira sobe ao primeiro lugar.
O Príncipe de Lipe passa para a frente e o Edford faz a melhor volta á media de 96,644 e na 19º volta a bater o record á media de 98,181.
O Príncipe vai a box para reabastecer e o Jaguar fica em primeiro e triunfa no que foi reconhecido pela marca como a sua primeira vitória internacional num circuito.
O SS100 foi um carro desportivo britânico de 2 lugares construído entre 1936 e 1940 pela SS Cars Ltd de Coventry, Inglaterra.
O chassis com uma distância entre eixos 2,640 m baseado no sedam de 2,5 litros, visto pela primeira vez no SS 90 de 1935, separado com longarinas de secção e travessas em X ao contro, com carroçaria em alumínio.
O motor foi um desenvolvimento do Standard de 2,5 litros convertida de válvula lateral para válvula á cabeça com uma nova cabeça de cilindro projetada por William Heynes e Harry Weslake.
Motor de 6 cilindros cilindrada 2663cm3 onde a potência foi aumentada de 104 cv ás 430rpm Os carburadores dois carburadores SU foram aparafusados diretamente na cabeça do cilindro. Transmissão as rodas traseira com caixa de quatro velocidades em que a primeira não sincronizada, marchas atras e tavões de tambor nas 4 rodas.
O carro completo pesava 1170 kg.
Em 1937 o carro de 2½ litros custava £395
Modificação na miniatura
Pintado o nº à mão.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido
Série
Referencia nº40002 – 03/81 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão, o Kit e o normal em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País - França
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Ford Fordor Sedan 1947 - ...
. Citroen GS Birotor - Um o...
. Derbi 125 GP 1988 - Um ol...
. 184º Encontro de Clássico...
. Bugatti T 57 C 1939 Vence...
. Lancia Super Delta HF Int...
. Porsche Speedster 1988 - ...
. Renault Colorale Tamanras...
. Jeep Willys - Um olhar so...
. Suzuki GSX 750 2001 Pierf...
. 184º Encontro de Clássico...
. Subaru Impreza 2001WRC - ...
. Porsche 912 - Um olhar so...
. Citroen DS19 1958 - Um ol...
. Yamaha R7 2000 Noriyuki H...
. Peugeot 206 WRC - Um olha...
. 183º Encontro de Clássico...
. Porsche 928 S4 Coupé - Um...
. Peugeot 404 Buenos Aires ...
. Honda NSR 250 1991 - Um o...
. Citroen Xsara WRC - Um ol...
. Porsche 911 Carrera Targa...
. Jaguar XJ 12 - Um olhar s...
. Freddie Spenser Honda NS ...
. Lancia Delta Integrale - ...
. Porsche nº 1 - Um olhar s...
. Fiat 1400 Roma 1955 - Um ...
. Yamaha R7 vencedora do Bo...
. 183º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera cabri...
. Renault Super Goélette SG...
. Honda VTR 1000 SP-1 2000 ...
. Cooper Climax T51 Jack Br...
. 183º Encontro de Clássico...
. Seat 1500 Barcelona 1970 ...
. Ford Mustang 1964 - Um ol...
. Ducati 996 R - Um olhar s...
. Porsche GTI 1998 - Um olh...
. Porsche 911 Turbo 1986 - ...