Jaguar E mais leve - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1050ª – Jaguar Type E Spyder Hard Top Box
Jaguar E Lightweight E-Type Competition Roadster 1963
Modelo real
A Jaguar construiu o Lightweight E-Type Competition Roadster numa pequena série de 18 exemplares, mas somente 12 carros foram construídos, os chamados “leves”, derivados do E-Type. Os Lightweight nasceram como conversíveis com capota rígida fixa e mantiveram a estrutura monocoque de aço do E-Type, coberta, porém por uma carroceria feita de painéis de alumínio rebitados e colados, com as cavas das rodas alargadas para acomodar pneus de corrida e com enchimento do tanque boné, bem visível, típico dos carros de corrida da época. O motor, 3,8 litros de 6 cilindros em linha, também foi alvo de modificações como adaptá-lo para uso em competição, elevando-o para mais de 300 cv de potência e em alguns exemplares foi instalado o sistema de injeção Lucas, em vez de carburadores. Para tornar o carro ainda mais leve, o motor foi equipado com um bloco de alumínio em vez de ferro fundido. O resultado foi uma redução global de mais de 220 kg em comparação com a versão de estrada. Os carros “leves” tornaram-se muito competitivos especialmente nas corridas de GT na Inglaterra nas mãos de pilotos particulares.
A primeira prova foi em 12.5.1962 em Silverstone International na prova de GT o Nº 39 #S850006 Graham Hill foi 3º e a primeira vitoria foi com Graham Hill em 30.3.1963 e no Lombank Trophy Snetterton Nº 52 #S850006
Já no seculo XXI, seis novos Jaguar E-Type leves, todos em alumínio, construídos à mão e vendidos pela Jaguar Heritage com o protótipo Car Zero a estrear-se no salão de carros clássicos de Pebble Beach, na Califórnia, em Agosto de 2014, mas não terá um dos seis números de chassis leves. No entanto, permanece idêntico, até o último detalhe, a aparência dos E-Types renascidos. Os clássicos renascidos serão montados na casa original do E-Type, a fábrica da Jaguar em Browns Lane, em Coventry.
Pouco depois, e actualmete, a Eagle precisa apenas de um E-Type original como ponto de partida, Incluindo o carro doador, são nada menos que 695 mil libras esterlinas, O pequeno fabricante apresentou a sua mais nova criação: o Spyder G processo de transformação do antigo Jaguar Série 1 E-Type envolve a remoção de todos os seus painéis do roadster, e aplica uma série de atualizações que são inspiradas no original Lightweight e projetado para tornar o E-Type um carro de estrada melhor e mais rápido O carro esportivo baseado no Jaguar E-Type afirma ser o resultado de incríveis 8.000 horas de trabalho e terá um preço de um milhão de dólares actualmente.
A colocação da capota obrigou a quatro sessões fotográficas
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Box
Série
Referencia nº 8463 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – Itália
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Volkswagen Táxis do Mundo...
. Fiat 500 - Um olhar sobre...
. 182º Encontro de Clássico...
. Ceia do 1º de Dezembro 20...
. Derbi 125 Twin 1971 Angel...
. Austin FX4- Londres 1965 ...
. 181º Encontro de Clássico...
. Triumph Spitfire 1962 - U...
. Honda RSR 125 - Um olhar ...
. Peugeot 206 WRC 2000 - Um...
. Alpine Renault Berlinette...
. Yamaha YZR M1Max Biaggi 2...
. Lancia Stratos 1977 Rally...
. 181º Encontro de Clássico...
. Mercedes-Benz 180D Táxi L...
. Ducati 998R 2002 Pierfran...
. Yamaha TZ 250 1984 Cristi...
. 181º Encontro de Clássico...
. Renault Dauphini - Um olh...
. Gilera 125 2001 Manuel Po...
. Pedro Lamy Chrysler Viper...
. Honda NSR 500 1987 Wayne ...
. Circuito Internacional de...
. Porsche 962 Racing 1986 -...
. Renault 4 CV - Um olhar s...
. Honda NSR 500 1999 Alex C...
. Série 100 Anos de Desport...
. Wartburg A 311 coupé 1958...
. Ferrari F1 – 2000 - Um ol...
. Kenny Roberts Yamaha YZR ...
. Williams FW07B F1- Um olh...
. Yamaha Tech3 - Um olhar s...
. Jean Alesi Tyrrel 019 199...
. Lamborghini Diablo - Um o...
. Loris Capirossi - Um olha...
. Renault 8 Gordini - Um ol...
. Keke Roseberg Williams FW...